NEOWRK
 

Hotel Unique reduz em 35% consumo de energia elétrica

Retrofit do sistema de climatização possibilitou ainda payback de R$ 340 mil

Um dos edifícios mais famosos de São Paulo por sua arquitetura diferenciada, o Hotel Unique reuniu um time de especialistas para ganhar vida. O projeto arquitetônico com formato de um arco invertido é assinado por Ruy Ohtake, o design elegante e contemporâneo ficou a cargo de João Armentano, enquanto o paisagismo foi criado por Gilberto Elkis. Por fim, a sua gastronomia é comandada pelo Chef Emmanuel Bassoleil, no restaurante Skye.

Inaugurado em 2003, o Hotel Unique passou recentemente por um retrofit em seu sistema de climatização. O sistema do tipo expansão indireta com dois resfriadores de líquido com condensação a ar estava totalmente obsoleto tanto em sua vida útil, quanto ao rendimento energético.

Além disso, os compressores partiam no sistema estrela triângulo, ou seja, o sistema de geradores não conseguia suportar a corrente de partida dos resfriadores e desarmava. Já o sistema de bombeamento e distribuição de água era composto por bombas horizontais de baixo rendimento e as válvulas de balanceamento eram estáticas. Por fim, o Hotel Unique precisava de um sistema de climatização que operasse com a energia essencial dos geradores existentes em caso de falta de eletricidade da concessionária.

"Tínhamos uma central de água gelada defasada, gerando altos custos de manutenção corretiva e também diversas reclamações dos clientes devido à sua performance, pois os equipamentos não chegavam na temperatura de conforto", explica Giovani Nicotra, Gerente de Manutenção do Hotel Unique.

​Para ganhar confiabilidade de operação além de reduzir o consumo de energia, o Hotel Unique investiu na modernização do sistema de climatização. A EPT Engenharia desenvolveu o projeto de retrofit priorizando a exigência do Hotel Unique por manter um sistema de climatização operando ininterruptamente. Assim, o sistema de expansão indireta permaneceu. A instaladora Star Center entrou em ação para buscar o que há de melhor em tecnologia para atender o projeto de retrofit, especialmente a questão da eficiência energética.

"A Danfoss foi escolhida para fornecer as válvulas de balanceamento e os conversores de frequência pela confiabilidade e tradição da marca, bem como por proporcionar um controle do fluxo de água independente da pressão do sistema no caso das válvulas", comenta Paulo Afonso Julia, diretor técnico da EPT Engenharia.

Para resolver o problema de corrente de partida, bem como melhorar o rendimento energético, ou seja, com melhor COP, o retrofit do sistema de climatização do Hotel Unique consistiu na substituição dos resfriadores de líquido por outros mais modernos com partida controlada por meio do conversor de frequência da Danfoss. Deste modo, foram instalados resfriadores com condensação a ar e compressores tipo parafuso controlados por conversores de frequência. As bombas foram substituídas por modelos dotados de tecnologia sensorless do tipo Inline controladas por conversores de frequência da Danfoss. Foram instalados ao todo sete equipamentos modelo VLT® HVAC Drive FC 102 P30K, da Danfoss.

As válvulas de controle e balanceamento independentes de pressão AB-QM DN200 com atuador da Danfoss foram instaladas na tubulação de cada resfriador de líquido para regular o fluxo de água independentemente da pressão do sistema de água resfriada, somando duas válvulas. Todo o sistema de controle eletrônico foi modernizado com a implementação de um sistema de controle centralizado.

O sistema de climatização do Hotel Unique foi modernizado sem interferência do fornecimento de água resfriada, ou seja, não houve impacto para os usuários. O retrofit entrou em funcionamento em novembro de 2018 e reduziu em 35% o consumo de energia elétrica da Central de Água Gelada do Hotel Unique, que ganhou também confiabilidade operacional.

Giovani Nicotra acrescenta que a redução do consumo de energia foi de 607.748 Kwh de janeiro a dezembro de 2019, em relação ao mesmo período de 2018. "Visando a questão de sustentabilidade com a economia gerada, o empreendimento deixou de emitir 988 toneladas de CO2 na atmosfera. Em questões financeiras, tivemos um payback de R$ 340 mil em 2019 em relação ao mesmo período de 2018", finaliza o gerente de manutenção do Hotel Unique.

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP