3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Qual é o seu propósito?

Artigo por Alexandre Espindola, palestrante considerado um dos maiores especialistas no modelo de gestão da Disney no Brasil

Por Alexandre Espindola*

Um avião é feito para voar, entretanto está mais seguro quando está no solo, mas se ficar ali vai enferrujar, empoeirar, torna-se inútil. Assim, nós também precisamos descobrir qual o nosso propósito, não nascemos para ficar parados, nascemos para fazer e nos relacionarmos. Se ficar parado, seus músculos atrofiam, seus ossos ficam frágeis e você perde seu propósito.

Busco fazer as pessoas entenderem que cada um tem um propósito de vida e cada empresa tem uma missão. Busco significar isso de tal forma para o time que as pessoas tenham motivos para apresentar atitudes alinhadas com a estratégia e façam acontecer.

A pergunta é: o que move você e a sua empresa?

Encantar um cliente, deixá-lo feliz, move você e sua empresa? Deveria, pois o encantamento gera fidelização e indicação, o que torna sua carreira e empresa sustentáveis e significativas.

O atendimento extraordinário pode ser uma ferramenta absolutamente eficaz para o encantamento.

Quem serve e atende um cliente precisa pensar sobre como vem fazendo o que faz. Uma das formas de começar a mudar e melhorar seu atendimento é mapear e usar cada ponto de contato entre a empresa e o cliente para gerar uma experiência memorável.

Portanto, uma gestão de serviços e atendimento deve começar por uma identificação dos pontos de contato e momentos da verdade. Depois disso, entender os “motivadores emocionais” do cliente e o que ele deseja, espera e sente.

Com essas informações, construa atitudes do time que possam atender necessidades, expectativas e quem sabe superá-las.

O segredo da Disney

Tudo na organização deve ser voltado para servir, atender e encantar seus clientes. Usando a Disney como referência, o propósito: “gerar felicidade”. O segredo da Disney é não ter segredos. O cliente feliz deseja voltar.

A Disney tem uma metodologia própria para construir relacionamentos duradouros e saudáveis com seus convidados. Hoje, como especialista nesse modelo, percorro todo o Brasil levando palestras e treinamentos para organizações de todos os portes.

Quando levo os grupos para uma imersão no modelo na Disney de Orlando (EUA), tenho a missão de conectar esse referencial de excelência a cada realidade aqui no Brasil. Sim, podemos construir aqui, dentro de cada empresa, um ambiente agradável com pessoas felizes. Elas são capazes de oferecer serviços e produtos com um atendimento extraordinário, que constrói experiências memoráveis e deixa os clientes felizes.

A questão que você deve se fazer é: estou disposto a fazer o que faço de uma forma diferente, saindo do foco NO cliente para o foco DO cliente?

A Disney, de forma recorrente, inova, cria, incentiva e empodera o seu time a gerar “momentos mágicos”. Ou seja, algo que saia do comum e torne a experiência do convidado ÚNICA.

Momento mágico na Disney

Certa vez, na Disney, um funcionário da limpeza convidou minhas filhas e sobrinhas a participarem com ele do desfile dos personagens, a famosa “parada das 3”, percorrendo o parque junto dos membros do elenco.

Com o funcionário, elas desfilaram, dançaram, tiraram fotos para outros convidados, divertiram-se como atração do parque até o final da apresentação e se sentiram as clientes mais importantes da Disney naquele instante.

Esse funcionário proporcionou às minhas filhas o momento mais mágico que já vivemos na Disney. Pergunto, quanto custou para a Disney isso? Nada! Qual o prejuízo para a empresa em fazer isso? Nenhum!

Lembre-se que o encantamento pode não lhe custar nada. É, na maioria das vezes, tomar uma decisão de fazer algo melhor do que você faz habitualmente. Diante disso a dica que deixo é: decida ir além!

Como falava Walt Disney, “sonhe, acredite, ouse e faça”.

O que lhe impede?

*Alexandre Espindola é um Palestrante considerado um dos maiores especialistas no modelo de gestão da Disney no Brasil, com atuação nacional e internacional. Atualmente, é Diretor Executivo na Encantador de Clientes Palestras e Treinamentos. Foi Professor de Pós-Graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV) e de Graduação no curso de Administração e de Engenharia da Produção e Ciências Contábeis da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc/FGV).

 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP