Expo 2025 - Credenciamento
 

Novo varejo

Você está preparado?

Por Flávia Pini*

Conteúdo publicado em 30 de janeiro de 2019

A China está redefinindo o que conhecemos do varejo, e os termos criados por lá tomam espaço no restante do mundo. É o caso do conceito New Retail, ou “Novo Varejo”, em português, e representa a integração dos mundos on-line, off-line e de todos os serviços que orbitam esses mercados. O New Retail tem como principal objetivo colocar o cliente no centro da experiência de consumo e, a partir do seu comportamento, criar um “ciclo virtuoso” que alimenta novas estratégias cada vez mais personalizadas, convenientes e, claro, rentáveis ao varejo.

Mas e esse cliente? O “novo” consumidor é influenciado por circunstâncias que o fizeram ser mais exigente e imediatista. A rotina desse novo consumidor pede por produtos e serviços que tornem a vida mais fácil e prática, e daí nasce o grande desafio do varejo em surpreender positivamente, antecipar demandas, trabalhar de forma personalizada e entregar o que o cliente precisa, quando mais precisa ou até quando ainda não sabe que precisa. E se atualmente nós temos o sonho da conveniência, ele pode se tornar verdade através de uma única coisa: dados.

Diferente da China, o ecossistema de soluções para unir os canais e monitorar o comportamento do consumidor no Brasil ainda é bastante pulverizado. Aqui, o varejista deve ir além do simples alinhamento das estratégias: a integração entre o on-line e off-line é possível apenas através das plataformas, que alternam entre coletar, analisar e executar. Assim, é possível ter insumo motriz para entregar no mundo físico o que tem sido abastecido na rede.

Seguem, então, alguns dos serviços que, integrados, fazem com que o seu varejo exerça o New Retail:

• Analytics in store: análise do comportamento do consumidor no mundo físico com o intuito de compreender dados básicos como fluxo, conversão, permanência, frequência, performance de equipe, potencial do ponto e até mesmo Return On Investment (ROI) de campanhas.

• CRM: plataforma de relacionamento com o cliente que além de armazenar dados cadastrais que são altamente relevantes, permite que contatos sejam realizados em momentos adequados, gerando eficiência na comunicação e aumentando a probabilidade de conversão.

• DMP: ferramenta que coleta, armazena e organiza dados de diferentes fontes (navegação na internet e geolocalização) para identificar a audiência da empresa. Já é bastante conhecida pelas agências digitais e ajuda o varejista a identificar quem interage com a marca mesmo antes de realizar uma compra. Auxilia na adequação do mix, entre ponto e perfil de equipe, assim como na clusterização de campanhas para que fiquem cada vez mais personalizadas.

• Pagamento mobile: além de eliminar o atrito por meio de um QR Code no app, por exemplo, é possível ter muito mais do que apenas dados de transação – o comportamento de consumo agregado ao perfil deixa a base ainda mais relevante.

Já temos visto sinais robustos de avanço e um mercado chinês cada vez mais próximo do Brasil através de grandes aquisições. Mas o benchmarking está feito, e as plataformas estão disponíveis. Resta a nós “tropicalizar” para executar a nosso modo o que a China tem nos mostrado que deu certo: um novo varejo que venceu os desafios da mobilidade, que tem preparado mão de obra específica para atender às demandas da transformação digital, cuja cultura das empresas inicia por tecnologia e que não tem medo de demandas exponenciais.

E claro, nada acontece da noite para o dia, então, não espere mais para começar!

* Flávia Pini é CMO na FX Retail Analytics, empresa que oferece inteligência para o varejo por meio do monitoramento de fluxo. – www.fxdata.com.br

Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP