Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

A limpeza que nunca dorme

Como funciona o processo de higienização em ambientes de ampla circulação no período das férias
Um ambiente limpo e seguro exige um processo de limpeza eficaz e sustentável. No período de férias, espaços de lazer e entretenimento, como shopping centers, hotéis, cinemas e teatros tendem a atrair um número maior de pessoas e, devido a essa movimentação, parte do processo de limpeza precisa ser realizado em períodos não convencionais. Afinal, a limpeza é premissa básica para a garantia de uma boa experiência para o cliente.

Segundo Nathalia Tiemi Ueno, vice-presidente administrativo-financeira da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), são necessárias equipes para atuar em diversos horários, com demandas específicas de trabalho, de acordo com o local, tamanho, superfícies a serem limpas e o tipo de sujidade a ser removida.

A contratação de empresas especializadas para realização de serviços de limpeza profissional é um ótimo investimento, pois as equipes são treinadas para utilizarem os melhores procedimentos, equipamentos e produtos.

Em grandes centros de compras, por exemplo, é comum se deparar com profissionais de limpeza em horário comercial utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), produtos químicos, máquinas e acessórios específicos para a higienização, principalmente em banheiros e praças de alimentação que requerem agilidade e eficiência. Por sua vez, itens como pisos, vitrines e paredes necessitam ser higienizados de forma bem planejada, de preferência à noite, quando o espaço está fechado, sem o tráfego de usuários, aponta Nathalia.

Nathalia Tiemi Ueno, vice-presidente administrativo-financeira da Abralimp

Da mesma forma, gestores de hotéis precisam estar atentos à conservação dos espaços coletivos como recepção, área externa de piscina, corredores e elevadores. Na higienização das cozinhas industriais, é fundamental usar produtos químicos de limpeza que atendem a todas as regulamentações legais da vigilância sanitária.

Uma das principais preocupações dos administradores das salas de cinemas e teatro, por sua vez, está relacionada com as tradicionais guloseimas. No caso dos chicletes, muitas vezes deixados pelos frequentadores, é comum encontrá-los grudados sobre o carpete ou em poltronas, exigindo uma raspagem manual com espátula. Já a pipoca e o refrigerante pedem atenção especial pelo potencial de sujidade, uma vez que podem engordurar carpetes e poltronas.  Além disso, há a produção de lixo pelo consumidor em todos esses locais.

É neste sentido que entram em cena as empresas especializadas e os equipamentos para uso profissional, como aspiradores de pó, secadoras de carpete, enceradeiras, lavadoras de piso, sopradoras, carrinhos funcionais e uma série de produtos que o cliente não vê, mas que garantem o conforto, higiene e um ambiente saudável enquanto aproveita as férias.

 Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde