Ana Paula Cassago
 

Quatro lições que podemos tirar do incêndio no Incor

Fogo atingiu área externa da edificação na última sexta-feira (18/1), mas foi rapidamente controlado; ninguém ficou ferido

Notícia publicada em 21 de janeiro de 2019

Você provalvemente deve ter acompanhado nos noticiários o incêndio que a área externa do Instituto do Coração (Incor), no bairro Cerqueira César, próximo à Avenida Paulista, na manhã últiam sexta-feira (18). Segundo o Instituto, 25 pacientes tiveram de ser temporariamente deslocados em razão da fumaça.

Do alto de prédios no entorno da edificação, era possível identificar chamas em equipamentos de refrigeração do edifício. Inicialmente, quatro viaturas foram enviadas para o local. Momentos depois da abertura do chamado, feito às 10h47, foram enviados ao menos outros 14 carros.

Por volta de 11h15, o fogo já estava controlado pela própria brigada do Hospital e não houve feridos. Além disso, parte do prédio foi evacuado, mas os pacientes não precisaram sair, segundo o Corpo de Bombeiros.

A assessoria de imprensa do Incor informou que o incêndio ocorreu numa área externa do hospital, num duto de refrigeração, e não atingiu o interior do edifício, onde estavam pacientes e funcionários. Além disso, em nota, a Instituição disse que "em outubro de 2018 foi realizado, com os bombeiros, simulado de gerenciamento de riscos, o que tornou mais ágeis e eficientes as operações de hoje".

Mas por que estamos trazendo essa notícia? Porque talvez valha a pena refletir sobre essas quatro lições:

1) A importância da área de Properties Management, que trabalha para planejar, executar e fiscalizar programas de segurança das edificações, o que envolve pessoas, tecnologias, normas, produtos, serviços e processos;

2) A necessidade de se investir em um plano completo de gestão e análise de riscos, que determinará o passo a passo em caso de contingências como essa;

3) A importância de realizar vistorias técnicas, check-lists e manutenções preventivas e preditivas em equipamentos, com empresas sérias e qualificadas em seu ramo de atuação; e

4) Investimento em equipes preparadas e treinadas quando falamos em Manutenção Predial e Profissionais Brigadistas.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP