TELELOK
 

Análise "personalizada" em tempo real de equipamentos elétricos

Universidade deposita patente com sistema que possibilita a análise de desempenho de máquinas elétricas, prevendo falhas, evitando panes e indicando reparos


A PUC-Campinas está depositando uma segunda patente no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) a partir de um projeto desenvolvido e defendido como dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. O projeto que possibilita a análise de desempenho de máquinas elétricas, prevendo falhas, evitando panes e indicando reparos necessários, foi desenvolvido por Lucas Baraldi Mausbach com orientação do professor Frank Herman Behrens.

Na dissertação "Método para monitoramento de motores de corrente contínua integrados a redes de IoT", o conceito de Internet das Coisas foi aplicado a um equipamento elétrico de corrente contínua e, a partir de sensores, foram coletados dados de corrente elétrica consumida e velocidade de rotação considerando variações da tensão de alimentação, carga e temperatura.

O equipamento foi submetido a uma série de condições para que os sensores detectassem as variáveis monitoradas, com o objetivo de analisar o estado de operação do equipamento, classificando-o como "saudável" ou "não saudável".

O sistema pode enviar esses dados remotamente, para computadores e smartphones, por exemplo, reportando comportamentos incomuns, eventuais desgastes ou falhas, e até mesmo tendo a autonomia de desligar o equipamento automaticamente protegendo a integridade do sistema ao qual está aplicado.

Também foram desenvolvidos modelos matemáticos a partir dos dados coletados, para criar padrões que indicassem variações fora da normalidade e possibilidade de falha ou quebra no equipamento.

Segundo os desenvolvedores, é possível aplicar esse conceito a qualquer tipo de equipamento elétrico e os dados coletados também podem variar de acordo com a necessidade, instalando sensores com diversas funções. A partir dos dados, também é possível criar novos modelos que indiquem as variações e ações necessárias para preservar o equipamento e aumentar sua vida útil.

Com isso, é possível "personalizar" a análise dessas máquinas a partir do sistema desenvolvido. "O mesmo tipo de equipamento pode ter performances e comportamentos diferentes dependendo do local em que está instalado, da temperatura ambiente da região, da forma como é utilizado", diz o orientador Frank.

O sistema possibilita que uma empresa possa receber informações de cada máquina, sabendo se ela está precisando de reparos, se está com risco de quebra e até calcular quanto tempo ainda pode ser mantida a sua utilização de forma segura. "É possível, dessa maneira, programar a manutenção do equipamento sem prejudicar ou afetar minimamente a produção. Também pode-se evitar a troca prematura de peças utilizando-as até o limite de sua vida útil", diz o professor.

Lucas disse que sua motivação para desenvolver o sistema veio de necessidades que via no trabalho. "Pensei principalmente na Internet das Coisas e sensoriamento de máquinas, manutenção preventiva. É algo que se fala muito, mas quando se chega na realidade no caso das máquinas elétricas não há muita coisa. Geralmente, a Internet das Coisas é mais aplicada em peças estáticas, há pouca coisa para objetos em movimento, como máquinas elétricas. E o método que desenvolvemos é genérico, que pode ser adaptado para qualquer tipo de máquinas elétricas", disse.

Fotos: Divulgação PUC-Campinas

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP