TELELOK
 

Dia Mundial do Consumidor, uma reflexão!

Data teve origem no discurso do estadista John Kennedy e falava dos direitos à segurança e informação

Temos 2 dias no ano em que é celebrado o Consumidor, o nosso Cliente - ou melhor, dias que reforçam a importância dos seus direitos. As datas são 15 de março, em nível mundial, e a outra - que é nacional - ocorre em setembro, também no dia 15.

A celebração que ocorrerá neste domingo (15) teve sua primeira comemoração em 1983. Este dia (15) originou-se no efusivo discurso do então presidente americano, o famoso estadista John Kennedy, no dia 15 de março de 1962. Sim, há quase 60 anos fala-se sobre a importância deste tema. De maneira resumida, em seu discurso JK trouxe à tona a importância dos direitos dos consumidores, mais especificamente quanto à sua segurança, informação, ao direito de escolha e de ser ouvido. Sugiro a leitura do excelente artigo publicado no portal do Procon Estadual de Santa Catarina.

No Brasil, o Dia do Cliente foi criado em meados de 2003, no Estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário João Carlos Rego. A ideia surgiu como uma maneira de homenagear os clientes pela sua fidelidade, e para os comerciantes, como um meio de reforçar importância de uma relação de consumo saudável.

Apenas um parênteses importante. Em nossa Constituição Federal, promulgada em 1988, consta a salvaguarda dos direitos dos consumidores (art. 5º, XXXII), bem como há(via) a determinação (art. 48 do ADCT -Atos das Disposições Constitucionais Transitórias) para que o legislador elaborasse, em até 20 dias, o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Houve um lapso considerável de tempo, pouco mais de 2 anos, porém o CDC teve sua publicação em 11 de setembro de 1990, sob a Lei nº. 8078/90.

De maneira legítima, as empresas varejistas passaram a utilizar essas datas para promover ações publicitárias, imbuídos de "aquecer" as vendas, e porque não, reforçar a importância destas datas. Inclusive, algumas ampliaram este período para a "Semana do Consumidor", outras para o "Mês do Consumidor". Sob a ótica econômica, é uma baita oportunidade.

Outras empresas aproveitam estas datas para desenvolverem ações internas de conscientização. Normalmente, estruturam uma agenda positiva onde os executivos passam um período, de aproximadamente 1 ou 2 horas, vivenciando o dia a dia dos times de experiência do cliente (utilizem a nomenclatura desta área que melhor atender a sua expectativa). Sob a ótica de conscientização, uma ação louvável.

Em ambas ações mencionadas acima, que são muito importantes dentro do seu espectro de atuação, é preciso que os envolvidos não deixem que essas práticas se restrinjam, tão somente, a essas datas específicas. Há que se obter resultados muito além disso, para que o foco na centralidade da experiência humana resulte numa cultura organizacional tão forte quanto as intenções iniciadas há quase 60 anos.

Maurício Lambstain é Executivo de UX da CX

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP