PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Gestão ecoeficiente

Fábrica de tintas da BASF coleciona resultados positivos. Principais melhorias mapeadas no estudo envolvem eficiência energética, consumo de água, matérias-primas e logística

Um programa iniciado no Complexo Industrial de Tintas e Vernizes da BASF, em São Bernardo do Campo, evitou a emissão de 963 toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente a 18 voltas com um caminhão ao redor da Terra, e contribuiu para reduzir o consumo de energia elétrica em 15% entre 2010 e 2016. A iniciativa, chamada Demarchi+Ecoeficiente, visa medir e otimizar os processos de produção de tinta com foco na melhoria contínua e na implementação de uma gestão cada vez mais ecoeficiente.

O estudo, desenvolvido pela consultoria para sustentabilidade Fundação Espaço ECO®, analisa toda a cadeia de valor englobando 10 iniciativas ligadas à otimização e reaproveitamento de matérias-primas, melhorias na cadeia logística para reduzir o número de viagens de caminhão, eficiência energética e utilização consciente de recursos hídricos. Os dados permitem que os gestores possam tomar melhores decisões considerando tanto os impactos ambientais como econômicos.

Para Ricardo Gazmenga, Diretor de Operações de Tintas da BASF para a América do Sul e do Complexo de Tintas, esses indicadores mostram a evolução da ecoeficiência da unidade desde a implementação do programa: "A performance de ecoeficiência da fábrica foi melhor em 2016, principalmente pelo menor consumo de matérias-primas por tonelada de tinta produzida. Para o consumidor, isso significa que ele está comprando uma tinta com menor impacto ambiental", afirma.

"Iniciativas como o Demarchi+Ecoeficiente mostram como é possível conectar os atuais desafios mundiais a soluções que estão ao alcance dos gestores nas organizações, implementando boas práticas de gestão em sustentabilidade" comenta Rodolfo Viana, Diretor-presidente da Fundação Espaço ECO®, consultoria para sustentabilidade responsável pelo estudo.

Na fábrica, o consumo específico interno de água, energia e emissões tem acompanhado uma significativa melhora ao longo dos anos, resultado de maior monitoramento e decisões mais rápidas para solução de problemas. Como resultado, houve uma melhor performance com redução de aproximadamente 12% do custo específico em 2016, se comparado ao ano anterior.

O Complexo Industrial de Tintas e Vernizes da BASF tem capacidade de produção de até 330 milhões de litros de tintas, esmaltes, vernizes e resinas por ano. Na local, são produzidas tintas automotivas e tintas imobiliárias, incluindo as marcas Glasurit e Suvinil.

Foto: Yves Santi Junior

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP