PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DA EXPO INFRAFM - EDIÇÃO 2025
 

Grupo Schindler desenvolve padrão global para indústria de elevadores

Modelo de Simulação de Tráfego é adotado oficialmente pela ISO para cálculo de circulação de pessoas em edifícios de alta complexidade

A Schindler desempenhou um papel decisivo ao estabelecer o primeiro padrão moderno de planejamento e seleção de elevadores a ser adotado pela indústria do segmento no mundo inteiro. A metodologia baseada em simulações da Schindler e os critérios de design correspondentes agora são reconhecidos pela norma global ISO 8100-32: 2020.

A nova norma fornece orientação para avaliar corretamente os requisitos de transporte em um edifício e, usando o método mais apropriado, para selecionar a instalação de elevador mais adequada.

Lukas Finschi, Head Building Traffic Management da Schindler, destaca a relevância dessa contribuição. "Esta norma ISO ressalta o papel de liderança da Schindler no planejamento de tráfego. Estamos orgulhosos por viabilizar uma base comum que simplificará e trará mais segurança aos arquitetos e projetistas ao planejarem instalações de elevadores".

O novo padrão global foi saudado pelo presidente da ISO / TC 178, Gero Gschwendtner: "Este novo padrão demonstra o resultado do consenso dentro da ISO, um esforço global, onde 28 países participaram integrando seus comentários durante o intenso processo de desenvolvimento".

A nova norma e o mercado brasileiro

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) iniciou a discussão para a revisão da NBR 5665, que estabelece parâmetros para o cálculo de tráfego para os elevadores em edifícios. Como a maior parte das instituições normatizadoras no mundo, a ABNT tende a seguir as diretrizes estabelecidas pela ISO. No caso dos elevadores, arquitetos e projetistas poderão utilizar a metodologia de Simulação de Tráfego, que incorporou o modelo desenvolvido pela Schindler e que vem sendo utilizado globalmente para assessorar seus clientes, desde 2007, orientando o planejamento de transporte vertical e o cálculo da quantidade necessária de elevadores em edifícios de grande complexidade, como conjuntos comerciais, hotéis, ou edifícios residenciais.

Assim como a versão anterior da norma ISO, a NBR 5665 também foi concebida na década de 1980 e orientava o planejamento de tráfego dos elevadores para projeto dos edifícios, exclusivamente com base no conceito do Pico de Subida, ao considerar que a demanda por elevadores era maior somente em determinados horários do dia, como a manhã. Com o passar dos anos e o aumento das populações em prédios comerciais, percebeu-se um constante fluxo de pessoas ao longo de todo o dia, demandando assim uma nova maneira de gerenciar o tráfego dentro dos edifícios, evitando filas e congestionamentos nos elevadores.

O antigo modelo baseado no conceito de Pico de Subida ainda poderá ser utilizado nos projetos de edifícios residenciais ou aqueles de baixa complexidade, onde a demanda de tráfego é mais previsível. Entretanto, o Modelo de Simulação passa a ser a uma diretriz oficial da ISO 8100-32 2020 para o desenvolvimento de projetos mais complexos, como edifícios comerciais, de uso misto e hotéis.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP