3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Mensageria profissional e a sua importância para o Facility Manager

Pontos importantes a serem considerados para uma gestão eficiente e com redução de custos

Notícia publicada em 6 de junho de 2019

Por Thiago Pereira

Mas antes de começarmos, você sabe o que é a mensageria? É o setor que cuida, controla e transporta internamente todos os documentos e correspondências na sua empresa, sendo o elo do transportador – por exemplo os Correios – na chegada dos objetos na empresa até a entrega nas mãos dos destinatários finais.

Trabalhando há muitos anos com esta especialidade nos deparamos com alguns gestores que não dão a importância devida para este setor e acabam se arrependendo, principalmente quando algum problema sério acontece. Como exemplo, e um dos que geram muitas preocupações, podemos citar sobre os casos em que empresas recebem cartas judiciais advindas de tribunais ou fóruns contendo informações sobre notificações, intimações e ou sansões. Um controle não muito eficaz faz com que um extravio ou mesmo uma perda de prazo de resposta se torne uma dor de cabeça muito grande para o facility manager, inviabilizando inclusive uma tomada mais ágil de decisão para evitar outros transtornos.

Uma dica para minimizar o risco de um extravio está dentro de um conhecido lema que diz: “Atendimento bom é atendimento imediato”, ou seja, quanto menos tempo a correspondência ficar em posse da administração, menores as chances de haver algum problema futuro. Neste caso, sugiro também a adoção de uma escala de urgências.

Trabalhar com uma escala de prioridades é essencial, pois os serviços com maior valor agregado ou de rota expressa demandarão uma resposta mais rápida do destinatário final. Serviços expressos, como por exemplo Sedex, Sedex 10 e Sedex 12 dos Correios com certeza demandam mais urgência. Documentos sem rastreabilidade, malas diretas e ou impressos já saem da origem com prioridade baixa e desta forma exigirão uma ação também não urgente do destinatário final.

Outro ponto importante sobre o processual do setor de recebimento e envios de correspondências está na devida reposição de funcionário capacitado quando a pessoa responsável pelo setor falta ou precisa se ausentar. Em uma hora dessas cria-se um alerta para uma possível fragilidade do setor e, às vezes, uma substituição que não está qualificada pode gerar mais transtornos incalculáveis.

Por outro lado o setor de mensageria – se bem gerenciado – pode vir a ser uma vitrine positiva para os facility managers. Veja este case de sucesso: ao terceirizar o serviço com um parceiro qualificado, uma determinada empresa conseguiu reduzir em mais de 40% os custos gerais do serviço,  sem contar o ganho de melhorias no processo, uma vez que as entregas mais ágeis deixaram no passado as muitas reclamações dos clientes internos.

Outra solução para gerar economia é a automatização do processo. Utilizar um software que auxilie na gestão das correspondências, além de realizar a leitura e transporte de objetos de maneira eletrônica por meio dos códigos de barras ou QR Codes diminuem muito a chance de ocorrência de sinistros. Melhor ainda para o facility manager se ele puder atrelar a esta automatização a entrega de protocolos digitais fazendo uso de dispositivos móveis como tablets e ou smartphones. O resultado é uma economia ainda maior, uma vez que imprimir papéis ou comprar cadernos de controle tornam-se desnecessários. Ah! Isso sem falar do aspecto de sustentabilidade quando um serviço deste perfil é implantado. Nosso planeta, sem dúvida, agradece.

Como última reflexão, vale a pena olhar para o fato de que muitas empresas de terceirização não necessariamente terceirizam por completo o setor de mensageria. Ao disponibilizar colaboradores para o serviço, mas sem um back-office especializado, ou seja, sem as ferramentas necessárias e sem o treinamento devido, estas acabam transferindo responsabilidades e problemas aos facilities managers. É atribuição do FM verificar e garantir se a empresa contratada possui o know-how e a experiência necessários para realizar tão detalhado e específico atendimento. Também é sua tarefa consultar todas as informações e certidões daquela empresa, para atestar a idoneidade, bem como verificar se a mesma possui condições para realizar a contento os serviços contratados. Por fim, é necessário escolher a metodologia mais adequada que atenda o segmento que administra – seja uma indústria, empresa de serviços, condomínio ou shopping – e assim buscar a simplificação do processo no geral para evitar todos aqueles problemas que acabam gastando muita energia dos envolvidos e que tiram o foco do seu core business.

Thiago Pereira é Graduado em Comunicação Social com especialização em Logística Empresarial e Diretor de Negócios da MANEJA

Clique aqui para conferir a versão digital

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP