PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DA EXPO INFRAFM - EDIÇÃO 2025
 

PESQUISA INFRA 2019 Terceirização de Serviços no escopo do Facilities Management

Uma pausa para leitura, que vale a pena...

Por Léa Lobo

Conteúdo publicado em 21 de março de 2019

Buscar entender cada vez mais as necessidades dos contratantes dos diversos serviços que compõem o escopo de Facility Management e difundir essas informações de maneira estratégica para que os profissionais da área tenham referências de mercado continua sendo uma das principais missões da revista INFRA. Por isso, no mês de fevereiro, fizemos uma pesquisa com nossos leitores sobre terceirização denominada Pesquisa INFRA 2019: Terceirização de Serviços no escopo do Facilities Management.

Nosso objetivo além de entender o perfil dos contratantes de serviços terceirizados, é também compartilhar dados e informações que poderão ajudar o segmento a pensar melhor as estratégias da sua gestão.

Nossos respondentes, em sua grande maioria com cargos de facilities manager e/ou similares têm em média 42 anos de idade, sendo que 59,01% deles trabalham em empresas de vários segmentos de atuação com menos de mil funcionários, e 40,99% em empresa com mais de 1.001 funcionários. Somando a isso temos gestores com um portfólio de até 20 mil m2 (52,09%) sob sua gestão, sendo que acima de 20.001 m2 temos 31,94% dos gestores, e 15,97% com grandes plantas industriais/empresariais sob sua gestão.

 

Uma informação importante da pesquisa é que, quando perguntamos sobre o modelo de contratação da atividade de Facilities Management adotado pelas empresas, somente 8,33% são gerenciados por uma empresa terceira e 54,16% possuem um mix entre gestão própria e gestão terceirizada, enquanto que em 25,71% todos os serviços são executados por profissional CLT/Contratado. Ou seja, a atividade terceirizada de FM tem um grande mercado ainda a ser conquistado. Veja a sistematização:

Questionados sobre os receios que tem em terceirizar, mesmo com a nova legislação da terceirização, 9,02% continuam com o receio de gerar vínculos trabalhistas, 14,58% de não ter controle sobre os serviços terceirizados, 31,25% com o desalinhamento de culturas e 45,15% por não obter um bom custo benefício. Esse último dado é um chamado aos fornecedores de serviços terceirizados a mostrar com mais clareza os reais benefícios que suas empresas tem a ofertar para os contratantes, incluindo aí a automação para que gerem maior confiança nos controles dos serviços prestados. Veja a sistematização:

Os respondentes da pesquisa, em sua grande maioria (68,05%) administram budgets de até R$ 15 milhões. 18,77% deles de R$ 15,1 a 50 milhões; 8,32% tem em suas mãos valores que superam a casa dos R$ 50 até R$ 100 milhões; e 4,86% com budgets de mais de R$ 100 milhões/ano. Veja a sistematização:

Outro ponto alto da pesquisa é que 65,98% dos profissionais respondem em C-Level (presidentes e diretores); e 22,91% para gerência. Isso demonstra que a atividade vem ganhando relevância dentro das organizações empresariais. Os respondentes também estão em cargos relevantes, sendo 13,88% diretores, 32,63% gerentes, 53,49% em áreas de supervisão e coordenação. Outro ponto que reforça a importância do profissional de FM é que em um processo de compras, 51,4% decidem; 47,22% especifica, indica ou influencia; e, somente, 1,38% não tem influência. Veja a sistematização:

A pesquisa nos indica ainda as movimentações dos espaços de trabalho nos próximos meses de 2019, em que 43,75% terá expansão de m2; 10,41% vão reduzir; 40,98% não terão nenhuma mudança no espaço atual; e 4,86% vão mudar de endereço. Enfim, uma boa notícia para os atuantes em arquitetura, projetos e real estate. Veja a sistematização:

Por fim, o leitor pode averiguar quais as atividades que fazem parte do escopo do FM estão sendo terceirizadas ou não e o que o mercado contratante pretende terceirizar ainda este ano.

SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS DE FM

A Pesquisa de 2019 da INFRA, trouxe as médias abaixo:

Vale observar que em maio de 2018, a revista INFRA divulgou uma entrevista com a Michael Page, onde os salários, em média, permanecem similares, conforme tabela abaixo:

Se desejar conferir a matéria completa de 2018, denominada “Você é um profissional híbrido?”, acesse nosso portal de notícias e pesquise pelo nome da matéria e cadastre-se para fazer a leitura. www.revistainfra.com.br

Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP