PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Cyrela amplia iniciativas de equidade de gênero

Entre as novidades, obra da incorporadora é 100% liderada por mulheres

Como estratégia de ampliar o número de mulheres em posições de liderança, a incorporadora Cyrela tem construído iniciativas para tornar a empresa cada vez mais diversa e fomentar oportunidades para os colaboradores. Dos 2,7 mil colaboradores, atualmente, cerca de 9% das mulheres da companhia integram cargos acima de coordenação, e o mais recente programa de estágio é composto por cinco jovens mulheres em ascensão.

Embora o segmento de construção seja tradicionalmente masculino, a companhia tem observado um crescimento representativo de mulheres já respondendo por 36% do número total de profissionais, um avanço de mais de 34% no comparativo com 2018. Além de um comprometimento das lideranças de ampliar a diversidade interna, diversas iniciativas lideradas pelo RH da companhia também integram o pacote de ações, como dar maior espaço para seleção de mulheres em todos os processos seletivos.

"A Cyrela tem participado de transformações importantes no mercado imobiliário, e sem dúvida, ampliar a presença de mulheres na liderança é uma delas. Temos enxergado que a diversidade se faz importante na empresa, em unir profissionais com habilidades técnicas e competências comportamentais que venham a se complementar - queremos dar mais voz e protagonismo para oportunidades como esta", destaca Renata Meireles, gerente de RH da Cyrela.

Um dos movimentos é a presença de um time de engenharia de obra formado 100% por mulheres. A obra do empreendimento de alto padrão Quadra Greenwich, na zona Sul de São Paulo, conta com um grupo de nove colaboradoras, entre engenheiras, trainees, estagiárias, auxiliar de enfermagem, técnica de segurança do trabalho e auxiliar administrativo.

"É um desafio pessoal estar em um ambiente majoritariamente masculino, pois o ambiente de obra nos coloca todos os dias a buscar soluções, e manter um grupo de 200 profissionais motivados a manter o ritmo de trabalho", destaca Marisa Lazarini, Engenheira Residente da obra. "Um ponto muito importante é construir um trabalho de confiança entre todos os profissionais, conseguir que cada um faça o seu melhor em todas as etapas", completa.

Com mais de 18 anos de experiência no setor imobiliário, sendo 12 anos em obras, o retorno de Marisa para os canteiros foi no início de 2020. Além de liderar uma equipe feminina, a engenheira também buscou integrar outros valores e ações que pudessem medir o clima na obra. "Temos um painel de clima com a foto de todo mundo, onde todos os dias colocamos pontinhos de emoções, verdes para quando estamos bem, e vermelho para quando não estamos em um dia muito inspirador. Dessa forma, conseguimos visualizar como o time está emocionalmente, e dar uma atenção mais especial", completa.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP