NEOWRK
 

Absorção líquida tem resultado negativo, exceto na Faria Lima

Taxa de vacância do mercado de escritórios de alto padrão de São Paulo sobe pela primeira vez em 4 anos


A cidade de São Paulo registrou aumento na taxa de vacância dos imóveis corporativos de alto padrão no segundo trimestre de 2020, conforme estudo First Look realizado pela JLL. Desde 2016, é a primeira vez que o índice registra crescimento, saindo de 16,9% no começo do ano e atingindo 17,3% durante a pandemia.

Segundo Paulo Casoni, Diretor de Transações da JLL, a queda na absorção líquida de mais de 13 mil m² sinaliza uma alteração importante no fluxo do mercado. "Antes da pandemia, tínhamos um cenário de volume ascendente de negócios. Agora, sentimos uma inversão nessa tendência", relata.

Casoni lembra que levando em conta a necessidade de distanciamento social de 1,5 metro e a demanda dos funcionários por voltar aos escritórios, as devoluções podem ser precipitadas. "A necessidade de espaço deve ser avaliada com cuidado, pois o distanciamento exigido pode impactar mais que a implementação do trabalho remoto, além do que muitas empresas possuem questões contratuais que podem tornar a devolução inviável economicamente. É preciso ressaltar que também existe o custo para que o escritório seja novamente mobilizado, ou seja, o que parece um saving neste momento, pode se tornar um custo mais adiante", detalha.

Apesar de algumas devoluções e da aderência das equipes ao home office, os escritórios continuam sendo importantes espaços de integração e colaboração entre os funcionários, conforme pesquisa global "O Futuro da Demanda Global por Escritórios", realizada pela JLL. 44% dos entrevistados declaram que sentem falta do contato social com os colegas de trabalho e 31%, da estrutura física do escritório. "Os escritórios não vão deixar de existir, continuarão evoluindo e reforçando o seu papel por serem imprescindíveis para promover colaboração, inovação, competitividade, trabalho em equipe e a conexão entre as pessoas", conta o executivo.

Faria Lima é exceção à queda

Apesar de a cidade de São Paulo apresentar queda na ocupação de 0,4 p.p. dos escritórios de alto padrão, a região da Faria Lima mantém bons resultados no segundo trimestre de 2020, de acordo com o First Look. A área nobre teve absorção líquida positiva de mais de 8 mil m² e apresenta somente 6,3% de taxa de vacância, enquanto as demais zonas mapeadas registraram devoluções de espaços.

Para Casoni, a Faria Lima continua se reafirmando como a região mais importante de São Paulo. "É um eixo importante, que continua atraindo locatários e não deve sofrer pressão por baixa de preços por enquanto, já que a demanda permanece consistente", explica.
 
Acesse o estudo First Look SP do 2º trimestre de 2020 aqui.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP