Ana Paula Cassago
 

Documento traz comportamento do PVC em situações de incêndio

Objetivo é apresentar as propriedades do material em aplicações voltadas à construção civil e arquitetura

O Instituto Brasileiro do PVC, entidade que reúne e promove conhecimento técnico-científico sobre o PVC e suas aplicações, lança um documento sobre o comportamento do material em incêndios. O objetivo é apresentar as propriedades do material em aplicações voltadas à construção civil e arquitetura, frente a situações de calor e de incêndio propriamente dito.

Dentre os assuntos abordados estão sua capacidade de não propagar o fogo após iniciado o incêndio, a questão da produção de fumaça e liberação de gases durante a combustão.

Segundo Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC, trata-se de um plástico com características únicas, que apresenta grande versatilidade, o que faz com que esteja presente em aplicações diversas, desde as de longa duração, quanto em aplicações de uso único.

O executivo explica que esse termoplástico é amplamente usado em aplicações ligadas diretamente à construção civil, tais como em perfis de acabamento, coberturas, revestimento de fios e cabos elétricos, por exemplo. "Nestas aplicações, os produtos, independentemente do tipo de material utilizado em sua fabricação, estão sujeitos a regulamentações e normas técnicas cada vez mais restritivas quanto ao seu comportamento em situações de incêndio, o que nos motivou a desenvolver esse documento", afirma Bahiense.

Por suas características, o PVC pode reduzir os riscos de um incêndio. A sua estrutura molecular faz com que seja um produto naturalmente antichama. Além disso, a possibilidade de formulações do PVC para tipos diferentes de aplicação permite a incorporação de aditivos retardantes de chama, o que melhora ainda mais esta característica. Dessa forma, produtos de PVC são indicados para aplicações que exijam alta resistência ao fogo e performance elevada, como fios e cabos, por exemplo.

Outro fator favorável ao produto, o índice de calor liberado do PVC é menor em comparação à maioria dos materiais inflamáveis, o que faz com que as chamas sejam extinguidas rapidamente. "É de fundamental importância que o mercado conheça as características e o comportamento do produto para melhor especificação e uso do PVC, trazendo competitividade e segurança aos projetos", completa Bahiense.

O documento está disponível para download no site da entidade.

Comentário(s):

Jorge Az Mantovani - [email protected]
Bom dia! Recentemente tive contato com um produto muito interessante de uma indo seria de trabalho notas de alta performance para navios, plataformas e indústrias, da Noruega chamada JOTUN! O produto é uma tinta que pode ser aplicada a rolo sobre superfícies metálicas e resiste até 1000 graus entre meia hora e três horas dependendo da aplicação! Eles estão pensando em homólogo o produto junto ao CBMERJ do RJ ou SP! Esta seria uma matéria interessante no campo da prevenção a situações de incêndio é risco!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP