PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

RPA e Covid-19

Como os robôs de software estão ajudando as empresas a colocar a saúde dos funcionários em primeiro lugar


No escritório do UiPath em Pequim, várias notificações do WeChat começam a tocar no ambiente de trabalho. É um lembrete para todos preencherem a pesquisa de saúde diária - um processo rápido e fácil que requer apenas alguns minutos.

A UiPath é uma das muitas empresas em toda a região da Ásia-Pacífico (APAC), seguindo orientações do governo para documentar a temperatura corporal diária dos funcionários.

Para aqueles que perderam o alerta no escritório da UiPath Bejing, soa novamente uma hora depois solicitando aos funcionários que preencham o formulário de saúde o mais rápido possível. Com o atual surto de coronavírus (Covid-19) atingindo o pico da febre, é urgente que todos atualizem seu estado de saúde diariamente.

Nos bastidores, o grande volume de dados de saúde (das pesquisas) é coletado, organizado em relatórios e analisado por um robô de software invisível. Esse robô pode economizar um tempo crítico, melhorando os procedimentos de triagem de saúde para empresas na China, país que foi o epicentro inicial do vírus que agora já se espalhou pelo mundo. Nos três meses desde que surgiram as notícias da epidemia, o COVID-19 se espalhou rapidamente. A economia global também está sofrendo, com os negócios caindo drasticamente em uma variedade de indústrias, do turismo à logística. A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse que o vírus é a "incerteza mais urgente" que a economia mundial enfrenta atualmente. O FMI está "rebaixando as projeções de crescimento global por causa do vírus".

É importante observar que estamos mais bem preparados para resolver os problemas globais de saúde hoje do que em 2003, quando a epidemia de coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV) causou o caos global.

Dezesseis anos após a epidemia de SARS-CoV, medidas foram rapidamente implementadas para ajudar a conter a propagação do vírus COVID-19. Entre elas: quarentenas, restrições de viagem e verificações de temperatura em aeroportos, estações de trem, shopping centers e em muito na Ásia e, agora, em outros continentes. Alguns países e cidades fecharam suas fronteiras para visitantes chineses, incluindo Hong Kong, que suspendeu o serviço ferroviário de alta velocidade entre a cidade e a China continental, bem como todos os serviços de balsa.

A tecnologia também se desenvolveu em um ritmo acelerado pós-SARS-CoV para ajudar a reduzir a propagação de doenças. Uma ferramenta que o mundo agora tem disponível é o UiPath Health Screening Bot, lançado em vários países da APAC e que torna as verificações de saúde na empresa menos tediosas. O robô envia e coleta questionários por meio de software e pode ser utilizado ou personalizado pela equipe de recursos humanos (RH) para atender às necessidades da organização. Para aqueles que não precisam de personalização, existem modelos prontos que podem ser facilmente implementados. Isso ajuda as organizações geograficamente dispersas que têm recursos limitados, permitindo que eles se beneficiem da implementação rápida.

Resposta automatizada a uma crise de saúde. O robô Health Screening fornece uma solução para os locais de trabalho na Ásia, onde um número crescente de organizações começou a permitir que os funcionários trabalhem em casa para minimizar o contato entre os funcionários. Como sabemos, minimizar o contato é fundamental para ajudar a reduzir o risco de infecção.

Em uma medida ainda mais rigorosa, o governo de Cingapura anunciou um "aviso de permanência em casa", que proíbe seus cidadãos e portadores de visto de longo prazo que retornaram da China continental de deixar suas casas por 14 dias. Embora seja mais seguro trabalhar em casa, acompanhar a saúde dos funcionários em tal acordo pode ser uma tarefa que consome muitos recursos de RH - especialmente em empresas com grande número de colaboradores, incluindo a UiPath.

Antes, esperava-se que a equipe da UiPath preenchesse um formulário diariamente para atualizar seu status de saúde. Eles tiveram que verificar manualmente suas caixas de entrada de e-mail, o que era um aborrecimento e o formulário pode ser perdido no mar de e-mails. Às vezes, os funcionários podem esquecer de preencher a pesquisa, demorando muito tempo para o RH lembrá-los para enviar os dados. Atrasos no envio também podem resultar inadvertidamente em falhas de conformidade.

Hoje, porém, o robô envia uma pesquisa e monitora quem completou e quem não. O bot também faz um acompanhamento proativo a cada hora por meio de várias ferramentas de comunicação, como Slack, WeChat e WhatsApp. Isso libera tempo para os funcionários de RH trabalharem em outras tarefas, além de garantir um ambiente de trabalho seguro.

Usando a automação, o status de saúde de todos os funcionários pode ser capturado de maneira sistemática. O robô alerta os empregadores para qualquer pessoa com temperatura corporal anormalmente alta, o que ajuda as empresas a reagir mais rapidamente ao gerenciar e remediar a situação.

Ao mesmo tempo, clientes da UiPath, como AIA, Beijing Hyundai Information Technology, Deloitte, Dongfeng Nissan e Doosan Group, expressaram que a UiPath fornece às empresas soluções profissionais e confiáveis ​​durante a epidemia COVID-19. Mais importante, sob uma perspectiva de longo prazo, as empresas encontraram uma solução completa que ajuda a automatizar as operações manuais e conecta aplicativos internos e externos - a UiPath Enterprise RPA Platform.

Mantendo os dados bem organizados. Para ajudar a entender melhor os dados das pesquisas diárias de temperatura corporal que os funcionários da APAC atualmente preenchem, o Health Screening Bot organiza todos os dados em um relatório resumido no final do dia. Os resumos dos dados são apresentados em um visual de fácil leitura, como gráficos de pizza e de barras - facilitando a visualização de onde os funcionários estão trabalhando (em casa ou no escritório) e suas temperaturas. E, como o processo é automatizado, as tarefas dos funcionários de RH de revisar os resultados e relatar qualquer anomalia se tornam muito mais fáceis. Ao implementar esse robô, nosso objetivo é simplificar medidas proativas de saúde para as empresas, permitindo que elas se concentrem nas batalhas mais importantes, como garantir o bem-estar dos funcionários e manter as operações em andamento. O tempo economizado em tarefas tediosas pode ser melhor utilizado para ajudá-lo a navegar em sua empresa nesses tempos turbulentos. Com os robôs UiPath, continuamos a impulsionar a inovação e a conformidade corporativa para manter pessoas e empresas saudáveis ​​e produtivas, mesmo em épocas de epidemias globais de saúde. Esperamos que nossa pequena contribuição possa ajudar a dar uma resposta mais rápida à prevenção e tratamento agora e no futuro.

David Neo é líder de serviços globais da região Ásia-Pacífico (APAC) na UiPath

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP