Palestra Arquitetura
 

Escritórios fechados e os vazamentos de informações

Sua empresa está preparada para a retomada? Confira ações de prevenção

Por Paulo Murata e Sérgio Barboni*

No início da pandemia, muitas empresas adotaram o home office e os escritórios das empresas foram esvaziados e, em alguns casos, até mesmo abandonados. A falta de monitoramento permanente e controle de acesso eficiente nos ambientes sensíveis das empresas trouxeram um aumento no risco de vazamento de informações confidenciais.

Considerando que em breve teremos o retorno das atividades ao novo normal, visto que vários Estados estão publicando seus planos de reabertura do comércio e serviços, consequentemente os escritórios voltarão a receber reuniões com assuntos confidenciais. Antes de iniciar as atividades, é de suma importância que os gestores das empresas garantam que os ambientes estejam livres de dispositivos ou escutas clandestinas.

Sabemos que muitas empresas adotarão o home office flexível e algumas farão de seus escritórios um ambiente conceito, o que certamente envolverá reformas estruturais e alterações de layout. E são essas mudanças que podem gerar vulnerabilidades antes não existentes. Portanto, é preciso assumir o compromisso de conscientização da sua liderança e a cultura de segurança, implantando ou retomando os programas e políticas necessárias para garantir a proteção da informação, ponderando medidas de prevenção para mitigar os riscos nos ambientes de trabalho.

Ações de prevenção podem ser um fator fundamental neste momento, principalmente por ser um cenário novo para todos. Entre as principais vulnerabilidades apontadas, que precisa de atenção, estão:

1) Com a migração das atividades administrativas das empresas para o home office, os ambientes sensíveis podem ter sido alvos de implantações de dispositivos de escuta clandestina;

2) A alteração de layout de trabalho pode comprometer o grau de segurança da informação, pois o planejamento sem a análise correta sobre os riscos de segurança pode ter permitido ou facilitado as vulnerabilidades;

3) Esquecimento por parte dos funcionários e executivos sobre o conceito e importância da cultura de segurança da informação e contra inteligência.

Como sua empresa planeja a retomada das atividades? As medidas de segurança no ambiente pode ser uma grande aliada para a proteção dos dados e informações sigilosas do seu negócio. É preciso atenção e orientação, pois a pandemia trouxe um movimento inédito nas empresas e isso pode ser a brecha para riscos nunca analisados antes.


*Paulo Murata é Gerente de Segurança Empresarial e Sérgio Barboni é Consultor de Segurança Empresarial, ambos da ICTS Security, consultoria e gerenciamento de operações em segurança, de origem israelense

Fotos: Divulgação

Comentário(s):

Luiz Neto - [email protected]
Conteúdo importante para gestão de riscos e controle de informações. Parabéns!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP