3º Fórum InfraFM Indústrias
 

PESQUISA INFRA 2019 Terceirização de Serviços no escopo do Facilities Management

Uma pausa para leitura, que vale a pena...

Por Léa Lobo

Conteúdo publicado em 21 de março de 2019

Buscar entender cada vez mais as necessidades dos contratantes dos diversos serviços que compõem o escopo de Facility Management e difundir essas informações de maneira estratégica para que os profissionais da área tenham referências de mercado continua sendo uma das principais missões da revista INFRA. Por isso, no mês de fevereiro, fizemos uma pesquisa com nossos leitores sobre terceirização denominada Pesquisa INFRA 2019: Terceirização de Serviços no escopo do Facilities Management.

Nosso objetivo além de entender o perfil dos contratantes de serviços terceirizados, é também compartilhar dados e informações que poderão ajudar o segmento a pensar melhor as estratégias da sua gestão.

Nossos respondentes, em sua grande maioria com cargos de facilities manager e/ou similares têm em média 42 anos de idade, sendo que 59,01% deles trabalham em empresas de vários segmentos de atuação com menos de mil funcionários, e 40,99% em empresa com mais de 1.001 funcionários. Somando a isso temos gestores com um portfólio de até 20 mil m2 (52,09%) sob sua gestão, sendo que acima de 20.001 m2 temos 31,94% dos gestores, e 15,97% com grandes plantas industriais/empresariais sob sua gestão.

 

Uma informação importante da pesquisa é que, quando perguntamos sobre o modelo de contratação da atividade de Facilities Management adotado pelas empresas, somente 8,33% são gerenciados por uma empresa terceira e 54,16% possuem um mix entre gestão própria e gestão terceirizada, enquanto que em 25,71% todos os serviços são executados por profissional CLT/Contratado. Ou seja, a atividade terceirizada de FM tem um grande mercado ainda a ser conquistado. Veja a sistematização:

Questionados sobre os receios que tem em terceirizar, mesmo com a nova legislação da terceirização, 9,02% continuam com o receio de gerar vínculos trabalhistas, 14,58% de não ter controle sobre os serviços terceirizados, 31,25% com o desalinhamento de culturas e 45,15% por não obter um bom custo benefício. Esse último dado é um chamado aos fornecedores de serviços terceirizados a mostrar com mais clareza os reais benefícios que suas empresas tem a ofertar para os contratantes, incluindo aí a automação para que gerem maior confiança nos controles dos serviços prestados. Veja a sistematização:

Os respondentes da pesquisa, em sua grande maioria (68,05%) administram budgets de até R$ 15 milhões. 18,77% deles de R$ 15,1 a 50 milhões; 8,32% tem em suas mãos valores que superam a casa dos R$ 50 até R$ 100 milhões; e 4,86% com budgets de mais de R$ 100 milhões/ano. Veja a sistematização:

Outro ponto alto da pesquisa é que 65,98% dos profissionais respondem em C-Level (presidentes e diretores); e 22,91% para gerência. Isso demonstra que a atividade vem ganhando relevância dentro das organizações empresariais. Os respondentes também estão em cargos relevantes, sendo 13,88% diretores, 32,63% gerentes, 53,49% em áreas de supervisão e coordenação. Outro ponto que reforça a importância do profissional de FM é que em um processo de compras, 51,4% decidem; 47,22% especifica, indica ou influencia; e, somente, 1,38% não tem influência. Veja a sistematização:

A pesquisa nos indica ainda as movimentações dos espaços de trabalho nos próximos meses de 2019, em que 43,75% terá expansão de m2; 10,41% vão reduzir; 40,98% não terão nenhuma mudança no espaço atual; e 4,86% vão mudar de endereço. Enfim, uma boa notícia para os atuantes em arquitetura, projetos e real estate. Veja a sistematização:

Por fim, o leitor pode averiguar quais as atividades que fazem parte do escopo do FM estão sendo terceirizadas ou não e o que o mercado contratante pretende terceirizar ainda este ano.

SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS DE FM

A Pesquisa de 2019 da INFRA, trouxe as médias abaixo:

Vale observar que em maio de 2018, a revista INFRA divulgou uma entrevista com a Michael Page, onde os salários, em média, permanecem similares, conforme tabela abaixo:

Se desejar conferir a matéria completa de 2018, denominada “Você é um profissional híbrido?”, acesse nosso portal de notícias e pesquise pelo nome da matéria e cadastre-se para fazer a leitura. www.revistainfra.com.br

Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP