TELELOK
 

O papel do Facility Management face aos desafios criados pelo Covid-19

Mitigar a propagação do vírus e manter as operações críticas em funcionamento com o mínimo impacto possível são alguns deles

A Associação Portuguesa de Facility Management (APFM) destaca o papel fundamental do Facility Manager e das empresas de Facility Services perante os atuais desafios criados pelo Covid-19, vírus que provoca a doença do novo Coronavírus e que está na origem da pandemia que afeta hoje o mundo inteiro. Neste sentido, a atividade desses profissionais e das empresas é fundamental em três pontos essenciais:

  • Mitigar a propagação do vírus;
  • Proteger colaboradores e usuários dos espaços;
  • Manter as operações críticas em funcionamento com o mínimo de impacto possível.

Perante a urgência desta situação inédita, a entidade recomenda a promoção de dinamização de iniciativas relacionadas com os planos de contingência necessários a serem implementados pelas organizações, assim como a criação de fóruns de discussão para partilha das iniciativas e procedimentos internos, incluindo a adaptação às inúmeras orientações e legislação excepcional.

A APFM considera ainda ser premente compreender o impacto na prestação dos serviços, nomeadamente o reforço de atividades críticas em detrimento de outras que podem ser atrasadas ou a proteção das equipas dos prestadores de serviço (entre outros temas), bem como reforçar o contato entre clientes e prestadores de serviços, para que sejam criadas soluções a partir da sinergia entre ambos.

Salienta que a partilha de iniciativas que ajudem os profissionais de FM será uma forte contribuição para fazer face à atual pandemia, reduzindo os riscos de saúde para as pessoas que frequentam diariamente espaços e edifícios, assegurando ao mesmo tempo o menor impacto possível nos negócios para que não se coloquem postos de trabalho em risco.

É fundamental envolver e escutar a comunidade do FM nesta questão, pois através da participação de todos e da partilha de experiências e boas práticas será possível encontrarmos soluções sobre os tópicos que realmente importam neste momento, e que também nos poderão abrir portas mais rapidamente em situações futuras". Nesse sentido, o responsável considera ser "essencial a utilização de ferramentas e redes de trabalho online, nomeadamente o LinkedIn, sendo a maior das redes profissionais utilizada pela APFM para dar conta da sua atividade a par e passo e para solicitar o maior contributo possível de todos os envolvidos na comunidade do Facility Management.

Miguel Agostinho é CEO da Associação Portuguesa de Facility Management (APFM)

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP