Conectando pessoas num só propósito foi o tema da 26ª Higiexpo

A maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina veio reforçar e demonstrar a relevância do setor

Por Léa Lobo

As principais tendências e inovações do setor estavam presentes na  Higiexpo 2019 – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental, a maior feira do segmento da América Latina que chegou a sua 26ª edição e movimentou ainda mais o mercado, no período de 20 a 22 de agosto.

Realizada a cada dois anos pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a feira superou as edições anteriores com um número maior de expositores nacionais e internacionais (mais de 120 divididos entre fabricantes e distribuidores de químicos, máquinas, equipamentos, acessórios e prestadores de serviços especializados).

O mercado de limpeza profissional cresce a cada ano. Para se ter uma ideia da dimensão desse segmento, fundamental para a promoção da saúde e bem-estar da sociedade, estima-se que a atividade movimente cerca de R$ 18 bilhões ao ano e empregue mais de 760 mil trabalhadores no Brasil.

A Abralimp reforça na Higiexpo o conceito de que limpeza está diretamente relacionada à saúde e à qualidade de vida das pessoas. Dados levantados pela International Sanitary Supply Association (ISSA , the Worldwide Cleaning Industry Association), entidade norte-americana parceira da Abralimp, indicam que uma limpeza eficiente pode reduzir até 80% a probabilidade de propagação de vírus comuns, como o da gripe. A pesquisa também constatou que um ambiente coletivo limpo, como o de escolas, reduz a incidência de doenças respiratórias (24%), de idas ao médico (34%), de uso de antibióticos (24%), influenciando também na redução do índice de absenteísmo (46%).

Cerimônia de abertura

Em seu discurso de abertura, o Presidente da Abralimp, Paulo Peres, ressaltou sua satisfação e orgulho em estar na maior Higiexpo da história, lembrando que todos os setores da economia precisam da limpeza para prosperar. “As pessoas necessitam de ambientes limpos para ter saúde e produzir. Portanto, a limpeza passou a ser um ativo mais valorizado em aspectos diversos, como para geração de empregos, na formação e capacitação de pessoas, nos investimentos em tecnologia e inovação, e no aumento da produtividade e da eficiência”, afirma.

Diversos representantes de associações e entidades parceiras compuseram a cerimônia de abertura. Adonai Arruda, Presidente da World Federation of Building Service Contractors, ressaltou que o tema escolhido para o evento “Conectando pessoas num só propósito” é fundamental para o atual momento da sociedade. “Em um momento onde falamos de indústria 4.0, robótica, Inteligência Artificial, e outras tecnologias e inovações, onde fica o ser humano? Hoje, a sociedade atinge proporções globalizadas, em que não cabe mais o amadorismo, e a tecnologia vem para ajudar a aperfeiçoar os processos”, diz ele, lembrando que profissionais qualificados são preponderantes para as empresas.

João Diniz, Presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse), por sua vez, enfatizou que o sucesso da feira acontece devido ao forte trabalho da Abralimp em realizar um evento de qualidade, com comprometimento com o meio ambiente e com a saúde. Renato Fortuna, Presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) disse que “é uma honra apoiar e participar do evento. Em uma sociedade cada vez mais competitiva e dinâmica conectar pessoas, é a melhor forma de prosperar”, analisa. Ressaltou ainda que a tecnologia otimiza a qualidade e o aproveitamento de recursos, além de ampliar a segurança do profissional de limpeza. No entanto, o ser humano é insubstituível em algumas atividades. Segundo pesquisa citada por ele, entre os principais atributos que um profissional deve ter estão a criatividade, a persuasão, a colaboração, a capacidade de adaptação e a gestão do tempo. “Algumas dessas qualidades, as máquinas não podem ter, tornando esse profissional cada vez mais importante para o sucesso do negócio”.

Já a evolução do evento foi lembrada por Rui Monteiro Marques, Presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Seac-SP): “Nos dois anos que se passaram do último evento, em 2017, tantas coisas mudaram no mercado... Tivemos novas leis que impactaram nossas atividades e a feira cresceu ainda mais. Tenho orgulho dos empresários que estão aqui acreditando no nosso segmento”, enfatiza ele.

Para Toni D’Andrea, representante da Associação das Indústrias de Limpeza da Itália (Afidamp), uma feira como essa é sempre um momento de alegria e promoção de atividades. “Há muitos anos conheço a Abralimp, pela qual tenho laços de estima. Os próximos anos reservaram excelentes oportunidades para reformularmos o nosso trabalho e termos novas fontes de inspiração, mais atentos ao meio ambiente”, disse.

David Drake, Vice-presidente Executivo da Abralimp, agradeceu a todos os colaboradores e funcionários, que trabalharam intensamente durante os dois meses que antecederam a feira. “Estamos vivendo um momento difícil do mundo e do Brasil. Agradecemos a presença de todos, que saíram da zona de conforto para estar aqui e buscar o País que todos nós queremos”, disse.

O diretor da Higiexpo 2019, Romilton dos Santos, disse que para realizar a feira foi preciso pensar em como melhorar e aperfeiçoar um evento que já era grandioso. “Com isso, conseguimos um novo lugar, uma área maior, mais expositores para ter ainda mais sucesso”.

A exposição e o congresso

O aumento da mecanização da limpeza profissional, novas tecnologias de monitoramento de equipamentos e processos a distância, e o atendimento às questões de sustentabilidade com produtos verdes ou economia de energia e água são alguns aspectos importantes da feira que demonstraram a evolução da limpeza profissional no aumento de produtividade, de eficiência e de segurança no trabalho.

Os produtos e serviços oferecidos são destinados a todos os ambientes: shopping centers, hospitais, hotéis, comércio, supermercados, indústrias, agronegócio, construção e pós-obra, instituições educacionais, condomínios residenciais e comerciais, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários, enfim, todos os ambientes que demandam serviços de limpeza.

Entre as grandes atrações da feira estavam a Área do Conhecimento com cursos gratuitos aos visitantes; o 27º Congresso Educacional Higicon, que trouxe conteúdos relevantes e uma excelente oportunidade de networking para os participantes; e o Lounge Inovação, com uma seleção das principais inovações dos expositores.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP