PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Desafios para projetos de comunidades planejadas e sustentáveis no Brasil

Tema é um dos destaques do 8º Complan, seminário realizado pela ADIT Brasil em Fortaleza

Notícia publicada em 23 de outubro de 2018

No Brasil, morar em comunidades planejadas ou smart cities, onde há vários tipos de comércio e áreas de lazer, além de outras facilidades, ainda é um privilégio para poucos. "Para aqueles que desejam empreender ou tornarem-se master developers é fundamental pensar primeiro no modelo de negócio e depois no projeto", disse Felipe Cavalcante, presidente da ADIT Brasil - Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, aos participantes na abertura do 8º COMPLAN - Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano.

O evento, realizado ontem e hoje (23/10) no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, recebeu mais de 280 participantes, de cinco regiões do país, entre arquitetos e urbanistas, agentes públicos, construtoras, incorporadoras, loteadoras, escritórios jurídicos, instituições financeiras, redes hoteleiras, investidores e proprietários de terrenos.

Cavalcante chamou a atenção da plateia para os desafios dos master developers e recomendou a leitura do livro "Nimbys Wars", editado pela ADIT Brasil e lançado em 2016, que oferece respaldo aos gestores e agentes públicos para que os empreendimentos possam ser bem-vindos pela comunidade. "No longo prazo, o urbanismo exige disciplina e planejamento que criem valor para o empreendimento. Paris, por exemplo, tem ótimos espaços públicos, diferentemente dos espaços privados", afirma o executivo.

Em relação à conveniência e atrativos para os moradores, os pequenos comércios como padarias, lojas e até food trucks contribuem para a valorização do imóvel. No quesito segurança, há várias técnicas que permitem fazer a integração nos arredores, ou fora dos muros. Para Cavalcante, é possível ter qualidade de vida com projetos criativos e que sejam adaptáveis a vários tipos de situações.

Legado de Alphaville

Nesta edição do COMPLAN, o empresário Renato de Albuquerque, 92 anos, foi o homenageado pela sua trajetória e dedicação ao setor. Na década de 1970, ele criou um núcleo de residências em São Paulo, batizado de Alphaville que, até hoje, é referência no segmento imobiliário. O Prêmio Legado ADIT - Uma vida que vale a pena ser vivida foi entregue por Felipe Cavalcante, presidente da ADIT Brasil, sob os aplausos dos participantes.

Entre as muitas histórias para contar, Albuquerque lembrou que "na época, o prefeito de Barueri foi contra o projeto no município, pois queria fomentar a instalação de fábricas, indústrias. Com isso, tivemos que estudar novas formas de viabilizar o empreendimento, assim nasceu um modelo de bairro sustentável". Juntamente com o sócio, Yojiro Takaoka (que faleceu em 1994), ele comandava as obras do que se tornaria o maior case de sucesso em comunidade planejada do país.

Questionado por Sérgio Villas Bôas, vice-presidente da ADIT Brasil, e por Paulo Toledo, da CIA Inteligência Imobiliária, sobre a marca Alphaville nos dias de hoje, Albuquerque avalia que as dificuldades provocadas pelos desmandos do governo Dilma geraram muitas dificuldades. Por outro lado, o empresário continua ativo, mesmo após a venda do negócio para a Gafisa. Ele se aliou a Nuno Lopes Alves, com quem já tinha feito negócios. "Nos tornamos sócios e fundamos a Artesano", celebra Albuquerque.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP