PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Absorção líquida tem resultado negativo, exceto na Faria Lima

Taxa de vacância do mercado de escritórios de alto padrão de São Paulo sobe pela primeira vez em 4 anos


A cidade de São Paulo registrou aumento na taxa de vacância dos imóveis corporativos de alto padrão no segundo trimestre de 2020, conforme estudo First Look realizado pela JLL. Desde 2016, é a primeira vez que o índice registra crescimento, saindo de 16,9% no começo do ano e atingindo 17,3% durante a pandemia.

Segundo Paulo Casoni, Diretor de Transações da JLL, a queda na absorção líquida de mais de 13 mil m² sinaliza uma alteração importante no fluxo do mercado. "Antes da pandemia, tínhamos um cenário de volume ascendente de negócios. Agora, sentimos uma inversão nessa tendência", relata.

Casoni lembra que levando em conta a necessidade de distanciamento social de 1,5 metro e a demanda dos funcionários por voltar aos escritórios, as devoluções podem ser precipitadas. "A necessidade de espaço deve ser avaliada com cuidado, pois o distanciamento exigido pode impactar mais que a implementação do trabalho remoto, além do que muitas empresas possuem questões contratuais que podem tornar a devolução inviável economicamente. É preciso ressaltar que também existe o custo para que o escritório seja novamente mobilizado, ou seja, o que parece um saving neste momento, pode se tornar um custo mais adiante", detalha.

Apesar de algumas devoluções e da aderência das equipes ao home office, os escritórios continuam sendo importantes espaços de integração e colaboração entre os funcionários, conforme pesquisa global "O Futuro da Demanda Global por Escritórios", realizada pela JLL. 44% dos entrevistados declaram que sentem falta do contato social com os colegas de trabalho e 31%, da estrutura física do escritório. "Os escritórios não vão deixar de existir, continuarão evoluindo e reforçando o seu papel por serem imprescindíveis para promover colaboração, inovação, competitividade, trabalho em equipe e a conexão entre as pessoas", conta o executivo.

Faria Lima é exceção à queda

Apesar de a cidade de São Paulo apresentar queda na ocupação de 0,4 p.p. dos escritórios de alto padrão, a região da Faria Lima mantém bons resultados no segundo trimestre de 2020, de acordo com o First Look. A área nobre teve absorção líquida positiva de mais de 8 mil m² e apresenta somente 6,3% de taxa de vacância, enquanto as demais zonas mapeadas registraram devoluções de espaços.

Para Casoni, a Faria Lima continua se reafirmando como a região mais importante de São Paulo. "É um eixo importante, que continua atraindo locatários e não deve sofrer pressão por baixa de preços por enquanto, já que a demanda permanece consistente", explica.
 
Acesse o estudo First Look SP do 2º trimestre de 2020 aqui.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP