Condor
 

Sustentabilidade Empresarial e o Consumo Consciente em Facilities

Tradicional reunião do Grupas promovida pela RL Higiene reúne cerca de 100 profissionais em São Paulo para discussão do tema

Notícia publicada em 5 de outubro de 2018

Thiago Alves, CEO da Regus

Aconteceu na última quinta-feira (4/10) mais um encontro do GRUPAS - Grupo de Gestores de Facilities, desta vez em parceria com a RL Higiene. O evento reuniu cerca de 100 profissionais no recém-inaugurado Spaces Berrini, do Grupo Regus, e teve como tema "A Sustentabilidade Empresarial e o Consumo Consciente". Os palestrantes foram o anfitrião Tiago Alves, CEO da Regus Brasil, e Helio Mattar, fundador do Instituto Akatu, que tiveram a oportunidade de abordar como as novas oportunidades de negócios devem estar alinhadas às demandas do meio ambiente.

Segundo Alves, cada vez mais o mercado está trazendo como realidade a busca por práticas sustentáveis, e para transformar um ambiente de trabalho compartilhado em um modelo eco-friendly, a revolução da tecnologia favoreceu muito na virtualização de várias funções e produtos.

"Hoje, há uma redução do consumo de papel, tendo em vista que as pessoas podem armazenar os seus documentos na nuvem. Diminuiu também o consumo de eletroeletrônicos para executar atividades que agora podem ser desempenhadas pelo celular", exemplificou o executivo.

Inclusive, algumas práticas sustentáveis básicas, segundo Alves, já viraram condição indispensável na concepção dos espaços, como o uso de lâmpadas LED, redução e reuso de água, suporte administrativo, recepção, telefonista, pool de impressão - tudo feito de forma compartilhada nos escritórios da Regus. "O que é preciso, todavia, é gerenciar conflitos, para que o usuário saiba o que ele ganha em troca quando o assunto é sustentabilidade".

Helio Mattar, fundador do Instituto Akatu

Fundador do Instituto Akatu, Helio Mattar acredita que é preciso ir além dessa mudança tecnológica para suprir as necessidades do meio ambiente. Como alternativas, ele citou a necessidade de alterar as políticas públicas, estabelecendo preços maiores para produtos insustentáveis; transformar a consciência dos consumidores; desenvolver produtos e serviços praticamente novos; além de criar uma outra forma de organizar a sociedade.

Segundo ele, cada vez que o uso de energia elétrica é acionado, o acionamento das termoelétricas acontece de forma maior ou menor, contribuindo para o aquecimento climático, fator que causa mudanças extremas de temperatura e de clima.

Além disso, o problema da sustentabilidade não é só ambiental, mas é principalmente um problema social, e com a robotização esse problema será exponencial. Uma das saídas para as empresas, de acordo com o palestrante, aponta para a contratação de mais pessoas, e não para a uma redução do quadro de colaboradores. E como a área de FM é intensiva em mão de obra, o desafio será responder a essa demanda.

"O que a gente quer não é deixar de consumir, mas consumir melhor, de forma consciente. Sustentabilidade é a preocupação com o outro. Temos uma sociedade em que as pessoas consomem o que não precisam, gastam aquilo que elas não têm, para impressionar pessoas que elas não gostam. É preciso consumir de forma que proporcione o bem-estar hoje e no futuro", concluiu Mattar.

No final do encontro, o grupo pôde conhecer as novas instalações da Spaces no edifício.

Fotos: Divulgação RL

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP