Câmara reúne empresas de peso para normatização do setor de tapetes, carpetes e capachos

Objetivo é padronizar procedimentos e produzir um Guia Técnico de Manutenção e Limpeza

Unir a cadeia produtiva e facilitar a troca de informações entre os representantes de um setor, que gera mais de 4 mil empregos diretos e contabiliza faturamento acima de R$ 1 bilhão por ano, é a principal tarefa da nova câmara que acaba de ser criada pela Associação Brasileira das Indústrias de Tapetes e Carpetes (ABRITAC). Além de debater e compartilhar conhecimentos, a Câmara produzirá um guia de melhores práticas para a correta manutenção dos revestimentos de pisos corporativos e residenciais.

A iniciativa conta com a participação de fabricantes de revestimentos têxteis, arquitetos, empresas de manutenção e limpeza, de ar condicionado, representantes do segmento de facilities e especialistas em controle da qualidade ambiental interna. A expectativa é ganhar a confiança do consumidor e fortalecer a imagem dos produtos - carpete, tapete e capachos - comprovando que são saudáveis e amigáveis para ambientes comerciais e residenciais, desde que bem especificados e com manutenção profissional de qualidade.

Guilherme Dionizio Gomes Filho, presidente da ABRITAC, conta que a pandemia do novo coronavírus estimulou a disseminação de informações falsas, com ataques intensos aos revestimentos têxteis, causando uma visão distorcida dos produtos. "Por esse motivo, decidimos compartilhar estudos e pesquisas com parceiros, clientes e usuários, bem como criar um benchmark a partir das experiências relatadas pelos integrantes da Câmara".

O objetivo final é trazer informação clara e transparente ao usuário sobre as características e benefícios de tapetes, carpetes e capachos, desde que corretamente mantidos, com dados cientificamente comprovados.

"Vamos consolidar o conhecimento, trazido por membros de todos os pilares do setor. Este conteúdo vai balizar práticas, processos e treinamentos específicos. Serão contemplados inclusive vendedores e especificadores, com estratégias de apoio aos ciclos de pré e pós-venda", explica Gomes. A ação deverá implementar, em médio prazo, uma nova cultura no setor, com claros critérios práticos, teóricos e analíticos.

Para completar o grupo, foi convidada a Associação Brasileira de Facilities (Abrafac), para atuar como facilitadora com a comunidade de facilities, disseminando a informação para o segmento diretamente ligado à manutenção de têxteis no âmbito corporativo.

Principais benefícios dos tapetes, carpetes e capachos

Poucos sabem, mas tapetes, carpetes e capachos não têm só função estética, de proteção e térmica. Eles são fundamentais para o conforto acústico, principalmente nos ambientes corporativos, por onde circulam centenas e até milhares de pessoas, diariamente. É o que explica Camila Nagay, arquiteta e Green Building Specialist da Athié Wohnrath, uma das participantes da Câmara.

De acordo com Camila, arquitetos estão entre os principais especificadores de revestimentos de pisos e levam em conta, desde materiais e formas de instalação e manutenção, até a flexibilidade necessária para recortes de tomadas e passagem de fiação. Ela conta que a interface com o consumidor final ajuda a entender demandas nos quesitos manutenção e cuidados com tapetes, carpetes e capachos.

Para Camila, a contribuição da Athié Wohnrath, na Câmara, terá viés técnico, auxiliando a identificar o que pode vir a ser melhorado e aprimorado, do ponto de vista arquitetônico e sob a ótica dos clientes.

Manutenção e higienização

Ainda de acordo com a arquiteta, um dos gargalos no uso de tapetes, carpetes e capachos é o binômio manutenção e limpeza, pois revestimentos de piso malcuidados podem provocar a proliferação de microrganismos que contaminam o ambiente e prejudicam a qualidade do ar interno. Pensando nisso, a presidência da ABRITAC convidou um dos laboratórios referência em análise ambiental - Conforlab - para trazer informações relevantes e validar com análises os métodos de higienização de tapetes, carpetes e capachos que serão propostos no Guia que será produzido pela Câmara.

Engenheiro Ambiental e Diretor da Conforlab, Leonardo Cozac, alerta para a importância da qualidade do ar na segurança do trabalho e relata que, embora a análise de ambientes seja lei e fiscalizada pela Anvisa, o Brasil não tem uma norma definida para manutenção de tapetes, carpetes e capachos. Na falta de uma padronização nacional, a Conforlab segue as métricas do programa ELITE do CDC, dos EUA.

Cozac será o "braço técnico" na composição da Câmara. "A Conforlab vai ajudar a escrever normas técnicas e estabelecer padrões para aumentar a eficiência nos processos de higienização e manutenção", diz. A Conforlab é pioneira na CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para NBR ISO/ IEC 17.025 para análise do ar climatizado, conforme regulamentação da ANVISA.

A Câmara Técnica de Revestimentos de Pisos Corporativos e Residenciais da ABRITAC já está formalizada e os trabalhos já foram iniciados. A previsão é que os primeiros resultados práticos já comecem a ser divulgados a partir dos próximos 30 dias.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP