Ana Paula Cassago
 

Internet das Coisas faz surgir nova geração de edifícios inteligentes

Investimentos neste mercado devem crescer a uma taxa anual composta de 33,7%, chegando a US$ 31,74 bilhões até 2022

Aliando a tecnologia à construção civil, os chamados edifícios inteligentes são capazes de se conectar com uma variedade de sistemas integrados e compartilhar informações, com o objetivo de otimizar o desempenho total das construções, proporcionando segurança, economia e redução de impactos ambientais com a contenção de desperdícios de recursos.  

Impulsionada, principalmente, pela crescente demanda por sistemas de segurança integrados e pelo aumento de investimentos por parte de iniciativas privadas e governamentais que buscam projetos de construção eficientes, uma nova geração de condomínios está utilizando a tecnologia da Internet das Coisas (IoT) para construir prédios inteligentes que atendem critérios de gestão e sustentabilidade.

Estive presente na conferência internacional promovida pela United Technologies no UTC Center for Intelligent Buildings, na Flórida, uma das maiores neste segmento, e posso dizer que a nova geração de edifícios inteligentes já é realidade em alguns países - tendência que deve se fortalecer no Brasil. Já existem condomínios que estão sendo construídos com essa preparação para receber o uso de sensores, plataformas de comunicação e ferramentas de produtividade por aqui.

No Brasil, já existem algumas construções inteligentes com alto nível de tecnologia, tais como, sistemas de monitoramento por câmeras com recursos de vídeo analíticos, reconhecimento facial, controle de intrusão e objetos abandonados, bem como contagem de pessoas. Além disso, já existem sistemas de prevenção e combate a incêndio com dispositivos e softwares mais inteligentes e precisos. Outra novidade são os sistemas de controle de acesso que permitem o cadastro de visitantes remotamente via app, onde o visitante recebe em seu smartphone um QR Code, liberando seu acesso pelas catracas da recepção, sem a necessidade de entrar em filas de atendimento. Neste formato, o controle de acesso é interligado com a automação dos elevadores, que faz a chamada e direciona o convidado automaticamente para o andar a ser visitado. Toda essa tecnologia embarcada no empreendimento acaba oferecendo ao usuário segurança, praticidade e conveniência como nunca visto antes.

A Internet das Coisas (IoT) permite que sistemas operacionais transmitam informações mais precisas e úteis para fornecer as melhores experiências para os inquilinos e está promovendo transformações que devem impactar diversos segmentos. A chegada de soluções com a utilização de alta tecnologia visando o ganho de produtividade, segurança e prevenção de riscos é coisa do presente. De acordo com um relatório realizado pela consultoria americana MarketsandMarkets em 2017, os investimentos no mercado de edifícios inteligentes deve crescer a uma taxa anual composta de 33,7%, chegando a US$ 31,74 bilhões até 2022.

Ana Flávia Rodrigues é Diretora de Operações da Alert System, referência nacional no desenvolvimento de tecnologias de segurança de automação e sistemas de segurança

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP