O papel do Facility Management face aos desafios criados pelo Covid-19

Mitigar a propagação do vírus e manter as operações críticas em funcionamento com o mínimo impacto possível são alguns deles

A Associação Portuguesa de Facility Management (APFM) destaca o papel fundamental do Facility Manager e das empresas de Facility Services perante os atuais desafios criados pelo Covid-19, vírus que provoca a doença do novo Coronavírus e que está na origem da pandemia que afeta hoje o mundo inteiro. Neste sentido, a atividade desses profissionais e das empresas é fundamental em três pontos essenciais:

  • Mitigar a propagação do vírus;
  • Proteger colaboradores e usuários dos espaços;
  • Manter as operações críticas em funcionamento com o mínimo de impacto possível.

Perante a urgência desta situação inédita, a entidade recomenda a promoção de dinamização de iniciativas relacionadas com os planos de contingência necessários a serem implementados pelas organizações, assim como a criação de fóruns de discussão para partilha das iniciativas e procedimentos internos, incluindo a adaptação às inúmeras orientações e legislação excepcional.

A APFM considera ainda ser premente compreender o impacto na prestação dos serviços, nomeadamente o reforço de atividades críticas em detrimento de outras que podem ser atrasadas ou a proteção das equipas dos prestadores de serviço (entre outros temas), bem como reforçar o contato entre clientes e prestadores de serviços, para que sejam criadas soluções a partir da sinergia entre ambos.

Salienta que a partilha de iniciativas que ajudem os profissionais de FM será uma forte contribuição para fazer face à atual pandemia, reduzindo os riscos de saúde para as pessoas que frequentam diariamente espaços e edifícios, assegurando ao mesmo tempo o menor impacto possível nos negócios para que não se coloquem postos de trabalho em risco.

É fundamental envolver e escutar a comunidade do FM nesta questão, pois através da participação de todos e da partilha de experiências e boas práticas será possível encontrarmos soluções sobre os tópicos que realmente importam neste momento, e que também nos poderão abrir portas mais rapidamente em situações futuras". Nesse sentido, o responsável considera ser "essencial a utilização de ferramentas e redes de trabalho online, nomeadamente o LinkedIn, sendo a maior das redes profissionais utilizada pela APFM para dar conta da sua atividade a par e passo e para solicitar o maior contributo possível de todos os envolvidos na comunidade do Facility Management.

Miguel Agostinho é CEO da Associação Portuguesa de Facility Management (APFM)

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP