O uso dos carpetes como isolantes acústicos

Barulhos como aquele toc-toc do sapato ou de quedas de objetos, móveis sendo arrastados, por exemplo, podem ser evitados. Saiba como

Que o carpete é uma ótima opção para revestir pisos todos já sabem. Além da facilidade na limpeza, eles proporcionam conforto e sofisticação aos ambientes. Outra vantagem a considerar é o isolamento acústico.

O que é isolamento acústico?

É a capacidade do material em absorver som. Para isolar barulho de trânsito, vozes, músicas, entre outros, é comum utilizarem estruturas como paredes e divisórias.

Já quando se trata dos ruídos de impacto, a aplicação de carpete é muito recomendada. Barulhos como aquele toc-toc do sapato ou de quedas de objetos, móveis sendo arrastado, por exemplo, podem ser evitados.

Por que usar produtos para absorver ruídos?

Embora seja um fenômeno que não vemos, o ruído é prejudicial à saúde. Ele pode causar estresse, irritabilidade e fadiga. É importante prezar por ambientes mais saudáveis, sendo ao relaxar em casa e/ ou na qualidade do local de trabalho. Além de deixar o espaço mais sofisticado, o carpete absorve ruídos de impacto e ajuda na qualidade do sono

Onde são usados?

Com a vasta opção em cores, texturas, tamanhos, a instalação de carpetes Belgotex pode ser feita em diversos espaços, desde em casa até em ambientes corporativos e teatros.

Em casa, o carpete pode ser aplicado nos quartos (para uma noite de sono mais tranquila, ajudando a abafar o barulho externo) e nas salas, principalmente em home theaters.

O Extra Touch Collection - Degas, por exemplo, é perfeito para salas de som e home theaters devido ao ótimo isolamento acústico.

Também é muito usado em ambientes corporativos, pois há muitas pessoas circulando, ruídos do telefone e impressoras. Aqui, entra até outra vantagem do uso de carpete nesses locais: deixa a superfície segura e não-escorregadia.

Já o modelo Westminster possui excelentes propriedades acústicas de absorção sonora tanto em ambientes comerciais tanto residenciais, segundo a fabricante.

Nos teatros e auditórios são escolhidos porque o som acaba sendo equilibrado e harmonizado, sendo assim, mais agradável aos ouvidos em shows e espetáculos.

O carpete modular Interlude, por sua vez, além de ajudar no isolamento acústico, promete ser altamente resistente e durável.

Reforço

Outro material que pode ser utilizado para garantir maior isolamento acústico do ambiente é a manta sob o revestimento acarpetado. Além de absorver mais ruídos, também irá proteger e prolongar a vida útil do produto, explica a Belgotex.

Norma NBR 15.575

Você sabia que desde 2013 existe a norma NBR 15.575 (ABNT) para garantir as condições mínimas de habitualidade? Ela protege os usuários de problemas acústicos decorrentes de projetos arquitetônicos e materiais inadequados.

Embora ela exista, algumas edificações ainda são sensíveis aos ruídos. Por isso, vale a pena deixar seu ambiente confortável e esteticamente agradável com nossos produtos.

Vale mencionar ainda que os carpetes de Nylon da Belgotex têm a certificação QUALIDADE AMBIENTAL da ABNT.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Líderes de audiência

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa