PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Distribuição de energia a partir de no-breaks em centro de inovação da Microsoft

Eaton Energy Aware permite interação com a rede elétrica

Trabalhando no Microsoft Innovation Center em Boydton, Virgínia (EUA), a Microsoft e a Eaton aproveitaram os recursos de armazenamento de energia de um no-break (fonte de alimentação ininterrupta) alimentado por bateria de íon de lítio para servir como recurso de energia distribuída para operadores de rede.

A Eaton adicionou um sistema de algoritmos e controles de software a um no-break Power Xpert 9395, para permitir a interação com a rede elétrica. Atendendo a essa função, o no-break pode fornecer e receber energia da rede para otimizar as contas de serviços públicos e ajudar nas iniciativas de regulação de freqüência, criando um fluxo de receita adicional às operadoras.

Para os operadores de data center, o no-break há muito tempo representa uma proteção crítica contra anomalias de energia potencialmente prejudiciais, além de um backup vital da bateria para garantir a continuidade dos negócios durante uma falta de energia inesperada. No entanto, graças à nova tecnologia, os no-breaks de data center agora têm a capacidade de obter um benefício duplo, se convertendo também em um ativo de geração de valor.

A maioria dos data centers em larga escala implantou bancos de bateria substanciais para fornecer backup adequado no caso de um blecaute. No entanto, a realidade é que essas baterias permanecem sem uso na grande maioria das vezes, porque a falta de energia ocorre com pouca frequência. Agora essa energia pode ser aproveitada.

Foi a adoção de baterias de íon de lítio - que oferecem uma vida útil mais longa e oito vezes a taxa de ciclo das baterias VRLA tradicionais - que criou o potencial para essa evolução do no-break tradicional. Embora o data center mantenha o controle de sua energia - escolhendo quanta capacidade oferecer e quando - ele tem a capacidade de converter o backup de energia tradicional em um dispositivo de armazenamento de energia, oferecendo uma série de benefícios para os operadores que buscam reduzir as contas de energia e otimizar o consumo.

Isso é especialmente valioso, considerando que os custos de energia continuam disparando; de fato, a energia é classificada como o segundo maior custo operacional em 70% dos data centers mundiais, superado apenas pela mão-de-obra, de acordo com o Gartner. Além disso, um data center de 1 MW consumirá 160M kW de energia por um período de 10 anos, equivalente à quantidade consumida por 1.400 residências americanas típicas no mesmo período.

A tecnologia da Eaton foi recentemente posta à prova nessa parceria para encontrar uma maneira de colocar os ativos da Microsoft em funcionamento o tempo todo. O sistema da Eaton permitiu que o no-break rastreie os sinais de regulação de frequência e responda rapidamente, carregando ou descarregando a bateria para equilibrar a rede.

As implicações do no-break EnergyAware são significativas, tanto para a rede quanto para os operadores de data center. A tecnologia pode ser utilizada para reduzir a demanda e contribuir para as metas de energia limpa. Os clientes podem usar um ativo existente para criar um novo fluxo de receita e reduzir os custos de energia, enquanto ainda fornecem uma solução de backup vital.

De fato, a tecnologia EnergyAware poderia finalmente ser fundamental na reformulação do setor geral de geração de energia. Como explicou Sean James, Diretor de Pesquisa de Energia da Microsoft: "No futuro, você não terá um data center ou uma usina. É algo no meio. Um data center, por exemplo".

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP