Sorteios 11ª Expo
 

Rede Mater Dei de Saúde tem todos os Hospitais certificados pela JCI

Hospitais Santo Agostinho e Betim-Contagem conquistaram acreditação

A Rede Mater Dei de Saúde tem orgulho de compartilhar a conquista da Acreditação Joint Commission International (JCI) pelos Hospitais Santo Agostinho e Betim-Contagem. As Unidades se juntam ao Mater Dei Contorno, que já possuía a Certificação. Dessa forma, toda a Rede Mater Dei conta uma das certificações internacionais de qualidade em saúde mais respeitadas no mundo. Esta conquista é o reflexo do nosso compromisso com colaboradores, corpo clínico, operadoras de saúde e clientes que confiam em nossos serviços e com toda a comunidade mineira.

Desde 2004, o Mater Dei busca Acreditações em Serviço de Saúde sempre obtendo o selo de excelência nestas Instituições de referência nacional e internacional.  Ter uma certificação de qualidade significa para a organização, as operadoras de saúde, o corpo clínico e os clientes a segurança de que nas unidades hospitalares os processos são auditados e validados por entidade independente. Por isso, temos a certeza, mais do que nunca, de que toda Instituição de Saúde deve ter a sua operação pautada por protocolos assistenciais comparáveis às melhores práticas mundiais.

Por isso, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a Rede Mater Dei de Saúde manteve o planejamento e recebeu os auditores da JCI, de 31/08 a 12/09/20, nas Unidades Santo Agostinho e Betim-Contagem. A auditoria foi realizada de forma presencial pela equipe da JCI, seguindo todos os protocolos de segurança implementados na Rede. Escolhemos essa certificação porque, com foco na segurança do cuidado e no ambiente, a JCI avalia desde a entrada do paciente no Hospital, passando pelo atendimento até a alta, comparando a conformidade das práticas com os padrões do Manual da Certificação.

O Presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, destaca como é ter todas as Unidades com esse selo de qualidade, especialmente neste ano em que a Rede comemora 40 anos. "Alcançar uma acreditação como a JCI, que avalia os melhores Hospitais do mundo, e ter a aprovação dos nossos processos assistenciais é motivo de muita satisfação e orgulho para nós. Ver a Rede inteira com essa certificação reforça o nosso Compromisso com a Qualidade pela Vida, confirmando a nossa linha de atuação de ter sempre o paciente no centro do cuidado. Nos orgulhamos de continuar cada vez mais buscando inovar, e podendo proporcionar aos nossos pacientes mais segurança e a certeza de que estamos oferecendo atendimento em saúde com acolhimento e qualidade." afirma Henrique Salvador. Ele também destaca o papel da comunidade Mater Dei. "Reforçamos o grande diferencial da Rede que é o compromisso das pessoas que aqui atuam. Elas são as grandes responsáveis pelo atendimento diferenciado, humanizado e personalizado aos nossos clientes". 

A acreditação é válida por três anos, período em que os Hospitais são permanentemente monitorados pela JCI, até mesmo com visitas sem prévio agendamento quando necessário. A Rede Mater Dei de Saúde trabalha com todos os colaboradores das áreas assistencial, operacional e administrativa, e todo o corpo clínico em capacitações, auditorias internas, exercícios, simulações e contínuo monitoramento.

A avaliação de conformidade dos Hospitais foi realizada considerando os 1196 elementos de mensuração estruturados em 14 capítulos do Manual JCI 6ªedição: Metas Internacionais de Segurança do Paciente; Acesso a cuidados e continuidade dos cuidados; Direitos dos pacientes e familiares; Avaliação dos pacientes; Cuidados dos pacientes; Anestesia e Cuidados Cirúrgicos; Gerenciamento e uso de medicamentos; Educação de pacientes e familiares; Melhoria da qualidade e segurança do paciente; Prevenção e controle de infecções; Governança, liderança e direção; Gerenciamento e segurança da instalação; Educação e Qualificações profissionais e Gerenciamento de informações. O processo de avaliação incluiu entrevistas com profissionais e pacientes; observações in loco dos processos de assistência ao paciente; revisão de políticas, diretrizes de prática clínica; rastreadores de processos e de pacientes individuais bem como de ambiente.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP