Túnel de dados totalmente imersivo... Só pra começar!

Serasa Experian apresenta nova sede em São Paulo, desenhada a partir de técnicas de Activity Based Working, neuroarquitetura, metodologia ágil e design biofílico

Por Érica Marcondes

 

A Serasa Experian dá mais um passo importante em seu processo de transformação digital em uma nova casa que traduz todo o caminho percorrido até aqui e como a empresa enxerga o futuro, permitindo uma experiência totalmente imersiva por meio da tecnologia. Com um investimento de R$ 30 milhões, o local se adéqua ao novo modelo de negócios da companhia, muito mais inovador e colaborativo.

Com vista panorâmica, ele está localizado no complexo Parque da Cidade (Av. das Nações Unidas, 14.401), na Zona Sul de São Paulo, e conta com um túnel de dados totalmente imersivo, que representa o coração de um Data Center e, de maneira lúdica, mostra como as informações podem ser trabalhadas a partir do poder dos dados. Além disso, os seis andares ocupados pela empresa contam com espaços abertos, mobiliário flexível, acessibilidade e artes nas paredes, fundamentais ao novo mindset da empresa.

O conceito arquitetônico, desenvolvido e implantado pela Athié Wohnrath, foi estruturado em design thinking com os colaboradores e adotou técnicas de Activity Based Working (ABW), neuroarquitetura, metodologia ágil e design biofílico, considerando espaços flexíveis, colaborativos e duradouros, que valorizam a diversidade, estimulam o bem-estar, o conforto e a produtividade dos funcionários. Nas paredes estão o propósito e os valores globais da Experian, ilustrados em obras inspiradas em grafites de rua – de acordo com estudos da International Association for Professional Art Advisors (IAPAA) sobre a psicologia nos ambientes de trabalho, um espaço enriquecido com arte, por exemplo, resulta em relacionamentos profissionais mais ricos e melhores níveis de comunicação com funcionários e clientes, além de fazer com que os profissionais tenham mais qualidade de vida.

“O caminho da transformação digital mexeu com a estrutura da companhia. Como pilares desse movimento, criamos ilhas de excelência baseadas na adoção de metodologia Ágil, temos trabalhado a mudança de mindset e a evolução de nossos processos de Recursos Humanos, tudo isso suportado pela readequação dos espaços físicos. Assim, mudamos para um espaço que proporcionasse a agilidade e a velocidade que precisávamos. Agora, com mais áreas que oferecem cooperação entre as equipes e locais que estimulam a criatividade, conseguimos aumentar o engajamento entre os funcionários para manter o diferencial e a alta competitividade no mercado”, comenta o Presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi.

A disposição dos postos de trabalho, áreas de colaboração, salas de reunião, cabines telefônicas e zonas criativas foram projetadas para trazer mais valor ao dia a dia dos colaboradores, baseados no conceito ABW que proporciona a livre escolha do local ideal para executar suas atividades. “Um exemplo disso são as salas-foco, pequenas e silenciosas, destinadas aos momentos em que a concentração se faz necessária, e as salas Inception, dedicadas apenas a projetos construídos por sprints. Todo o mobiliário é flexível (as mesas têm rodízio), permitindo a adaptabilidade dos layouts em fração de minutos, de acordo com as necessidades diferentes em cada momento dos times”, explica a Coordenadora de Arquitetura da Serasa Experian, Aline Navarrete.

Diversas salas de reuniões também são adaptáveis, porém, como há grande oferta de áreas colaborativas, os funcionários são incentivados a se reunirem e trocarem experiências em outros espaços informais de reuniões. “Trabalhar cada vez mais perto de milhões de consumidores brasileiros só é possível em uma empresa digital, atuante em um modelo físico que gere resultados cada vez mais rápido”, comenta Rossi.

A logomarca foi produzida com resíduos de lixo eletrônico, numa escultura do artista plástico Jota Azevedo. Além de ambientes colaborativos e de uma área de jogos para descompressão, o espaço dispõe de um “minimarket” aberto 24 por 7 do tipo “pegue pague”, no qual o autosserviço não é apenas para pegar os alimentos, mas também para pagamento.

O propósito do grupo Experian é um futuro melhor e a sustentabilidade, assim como ocorre na unidade da empresa em São Carlos, deve se tornar parte do dia a dia dos funcionários. “No kit de boas-vindas ao novo escritório, todos receberam um copo reutilizável de bambu e uma garrafa de alumínio para água. Os copos de plásticos ficam restritos aos visitantes. Os banheiros possuem um sistema a vácuo, que reduz o consumo de água em até 90% e todo o layout foi desenhado com aproveitamento da luz natural e iluminação dimerizável na proximidade das fachadas”, detalha o Gerente de Facilities Arnaldo Borgia.

O novo escritório fortalece a companhia que, há mais de 50 anos, compreendeu a importância dos dados e o quanto a habilidade de analisá-los se tornaria uma vantagem competitiva para os negócios. Seu processo de transformação digital teve início com a primeira ilha de excelência digital, seguindo o conceito de fintech dentro da companhia, na criação do Serasa Consumidor, que começou com quatro milhões de consumidores e hoje já tem 40 milhões em sua base. Neste mundo cada vez mais analítico, a empresa também dobrou sua estrutura de cientistas de dados nos últimos três anos chegando a 200 profissionais em 2018. Além disso, para reforçar a liderança em dados no mercado brasileiro e identificar novas oportunidades, a companhia tem seu próprio laboratório de inovação – o DataLab –, uma área de Data Strategy e um Chief Data Officer (CDO).

Com essa nova sede, o imóvel situado na Alameda dos Quinimuras será vendido pela empresa.

Clique aqui para conferir o conteúdo na versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP