PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Empresa brasileira instala planta no Paraguai para tratamento de efluentes

Projeto está sendo concebido para mercado têxtil


A Ecosan, fabricante e integrador de sistemas e tecnologias para tratamento de água e efluente, está desenvolvendo a montagem de uma planta de tratamento de efluentes para o mercado têxtil, no Paraguai, com capacidade de tratamento de 80 m³/h. O projeto foi concebido pelo alto grau de restrição de descarte exigido pela região e grande compromisso da empresa contratante com o meio ambiente.

O cliente é o Grupo Lunelli, que conta com 16 fábricas e emprega mais de 4,8 mil colaboradores. A empresa possui mais de 16 mil clientes ativos. Ela abrange as marcas Lunender, LezaLez, Hangar 33, Alakazoo, Lunelli e Fico atendendo os segmentos feminino, masculino, infantil e malha em rolo.

"Estamos certos que este projeto é um trabalho que nos levará a outras parcerias internacionais, pois nossa empresa tem grande expertise para atuar tanto em estações de tratamento de efluentes como também de água. Portanto, estamos muito motivados para os novos negócios que vão surgir em breve", analisa Talita Carvalho, Gerente Comercial da Ecosan.

Segundo ela, o tipo de processo selecionado para a aplicação no Paraguai previu a disponibilidade de área para implantação. "Então foi dimensionado um sistema convencional composto pelas etapas de peneiramento, aeração prolongada, e físico-químico. O layout também considerou a expansão da planta para uma segunda etapa, visando a duplicação da capacidade de vazão de tratamento", relata Talita.

​Tecnologia

Na indústria têxtil há muitos tipos de efluentes, conforme o setor de atuação de cada fábrica, que abrangem fios acrílicos, nylon e algodão; malhas 100% algodão com baixo teor sintético; tecido plano 100% algodão e também tecido plano seda, viscose e acetato.

"Para determinação do tratamento mais adequado para cada tipo de indústria têxtil é imprescindível que seja realizada uma boa caracterização do efluente e assim podemos definir a melhor rota tecnológica para o tratamento da mesma", explica André Telles, CEO da Ecosan.

De acordo com ele, sua empresa conta com uma equipe especializada para oferecer ao cliente a melhor solução tecnológica aliada a equipamentos de

alta qualidade. "Essa característica proporciona ao cliente despreocupação na conformidade com as leis locais para descarte, além de segurança quanto à manutenção dos equipamentos, por conta do alto grau de confiabilidade dos aparelhos", afirma Telles.

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP