Expo
 

Legado da pandemia

O "novo normal" da limpeza é realmente "novo"?


O resultado direto da pandemia da Covid-19 é, sem dúvida, a conscientização da higiene pessoal e do rigor na limpeza dos ambientes. Fato comprovado pelo aumento - em percentuais de três dígitos - da venda de desinfetantes e produtos de limpeza em geral.

O hábito de lavar as mãos constantemente, por exemplo, deve se incorporar definitivamente à rotina das pessoas. Mas a recomendação de lavar as mãos, sempre que possível, não é nova, pelo contrário, há dezenas de anos pesquisadores, médicos e infectologistas advertem para o perigo do contágio de vírus e bactérias pelo toque, incentivando as melhores práticas quanto à higiene pessoal.

Com a limpeza acontece exatamente o mesmo: ambientes corretamente limpos e higienizados com produtos certificados, equipes treinadas e protocolos claros terão chances reduzidas de contaminação. O que também, absolutamente, não é novo.

O que deu errado, então? "O simples fato que a teoria na prática não foi cumprida. O mundo acabou a bordo de mais uma pandemia e a mercê de outras, no futuro, se o legado, desta, não for levado à sério, trazendo uma efetiva mudança nos padrões de limpeza e higiene", comenta Paulo Jubilut, CEO da milliCare Brasil.

Como resultado, o novo normal - que não é novo - vai demandar desembolso das empresas com novos equipamentos, produtos e rotinas operacionais das equipes de limpeza. Um investimento que pode ser complicado no momento da retomada, em que a maioria dos negócios sofreu perda de receita, exigindo um exercício acurado no ajuste dos gastos.

Divisórias de acrílico, contentores de álcool gel, maior frequência da limpeza são apenas alguns dos equipamentos e procedimentos que vieram integrar a rotina e a reorganização dos ambientes corporativos e comerciais. As contas mudam.

Uma equação complicada, porém, um investimento inevitável e que será crucial para a sobrevivência de empresas de todos os segmentos. Clientes só consumirão e colaboradores só serão capazes de produzir em ambientes sanitariamente seguros.

Limpando hoje para um mundo pós-coronavírus mais saudável

Conforme recomendação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a limpeza seguida pela higienização e desinfecção é o meio mais eficiente contra a propagação de germes e bactérias. Um procedimento fundamental no combate a pandemia do Covid19 e para prevenir o aparecimento de novas ondas e de outras pandemias.

A limpeza remove a sujeira e as impurezas das superfícies. A desinfecção envolve o uso de produtos químicos para matar os germes remanescentes.

A primeira etapa, na reabertura de qualquer negócio é a limpeza profunda e higienização de todo o ambiente. O passo seguinte é a desinfecção, levando em conta que superfícies duras e superfícies porosas - carpetes e estofados demandam diferentes produtos e metodologias.

Este é o momento de se definirem os novos protocolos de limpeza e higienização ideais para cada espaço, e para cada tipo de superfície estabelecendo a rotina que, no médio prazo, poderá não só atenuar como reduzir o impacto nas contas.

Sobre carpetes e estofados

Normalmente, móveis estofados e carpetes devem ser limpos e higienizados anualmente ou trimestralmente, dependendo da quantidade de tráfego de pessoas. As entradas, por exemplo, precisarão ser limpas com mais frequência do que uma sala raramente usada.

Prepare seu plano de limpeza de têxteis levando em conta o "novo normal", diminuindo o espaço entre os procedimentos de higienização. Procure ajuda técnica do seu fornecedor deste serviço. Os especialistas da milliCare Brasil estão prontos para elaborar um programa total de manutenção e higienização, customizado para as todos os tipos de instalações e para as novas demandas sanitárias.

Empresas que tem colaboradores no site, permanentemente ou em turnos, além de incentivar práticas de higiene pessoal e distanciamento, devem orientá-los a informar imediatamente sobre qualquer derramamento nos carpetes e estofados para que possam ser imediatamente removidos evitando o acúmulo de sujeira, dificultando o processo de higienização.

Paralelamente, as equipes de limpeza também poderão receber recomendação da realização mais frequente da aspiração nos ambientes. Mas tudo começa no plano de higienização programada.

É fundamental também reavaliar o layout das suas instalações. Há barreiras de contenção? Estão corretamente instaladas?

Mais de 80% da sujidade dos pisos e dos carpetes vêm de fora, mas esse índice pode ser drasticamente reduzido com a instalação de Barreiras de Contenção.

Barreiras de Contenção são áreas cujo piso é protegido por um revestimento especial, com a capacidade de reter a sujeira e umidade trazidas pelas solas dos sapatos, minimizando este impacto no ambiente.

O ideal é que as áreas de instalação das Barreiras de Contenção estejam definidas desde o projeto arquitetônico, mas um estudo e implementação podem ser realizados em qualquer momento.

A milliCare Brasil disponibiliza uma área exclusiva de consultoria, para arquitetos e construtores, que orienta a colocação e o tipo de Barreiras de Contenção adequadas para cada ambiente, facilitando a limpeza, contribuindo para a qualidade do ar interno e produtividade dos futuros ocupantes.

Os líderes das organizações, provavelmente, estão enfrentando alguns dos momentos e escolhas mais difíceis de suas carreiras. Muitos querem evitar folgas e demissões, reduzindo despesas. Porém, nunca - e mais do que nunca - com a limpeza.

Os têxteis - carpetes e estofados - não só são um ativo valioso das empresas, como forte aliado na manutenção da qualidade do ar interno, fundamental, principalmente neste momento. Para isso é necessário contar com fornecedores especializados na limpeza, higienização e desinfecção dessas superfícies para planejar o "o novo normal" e fazer com que realmente seja cumprido.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP