Estratégia para reposicionamento da área de Facilities nas organizações

Como fazer com que o valor dessa área seja percebido

Por Grupo Refac

*Fórum da Rede Facilities – Refac: Carlos Eduardo Chagas – Focus Facilities Management; Jussara Flausino – CI&T; Albélio Dias – Parque Avenida; Sandro Giovanni – Parque Avenida; Josiane Rodrigues – Parque Avenida; Gláucio Chaves – Lifecenter Hospital; Maysa Pacheco – Lifecenter Hospital; Marcela Mendes – Usiminas; Mariana Campos – AngloGold Ashanti; e Fabíola Menezes – Banco Bonsucesso.

Este artigo é resultado do Primeiro Fórum da Rede Facilities – Refac (constituída por profissionais de Facilities), cujo tema foi: Estratégia para reposicionamento da área de Facilities Management nas organizações (como fazer com que o valor dessa área seja percebido). O tema é bastante relevante, visto que, apesar de a área de FM ser estratégica para as organizações, ainda não possui o devido reconhecimento, mesmo obtendo resultados bastante significativos.

O grande desafio para os profissionais de FM é fazer com que as organizações percebam a importância estratégica e sua contribuição para a geração de valor para a organização e para seus stakeholders. A comunicação pode ser considerada um ponto importante nesse contexto, pois a capacidade de comunicação interpessoal, em todos os níveis da organização, é um dos principais requisitos que um FM deve ter. Saber falar de forma clara com o time operacional e, da mesma forma, com seus clientes internos e superiores é fator crítico e preponderante no dia a dia. Vale a pena mencionar que a comunicação é uma das 11 competências que o profissional de FM deve possuir, segundo o International Facility Management Association (IFMA). São elas:

1) Comunicação.

2) Plano de emergência e continuidade do negócio.

3) Sustentabilidade e responsabilidade social.

4) Negócio e finanças.

5) Fatores humanos.

6) Planejamento estratégico e liderança.

7) Manutenção e operação.

8) Gerenciamento de projetos.

9) Qualidade.

10) Gestão imobiliária e gestão de propriedade.

11) Tecnologia.

Com todas essas competências, tem-se um profissional com visão ampla da organização, ou seja, uma visão sistêmica ou holística. Pode-se ainda acrescentar a definição de Facility Management segundo a ISO 41011:2017: “Função organizacional que integra pessoas, locais e processos dentro de um ambiente construído com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas, ampliar a produtividade do negócio da empresa e dos serviços internos”. Portanto, as competências citadas estão incorporadas na definição de FM segundo a norma ISO 41011:2017.

Para fazer com que a área de FM seja percebida como geração de valor para todos os stakeholders algumas premissas podem ser trabalhadas com esse objetivo:

1) Comunicação: o profissional de Facility Management precisa desenvolver estratégias de comunicação entre as diversas áreas da empresa, na busca de parcerias, para que as ações a serem implementadas sejam empoderadas por todos.

2) Ferramentas de divulgação: dentre elas pode-se citar TVs corporativas, informativos, dentre outras ferramentas para divulgação das atividades e dos benefícios para a organização decorrente de ações bem implementadas.

3) Atender bem o cliente interno: proporcionar aos clientes interno atendimento de alta qualidade decorrente de ações que gerem valor e que seja percebido por eles.

4) Tecnologia: grande aliada do FM, que sofre constantemente pressão para redução de custo. Pode-se citar como exemplo, a tecnologia de automação, que torna os processos de manutenção mais eficientes e precisos.

5) Design: quando se pensa na integração de pessoas com o meio físico, o design é muito importante para proporcionar a sensação de bem-estar com o meio.

6) Pesquisa de satisfação: realizar pesquisas com o público interno é uma importante ferramenta de verificação para captar a percepção de como os clientes veem a área de FM e seu impacto na estratégia corporativa.

7) Ouvidoria: o professional de FM precisa desenvolver a habilidade de ouvir seu cliente, compreender suas demandas e desenvolver ações nesse sentido.

8) Apoio da alta direção: para que a área de FM possa desempenhar seu papel estratégico, é fundamental o apoio da alta direção, ou seja, é preciso que ela se envolva, que compre a ideia da importância dessa atividade vital ao sucesso estratégico da organização.

9) Indicadores de resultados: a área de FM deve desenvolver indicadores que reflitam de forma consistente suas ações e os benefícios para a organização como um todo.

10) Conhecimento das diretrizes estratégicas: conhecer as diretrizes estratégicas é fundamental para as ações de FM por que as direcionam para os objetivos estratégicos organizacionais.

11) Modelo de gestão: as estratégias devem estar adequadas ao modelo de gestão a ser implementado, para que a área de FM possa exercer de forma consistente suas ações no contexto da estratégia.

12) Perfil empreendedor: vem se consolidando como uma exigência, não só para os profissionais de FM, mas para todos os colaboradores da organização.

13) Rever periodicamente os processos: uma organização pode ser vista como um conjunto de processos que se inter-relacionam, e que devem ser gerenciados, de forma a se produzir mais com menos.

14) Sustentabilidade: é preciso criar nas organizações uma cultura para a sustentabilidade, não só para a sobrevivência do negócio, mas também como ganho de competitividade.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP