Sorteio Nespresso
 

Arquitetura & Workplace

Soluções para espaços corporativos e projetos de arquitetura

Conteúdo publicado em 25 de setembro de 2019

SALAS ADAPTÁVEIS PARA AULAS INTERDISCIPLINARES

Com ateliês sem paredes e integração de turmas e disciplinas, a Universidade Positivo, de Curitiba (PR) inovou na forma de ensinar Arquitetura e Urbanismo. Inspirados em modelos já aplicados nos Estados Unidos e na Europa, em que os espaços de criação são diferentes de uma sala de aula convencional, os novos ateliês integrados do curso de graduação são amplos ambientes, divididos por biombos móveis, que permitem a adaptação a diversas atividades práticas e teóricas. Dessa forma, mais de uma disciplina pode ser aplicada de maneira simultânea, possibilitando um ensino itinerante, em que o professor escolhe o espaço da aula e o modifica conforme sua necessidade.

Segundo o Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Positivo, Rodolfo Sastre, ao contrário do que se imagina, essa integração espacial acabou aumentando a concentração dos estudantes. “Percebemos que os alunos estão mais focados e que, com a mudança, eles entendem que o espaço é pensado para as especificidades da prática de ensino de Arquitetura”, conta. Segundo ele, esse entendimento afetou também a sensação de pertencimento, resultando no fortalecimento da identidade do aluno com a instituição.

Além dos ateliês, a Universidade Positivo também transformou a matriz curricular do curso de Arquitetura, que agora prioriza o ensino por competências, unindo a teoria à prática, de forma interdisciplinar. Essa interdisciplinaridade se materializa também na organização espacial proposta. “Os alunos adoraram a possibilidade de, devido ao espaço aberto e compartilhado, poderem observar aulas dos outros anos e interagir com colegas de outras turmas no momento que as atividades estão sendo executadas”, explica Sastre.

BARIGUI BUSINESS CENTER É LEED PLATINUM

Idealizado para ser reconhecido como um dos empreendimentos corporativos mais promissores de Curitiba/PR, o Barigui Business Center (BBC), assinado pela Invescon, acaba de concluir o processo de certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), com reconhecimento na categoria máxima, a Platinum, que certifica a sustentabilidade do edifício de alto padrão e propaga a visão sobre o desempenho ao longo do ciclo de vida do mesmo.

Localizado na Rua General Mário Tourinho, 1.746, o empreendimento construído pela TEICH Construtora, do Grupo Laguna, foi desenvolvido para locação e conta com 16 pavimentos com infraestrutura de piso elevado, a maior laje da região, 600 m2 e 115 vagas de estacionamento rotativas. De acordo com Luís Napoleão Filho, CEO da Invescon, o BBC foi pensando para ter um baixo custo condominial e de manutenção, agregando assim maior retorno aos investidores e inquilinos.

Entre as características visíveis de sustentabilidade, destaque para a instalação de um telhado verde, o bicicletário para os ocupantes, vagas preferenciais para veículos eficientes e aproveitamento da iluminação natural. “Suas especificações foram projetadas para um desempenho energético superior, especialmente no tocante ao uso do ar condicionado, mas também na proteção de fachadas críticas e na área de vidro”, detalha o Empresário. Para se ter uma ideia sobre a eficiência energética do empreendimento, a economia de energia do BBC, comparada ao padrão de referência do LEED é maior em 34,4%. Já os painéis fotovoltaicos geram 10.307,22 kWh/ano, número que representa 5% do consumo de energia das áreas comuns do edifício.

Segundo o Engenheiro Ambiental João Vitor Gallo, do escritório Petinelli, para conseguir o crédito de empreendimento ambientalmente correto, foi implementado ao longo da obra do Barigui Business Center planos de controle da poluição, erosão, sedimentação de corpos hídricos e gerenciamento dos resíduos. “Todos os resíduos gerados durante a obra foram separados, alocados na central de resíduos, e destinados à reciclagem e reúso. Cerca de 98% dos materiais foram desviados de aterros sanitários”, destaca Gallo. Ainda nesse quesito, 11,53% dos materiais incorporados no edifício possuem conteúdo reciclado e 21,11% possuem conteúdo regional extraídos e manufaturados dentro de um raio de 800 km da obra. Além desse cuidado, 63,57% de toda madeira permanentemente instalada no BBC possui certificado Forest Stewardship Council (FSC), que garante o corte correto e o manejo florestal. Por fim, todas as tintas e adesivos utilizados possuem baixo Composto Orgânico Volátil (COV).

Escolhidos além da estética, priorizando a funcionalidade e a sustentabilidade, todos os metais e louças instalados nos banheiros do BBC possuem baixa vazão de água e fechamento automático. “Taticamente, água de chuva e águas cinzas (provenientes das torneiras e chuveiros) são tratadas e reutilizadas para as descargas dos vasos sanitários e mictórios”, explica o Engenheiro Ambiental. Por fim, a economia global de água potável do BBC, quando comparado ao padrão de referência do LEED, é de 73,15%.

Clique aqui para conferir a versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP