PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Limpadoras a vapor: elimine até 99,999% dos vírus envelopados

Teste encomendado pela Kärcher para suas máquinas foi realizado em laboratório independente na Alemanha

Se usadas corretamente, as limpadoras a vapor Kärcher eliminam até 99,999% dos vírus envelopados*, como o coronavírus ou influenza, e 99,99% das bactérias domésticas comuns** de superfícies duras

A Kärcher providenciou testes em um laboratório independente para comprovar a eficácia das suas limpadoras a vapor contra vírus. O resultado: se utilizadas corretamente, as máquinas removem até 99,999% dos vírus envelopados*, como o coronavírus ou influenza, e 99,99% das bactérias domésticas comuns** de superfícies duras. Atualmente, os desinfetantes devem ser reservados principalmente para ambientes ambulatoriais e de internação, enquanto as limpadoras a vapor podem contribuir de forma valiosa para a higiene geral - tanto em domicílios privados quanto em uso comercial e industrial.

O teste de laboratório

Vírus envelopados, como o coronavírus (SARS-CoV-2), podem ser neutralizados com altas temperaturas. Como os vírus não são germes ou organismos vivos, especialistas também falam sobre a inativação dos vírus. No laboratório, um vírus de teste certificado (Vaccinia Ankara modificado - MVA), que é representativo para vírus envelopado, foi distribuído em uma superfície dura. Esta área foi então limpa com o bocal manual de uma limpadora a vapor e o pano de microfibra apropriado. Foi demonstrado que uma redução significativa de até 99,999% dos vírus poderiam ser alcançadas com pressão máxima de vapor e com uma duração de limpeza de 30 segundos em uma área.

A Kärcher testou limpadoras a vapor para uso doméstico, bem como máquinas para uso profissional. Se o vapor é produzido em uma caldeira ou em um aquecedor de água, não afeta o resultado no combate ao vírus; ambas as tecnologias alcançaram um resultado equivalente no laboratório.

A aplicação

O vapor de água quente emerge em torno de 100°C e é resfriado com uma distância crescente. Para combater os vírus de forma eficaz, o bocal deve, portanto, ser posicionado diretamente sobre a superfície. Também é importante garantir uma duração de limpeza suficiente, são necessários 30 segundos em uma área com a configuração máxima de vapor. Os panos de microfibras utilizados devem então ser lavados a uma temperatura de pelo menos 60°C em uma lavagem padrão.

Efeitos colaterais positivos

As limpadoras a vapor só precisam de eletricidade e água, e podem ser usadas por um tempo quase ilimitado, independentemente da disponibilidade de desinfetantes. Como as limpadoras a vapor não funcionam com agentes químicos de limpeza, sua aplicação protege os usuários e sua respiração, garantindo assim um ambiente de limpeza confortável. Reações potencialmente alérgicas de resíduos de agentes de limpeza também são evitadas, por exemplo, para crianças que brincam no chão. Os alérgicos se beneficiam do fato de que o vapor gruda a poeira e, assim, reduz a dispersão de alérgenos.

*Os testes mostraram que com 30 segundos de limpeza em uma área, com o máximo nível de vapor, utilizando a limpadora a vapor Kärcher, 99,999% dos vírus envelopados, como coronavírus ou influenza (excluindo o vírus Hepatite-B), podem ser removidos em superfícies duras domésticas comuns (vírus de teste: Vaccinia Ankara modificado - MVA). **Ao limpar com a limpadora a vapor Kärcher, 99,99% de todas as bactérias comuns domiciliares serão mortas em superfícies duras domésticas comuns, desde que a velocidade de limpeza seja de 30 cm/s no máximo nível de vapor (vírus de teste: Vaccinia Ankara modificado - MVA), e 99,999% com limpadores profissionais de vapor SGV, de acordo com EN 16615:2015-06, piso de PVC (germes de teste: Enterococcus hirae ATCC 10541).

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP