O papel do Facility Management face aos desafios criados pelo Covid-19

home > Índice de Mundo Facility > Conteúdo
 

O papel do Facility Management face aos desafios criados pelo Covid-19

Mitigar a propagação do vírus e manter as operações críticas em funcionamento com o mínimo impacto possível são alguns deles

A Associação Portuguesa de Facility Management (APFM) destaca o papel fundamental do Facility Manager e das empresas de Facility Services perante os atuais desafios criados pelo Covid-19, vírus que provoca a doença do novo Coronavírus e que está na origem da pandemia que afeta hoje o mundo inteiro. Neste sentido, a atividade desses profissionais e das empresas é fundamental em três pontos essenciais:

  • Mitigar a propagação do vírus;
  • Proteger colaboradores e usuários dos espaços;
  • Manter as operações críticas em funcionamento com o mínimo de impacto possível.

Perante a urgência desta situação inédita, a entidade recomenda a promoção de dinamização de iniciativas relacionadas com os planos de contingência necessários a serem implementados pelas organizações, assim como a criação de fóruns de discussão para partilha das iniciativas e procedimentos internos, incluindo a adaptação às inúmeras orientações e legislação excepcional.

A APFM considera ainda ser premente compreender o impacto na prestação dos serviços, nomeadamente o reforço de atividades críticas em detrimento de outras que podem ser atrasadas ou a proteção das equipas dos prestadores de serviço (entre outros temas), bem como reforçar o contato entre clientes e prestadores de serviços, para que sejam criadas soluções a partir da sinergia entre ambos.

Salienta que a partilha de iniciativas que ajudem os profissionais de FM será uma forte contribuição para fazer face à atual pandemia, reduzindo os riscos de saúde para as pessoas que frequentam diariamente espaços e edifícios, assegurando ao mesmo tempo o menor impacto possível nos negócios para que não se coloquem postos de trabalho em risco.

É fundamental envolver e escutar a comunidade do FM nesta questão, pois através da participação de todos e da partilha de experiências e boas práticas será possível encontrarmos soluções sobre os tópicos que realmente importam neste momento, e que também nos poderão abrir portas mais rapidamente em situações futuras". Nesse sentido, o responsável considera ser "essencial a utilização de ferramentas e redes de trabalho online, nomeadamente o LinkedIn, sendo a maior das redes profissionais utilizada pela APFM para dar conta da sua atividade a par e passo e para solicitar o maior contributo possível de todos os envolvidos na comunidade do Facility Management.

Miguel Agostinho é CEO da Associação Portuguesa de Facility Management (APFM)

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Aproveite para compartilhar conosco o que achou do teor deste conteúdo. Nossa equipe e o mercado querem ouvir a sua opinião. Vamos lá?

Faça uma busca

Acontece

Sugestão da redação

A gestão de shopping centers como investimento promissor

Entenda como Mia Stark, CEO da Gazit Brasil, foi capaz de transformar um negócio desacreditado em bem-sucedido, conquistando o título de empresa unicórnio

Entre Nós

Deixar este editorial diferente pela primeira vez, em 21 anos...

O sabor da inovação no food service

Com aproximadamente 4 anos de existência, mercado de Food Service investe em cozinhas coletivas e restaurantes virtuais para expansão dos serviços de delivery de comida

Estudo Global de Tendências de Talentos 2020

Mercer identifica quatro tendências para as empresas "vencerem com empatia" num ambiente de mudanças rápidas na forma como trabalhamos

Matérias líderes de audiência

A gestão de shopping centers como investimento promissor

Entenda como Mia Stark, CEO da Gazit Brasil, foi capaz de transformar um negócio desacreditado em bem-sucedido, conquistando o título de empresa unicórnio

Entre Nós

Deixar este editorial diferente pela primeira vez, em 21 anos...

O sabor da inovação no food service

Com aproximadamente 4 anos de existência, mercado de Food Service investe em cozinhas coletivas e restaurantes virtuais para expansão dos serviços de delivery de comida

Estudo Global de Tendências de Talentos 2020

Mercer identifica quatro tendências para as empresas "vencerem com empatia" num ambiente de mudanças rápidas na forma como trabalhamos