Sorteios 11ª Expo
 

Semáforo solar móvel no Aeroporto de Congonhas

Equipamento visa evitar acidentes e oferecer maior segurança aos motoristas e pedestres nas áreas de obras do empreendimento

A pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), está em obras para a recuperação do pavimento asfáltico, o que exigiu o fechamento total da pista por 32 dias para aplicação de uma camada porosa de atrito (CPA). Esta tecnologia melhora a capacidade de drenagem, aumentando a aderência do pneu das aeronaves ao pavimento, reduzindo a possibilidade de aquaplanagem.

Com investimento de R$ 11,5 milhões, as obras começaram em 5 de agosto e devem estar concluídas no dia 5 de setembro. Neste período, apenas a pista auxiliar do Aeroporto está em operação. Para a execução dos serviços dentro do prazo estabelecido, foram alocadas equipes 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para evitar acidentes durante os pousos e decolagens e também entre veículos que levam cargas aos aviões estão sendo instalados sinalizadores que alertam onde há interdição de tráfego, indicando o caminho a seguir.

Para orientar o tráfego de veículos, a LedsAirports, empresa responsável pela instalação dos sinalizadores, está utilizando semáforo solar móvel, desenvolvido pela Damata Solar, empresa paulista que produz sinalizadores de balizamento nas áreas de segurança aérea, náutica e terrestre.

A tecnologia foi criada com o objetivo de oferecer maior segurança aos motoristas e pedestres em áreas onde há necessidade de redução de velocidade por motivo de fiscalizações, radares móveis, obras viárias, saída de caminhões e treminhões de estradas vicinais para vias expressas e para organizar entrada de veículos em estacionamentos de grandes espetáculos.

"Estivemos na Damata comprando sinalizadores e eles me mostraram um semáforo móvel alimentado por energia solar. Aluguei o equipamento para fazer o controle de fluxo de caminhões no aeroporto. Chegando ao aeroporto, em alguns minutos instalamos o semáforo solar, que foi logo aceito por todos", afirmou João Teixeira, proprietário da LedsAirports.

​Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP