PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

FM 5.0 e como racionalizar o atendimento nos pontos necessários

Veja como a convergência entre os serviços virtuais e as tecnologias inteligentes tem torna os serviços mais eficientes

Notícia publicada em 15 de abril de 2019

Estamos caminhando cada vez mais rápido para a era dos serviços virtuais e tecnologias inteligentes. Essa convergência torna os serviços mais eficientes, sobretudo nos resultados e na experiência que o usuário final tem. A geração de dispositivos e plataformas em prédios e edificações tem crescido, afetando diretamente a gestão que hoje adota a Internet das Coisas (IoT) como meridiano de atuação nas decisões e contratações que estabelece a fidelização da aliança funcional.​

Com o imperativo momento desta evolução digital, torna-se necessária a mudança de fazer negócios e suas entregas como um todo. Nesse aspecto, podemos apontar as transformações físicas das lojas, passando de pontos referenciais de venda para pontos de entrega descentralizados da resultante do e-commerce, aluguel de espaços (Airbnb), caronas corporativas (Uber) e Coworking (WeWork). Essa rapidez e complexidade de mudanças estabelecem no mundo do Facilities Management uma imposição na gestão do tempo e dos resultados, integrando processos e buscando dispositivos que aferem o controle imediato das execuções em campo, trazendo a uma realidade frontal na tela do computador de cada gestor, sem falar nas paredes de LCD muito usadas em centrais de operações corporativas. Em 2020 teremos mais de 210 bilhões de "coisas" conectadas, segundo os dados da IDC - Internacional Data Corporate.

Com esta conectividade e rapidez, será possível obter uma análise mais inteligente e uma melhora na tomada de decisões. Veja: hoje quando falamos no desempenho energético das edificações é imperativo buscar pela eficiência nas instalações e por serviços realizados que são integradores do sistema como um todo; sendo bem analisados, estes dados em suas aplicações tornam a gestão mais bem otimizada com foco na qualidade e satisfação global.

No FM 5.0, encontramos poucas empresas de serviços que se preparam para este momento, mesmo tendo resultados globais relevantes, com taxas de crescimento que superam os 9% ao ano, como apresentado em um fórum da Associação Brasileira de Facilities. A verdade é que o mercado brasileiro de FM vem superando os 100 bilhões de reais, número que não reflete o investimento que as empresas do setor disponibilizam para o desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas atuantes e funcionais no que tange a gestão.

Neste mundo virtual do FM 5.0 podemos notar lançamentos como o Ibranco®, gestor em tempo real, e o Botton B®, que estratifica e racionaliza o atendimento nos pontos necessários. No caso deste último, quando acionado, recebe um sinal no pulso do colaborador, agilizando a ação e firmando a assertividade do resultado. Com todo este processo online, desde a abertura da ação ou chamado, checklists, evidências fotográficas e dashboards interligados, até pontos de ação inteligentes e maximização da produtividade, podemos afirmar que "haverá bom futuro", e mais, "o futuro é agora", a agilidade e eficiência farão a diferença daqui para frente.

Luis Felipe Fernandes é formado em Engenharia civil pela Universidade Guarulhos (UNG) e pós-graduado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui ampla experiência na área de Facilities, Manutenção e Gestão Empresarial, com passagens sólidas por empresas como Camargo Corrêa, Enterpa Engenharia e VR Benefícios. Atualmente é Diretor Técnico Comercial da Branco Branco Facilities. [email protected]

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP