Expo
 

Operação especial marca instalação dos elevadores mais rápidos do Brasil

Tecnologia de ponta promete percorrer em menos de um minuto os 81 andares do edifício que será o maior da América Latina

A tecnologia de ponta empregada no maior edifício da América Latina está cada vez mais aparente com o andamento das obras, segundo a Atlas Schindler. Na etapa atual, estão sendo instalados os 10 elevadores para atendimento direto dos apartamentos das torres do Yachthouse by Pininfarina, os mais rápidos do país, com capacidade de se deslocar 6 metros por segundo e percorrer em menos de um minuto os 81 andares do prédio. As equipes trabalham para içar e instalar as peças que somam mais de 35 toneladas.

Para a operação, primeiro foi necessária uma movimentação horizontal, com o armazenamento das máquinas no andar térreo. O passo seguinte foi a movimentação das peças guardadas até os poços, por meio de empilhadeiras. Já o içamento do térreo até o 80º pavimento está sendo feito com um guincho instalado na casa de máquinas. "A movimentação é realizada para facilitar a chegada do equipamento até a casa de máquinas, na parte superior do edifício", reforçam Anderson Rugero e Fabio Rengies, da Elevadores Atlas Schindler.

Estes já são os elevadores definitivos, embora alguns detalhes sejam finalizados somente mais perto da entrega do Yachthouse by Pininfarina, neste caso, as chamadas externas (sistema de gerenciamento de tráfego Port Technology, onde a chamada é feita diretamente no hall dos andares, ao invés de sistemas convencionais de senhas ou biometria nas cabinas) e o comissionamento final (ar-condicionado, interligação de chamadas, sistema de comunicação e controle). Também para evitar contratempos, a parte de revestimento de piso e parede finais (um alumínio com face amadeirada) serão colocados apenas próximo da inauguração da obra.

O engenheiro Davi Rotilli, da Pasqualotto & GT, comenta que toda a grandiosidade do projeto é possível ver também nesta etapa dos elevadores. "A casa de máquinas, por exemplo, é especial, com uma monovia (espécie de guincho). Ela é utilizada para o içamento dos motores que são muito pesados e este mesmo equipamento possibilita manutenções e possíveis reparos futuros, com toda segurança necessária", destaca.

Os números ligados aos elevadores do Yachthouse by Pininfarina

- 22 elevadores no empreendimento;

- 10 elevadores para atendimento direto dos apartamentos;

- 35 toneladas de motores;

- Percurso de 275 metros em menos de 1 minuto

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP