TELELOK
 

Um novo momento para a Brasilseg

Mudanças no layout traduzem a cultura da empresa no workplace

Por Paula Caires

Conteúdo publicado em 25 de setembro de 2019

Depois de quase um ano do anúncio de um novo formato societário entre a BB Seguridade, holding de seguros e capitalização do Banco do Brasil, e a seguradora espanhola Mapfre, em novembro do ano passado as mudanças foram oficializadas com a aprovação da Superintendência de Seguros Privados (Susep) – a última necessária para conclusão dos trâmites legais.

Na Brasilseg, empresa da BB Seguros que se dedica à comercialização de seguros de Vida, Habitacional, Rural e Massificados (Residencial, Empresarial e Condomínio) nos canais do Banco do Brasil, o time de facilities entrou em campo para imprimir o novo momento no espaço físico e marcar o início de uma nova etapa. Assim explica o Gerente de Infra Patrimonial e Serviços Administrativos, Eliezer Goes, que esteve à frente das mudanças físicas: “seguimos agora um outro caminho, como uma empresa menor, com apenas um presidente e, portanto, com mais facilidade para tomada de decisões”.

Por outro lado, o desafio de mais cobrança por resultados e eficiência em um empreendimento que já é certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) Gold Core & Shell e CI. “Nosso foco será os detalhes. Buscar otimização de processos e inovações para aumentar a produtividade e trazer economias. Queremos encontrar pequenos detalhes na operação que possam contribuir com o resultado”, explica ele, citando como exemplo duas mudanças já implantadas: o apagar das luzes uma hora mais cedo, das 22h para as 21h e o acionamento do ar condicionado periférico mais tarde nos dias mais frios”. Pequenas ações que, somadas ao longo do ano, podem gerar uma boa economia.

Para o Superintendente Executivo de Administração, Jorge Felix Fernandez Herrera, o desafio está em, como parte de uma equipe, criar uma nova empresa e moldar a sua cultura. “Isso é desafiador. Estamos formando equipes em busca do mesmo objetivo e estabelecendo indicadores para todos. Em especial, fornecer aos clientes a melhor experiência em cuidado e proteção, do App à agência, do campo à cidade, de pessoas a empresas, pois o que funciona bem para o cliente, funciona para nós”, declarou.

As mudanças não são apenas operacionais. Parte da missão de Goes foi traduzir a cultura da empresa no workplace por meio de pequenas mudanças estruturais e de ações nos oito andares onde ficou a Brasilseg, do 24º ao 31º, com uma população de cerca de 700 colaboradores. “Transparência” e “confiança” foram as duas palavras-chaves.

Antes chamado de andar da presidência, o 30º andar agora é o do “colegiado”, reunindo o presidente e os diretores das diferentes áreas separados apenas por divisórias de vidro na lateral. A sala do presidente, que era exclusiva e privativa, agora conta com uma parede de vidro que dá visão a todo espaço. “Queríamos traduzir um dos nossos valores, a ‘transparência’”, observa o Gerente.

Os demais colaboradores, por sua vez, ganharam um espaço de convivência que também traz consigo evidências dessa nova cultura que a empresa busca promover entre seu público interno. No 25° andar, a área do café, que era restrita aos treinamentos, foi integrada à área que era destinada à expedição, formando 270 m com mesas, cadeiras, seis micro-ondas, três geladeiras para quem quiser levar sua comida de casa, uma gôndola de snacks e uma geladeira de refeições da Vya, que se encarrega de fazer o abastecimento diário de pratos de comidas frescas. O colaborador escolhe e pega o seu prato, sem intermediários, e paga diretamente pelo aplicativo ou por cartão. “Antes só tínhamos vending machines, agora fica tudo exposto e acessível, sem trancas e controle. Apenas na base da confiança. A pessoa pega e ela mesma paga. Queremos aplicar na prática o conceito de ‘confiança’, que assim como o de ‘transparência’, temos frisado muito em nosso dia a dia”, afirma.

A preocupação com o bem-estar também está no centro do trabalho de Goes durante todo o processo, desde a forma como a mudança da equipe foi feita (em apenas um final de semana), até a criação desse novo espaço, que traz opções saudáveis de comida para um público cada vez mais preocupado com a qualidade de vida. A iniciativa ainda está presente nas ações de outras áreas, como a busca pela melhoria da relação com o entorno, a exemplo da assinatura do Gympass para os colaboradores, para uso de uma rede de academias.

Antes, restrito às equipes de inovação, o InovaLab teve agora seu acesso democratizado. O espaço conta com uma arquitetura diferenciada, com linhas orgânicas, que torna o ambiente menos formal, voltado a equipes de trabalho que buscam um local que inspire mais criatividade. Inspirados em metodologias ágeis, post-its, lousas e mobiliário diferenciado convidam ao trabalho mais colaborativo e criativo. As demais áreas não tiveram grandes mudanças: espaços abertos, pequenas salas para trabalhos que exigem mais concentração ou privacidade, salas de reuniões formais e informais, e o Welcome Coffee para acolhimento do visitante na entrada de cada andar.

Na fachada, as duas marcas continuam presentes, mas de forma independente. Na operação das áreas comuns, também. Assim como a recepção, que é exclusiva das duas companhias, e o serviço de segurança.

O novo acordo

Em novembro do ano passado, foi anunciada a aprovação da Susep ao contrato definitivo com as novas regras que regularão a relação entre as sócias BB Seguridade e Mapfre, concluindo a reestruturação iniciada em 2017, cinco anos após o início da sociedade. A transação já tinha sido aprovada pelo Banco Central.

A Mapfre adquiriu 100% dos negócios gerados pela Rede de Corretores e Affinities, e 100% dos negócios de Automóvel e Grandes Riscos. Por meio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, as empresas se manterão sócias no canal de distribuição banco nos negócios de Vida, Prestamista, Habitacional, Rural, Residencial, Empresarial, Massificados e DPVAT, até 2031, “sem grandes alterações em relação ao acordo inicial”, segundo a nota oficial.

Clique aqui para conferir a versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Carreira

Saúde mental entra no radar das fiscalizações trabalhistas

Em 2024, o Brasil ultrapassou 470 mil afastamentos por transtornos mentais

Operações

A importância da coleta seletiva em ambientes corporativos

Coleta seletiva se torna critério decisivo em contratos de limpeza corporativa e exige soluções práticas, padronizadas e economicamente viáveis

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP