3º Fórum InfraFM Indústrias
 

SaúdeX cria protocolos simples para retorno ao trabalho

[Vitrine Facilities] Soluções customizadas podem atender todos os tipos de negócio

​Em março, quando o período mais restritivo da pandemia do novo coronavírus teve início, muitas pessoas se perguntavam: como será a volta ao trabalho presencial? Essa pergunta ainda não tem uma única resposta correta, mas estamos cada vez mais próximos de um novo normal e, com isso, a preocupação do retorno às atividades se torna cada vez mais presente. O coronavírus continua por aqui e teremos que aprender a conviver com ele no futuro. A abertura do comércio e empresas já faz parte das medidas adotadas pelos governadores e prefeitos. Para as empresas, o desafio é manter a continuidade dos negócios, ao mesmo tempo que garante a segurança de sua equipe e clientes. Por isso, criar protocolos rígidos de segurança é parte fundamental desse retorno.

Além das medidas impostas pelas normas regulamentadoras, que tornaram obrigatórias uma série de medidas de prevenção, mitigação e controle da Covid-19, as empresas deverão ter seus processos minunciosamente pensados para que a prevenção seja efetiva na sua realidade. E mostrar assertividade, sabendo transmitir informações, engajando os trabalhadores nas medidas de prevenção para que se sintam seguros e confiantes na volta ao seu dia a dia.

Co-fundadora da Lynx, empresa que desde 1996 auxilia empresas a desenvolverem projetos com impacto positivo exponencial, a Dra. Bettina Grajcer desenvolveu um plano de resposta à COVID-19, com ações planejadas para proteger os funcionários e a empresa. Nasce, assim, o SaúdeX, uma plataforma com base médica científica que prepara empresas e equipes para operarem com segurança, com procedimentos para identificação precoce de casos da doença, rastreamento de contatos e prevenção.

Para a Dra. Bettina Grajcer, fundadora do SaúdeX, o mais importante, neste momento de retomada, é a organização. "O fundamento do nosso trabalho está na base médica e científica. Nós não inventamos ou supomos soluções. Todos os procedimentos foram pensados à exaustão, de maneira que gestores de empresas se preocupem com a parte prática do retorno de seus funcionários", afirma. "Nosso trabalho é ficar com a parte mais complicada, garantindo que todos voltem às suas funções de maneira segura. Mais do que nunca estamos conscientes do papel e da responsabilidade de cada um de nós, pessoas físicas e empresas e, por isso, desenvolvemos uma solução rápida, simples e, principalmente, acessível", completa.

O SaúdeX é dividido em três frentes de atuação:

Protocolos - Nesta frente, o SaúdeX cuida da criação de procedimentos para prevenção, identificação precoce de infectados e proteção eficaz dos funcionários. São protocolos que se adaptam às necessidades de cada empresa e englobam a criação de matriz para classificação de risco e organização de calendário para retorno ao trabalho dos funcionários, treinamento do time, mobilização dos colaboradores, elaboração de cartilha com medidas de higiene e prevenção e desenvolvimento de política e procedimentos para monitoramento, testagem e isolamento de suspeitos.

Monitoramento - Para evitar o contágio, é preciso evitar o contato. O SaúdeX desenvolveu uma ferramenta exclusiva que permite identificar precocemente quem está infectado e mapear os seus pontos de contato. Na plataforma, totalmente online, há um chatbot que estabelece uma conversa fácil e rápida com os funcionários e traz perguntas que eles devem responder todos os dias antes de sair de casa. Desta maneira, a empresa pode monitorar sintomas e informações de saúde. Com isso, é possível identificar rapidamente os possíveis riscos e conectar imediatamente os protocolos e medidas para cada caso - partindo de testagem e passando por outras recomendações. Com um Dashboard customizado, o gestor tem acesso aos dados em tempo real, possibilitando uma rápida atuação.

Testagem - Testar é uma forma de proteger colaboradores e o negócio. Identificar rapidamente os infectados e seus contatos, testando todos, garante a manutenção da operação com segurança e evita afastamentos desnecessários. O SaúdeX conta com uma rede nacional de parceiros que permite oferecer o tipo de teste mais adequado para cada empresa. Numa operação in company, a empresa oferece opções inovadoras que possibilitam a redução de custos para testagem em larga-escala.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP