3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Tempo de mudanças no CenterVale Shopping

Após implantar diversos projetos de economia e sustentabilidade, quem colhe os benefícios financeiros e ambientais são lojistas e usuários

Por Larissa Gregorutti

O CenterVale Shopping, primeiro grande centro comercial da região do Vale do Paraíba, completou 30 anos de história e está em uma nova fase de projetos, implementando ações de economia e de preservação do meio ambiente.

Entre as novidades lideradas por Gilberto Brito, Gerente de operações do shopping e sua equipe, o processo de migração para o mercado livre de energia trouxe uma redução de 30% no valor da conta de energia, que deixou de ser gerada pela EDP Bandeirante e passou a ser produzida por diferentes hidrelétricas, diminuindo significativamente, segundo Brito, a segunda maior despesa do shopping hoje.

“A ideia de realizar o processo de migração da energia na verdade surgiu em 2016, quando após alguns estudos feitos pelo shopping em relação a eficiência energética, custo com a energia do condomínio e oportunidade do mercado, analisamos qual o melhor cenário para fazer essa migração e evidenciamos um retorno financeiro relevante para o condomínio”, informou o gerente de operações.

Então, a administração do processo da migração de energia passou a ser feita pela Simple Energy, empresa que regularizou toda parte burocrática perante os órgãos competentes, e a partir de maio de 2017, contribuiu para que o CenterVale se tornasse um consumidor de energia livre e incentivada.

A contratação contribuiu de modo imediato para a redução de custos, possibilitando inclusive  que o shopping conseguisse um desconto de 50% na tarifa de distribuição da EDP Bandeirante, sem precisar mudar a rede anteriormente instalada.

Desta forma, no modelo de negócio realizado, o contratante passou a comprar uma quantia determinada de energia mensal que o empreendimento vai consumir pelo sistema pré-pago.

“Uma opção que existe, é que se você comprou energia livre incentivada e na sua projeção de consumo vai haver economia, é possível revender a quantia excedente. Nesse processo, recalculando a cota do mercado, existe uma grande recompensa no custo de energia, onde você tem um segundo ganho nesse processo. Isso significa que não é porque o shopping migrou para o mercado livre e está tendo muitos benefícios, que ele vai deixar de economizar. É preciso continuar trabalhando na matriz energética do empreendimento, para que cada vez mais, o consumo seja realmente menor”, ressaltou Brito.

Outro processo que contribui para a redução dos custos de energia, e principalmente, para a redução do consumo, foi a troca de 80% da iluminação do CenterVale por iluminação LED. Segundo o gerente de operações, houve a troca da iluminação dos corredores, das garagens, do estacionamento externo, da administração, escritórios e área de serviços.

Além disso, o Shopping possui uma central de cogeração de energia, e para 2018, trabalha em um projeto para convencer os lojistas a aderirem estrategicamente o projeto pela troca da iluminação por LED, medida que vai automaticamente reduzir o consumo total do shopping e trazer benefícios para todos.

Segundo Brito, o shopping convidou uma das novas lojas para ser o modelo de negócio. “Então, implantamos o projeto de iluminação 100% LED no estabelecimento, mensuramos a redução do consumo e o ganho financeiro, e utilizamos esse modelo para mostrar os benefícios para o lojista, para comprovar que o projeto vale a pena”, Informou.

Medidas socioambientais

Tendo como um de seus pilares implantar estratégias de sustentabilidade, o CenterVale Shopping está sempre buscando ações para melhorar o nível de impacto no meio ambiente. Uma prática comum que tem adotado é a separação de resíduos entre orgânicos e recicláveis.

Nas praças de alimentação há Ilhas de segregação, em que os clientes levam as bandejas para os colaboradores terceirizados de conservação e limpeza, que separaram os resíduos entre rejeito (material orgânico), reciclável e lata de alumínio.

O recolhimento das latas de lixo espalhadas pelo shopping também é feito, e todo o material é encaminhado por uma doca para a estação de triagem, local em que acontece o momento final da separação.

Durante a triagem, três profissionais são responsáveis por separar diariamente os resíduos recicláveis dos orgânicos, diminuindo perdas e aumentando, cada vez mais, o percentual de reciclagem. “Hoje nós temos em média 25% do lixo do shopping reciclado, e a nossa meta para esse ano de 2018 é chegar a 35%”, destacou.

O rejeito é encaminhado para um aterro sanitário licenciado pela CETESB, e o material reciclável (plástico, papel, metal e vidro) é triado, prensado no próprio shopping, e, por fim, destinado para a reciclagem.

Brito informa que em média, passam no shopping 800 mil pessoas por mês, então a quantidade de resíduos gerada é enorme, sendo 40.000 kg de material reciclado e 80.000 kg de material orgânico por mês.

Além disso, o shopping possui um projeto piloto de processo de compostagem do resíduo orgânico, em que todo o composto gerado é utilizado em uma pequena horta que eles possuem. “O volume de resíduos que passa por esse processo ainda é muito pequeno em relação ao todo volume gerado. Porém, é uma ação interessante, pois nos permite conscientizar lojistas e consumidores”, salientou o gerente de operações.

Então, uma colaboradora que trabalha somente neste projeto faz o remanejo da busca do lixo, até a triagem dos resíduos, depois ela coloca tudo em uma máquina de compostagem, e por fim, após 72h, transfere o composto para caixas, até completar o ciclo. Quando pronto o composto orgânico, é feita adubação e o plantio de legumes e vegetais.

Outros projetos também realizados pelo CenterVale Shopping é a logística reversa de lâmpadas fluorescentes (8.000 lâmpadas são recicladas por ano), pilhas e baterias; o tratamento e desinfecção da água para reuso (utilizada para irrigar jardins, abastecer banheiros e para a limpeza de pátios); além da arrecadação de óleo de cozinha dos restaurantes, que são encaminhados para fazer pedras de sabão.

Por mês, o shopping recebe em média 6 mil litros de óleo, e a cada litro faz a produção de em média três pedras de sabão. “É forma de também incentivar o lojista a não descartar o óleo na galeria de esgoto, e continuar participando dos projetos de sustentabilidade implantados pelo shopping”, esclarece.

Projeto Escola Ambiental

Com o propósito de difundir as práticas ambientais e apoiar o desenvolvimento sustentável para todas as gerações, o CenterVale promove o projeto Escola Ambiental, que é um convite feito à instituições da região para conhecerem as ações ambientais do shopping.

Para participar deste projeto, as escolas interessadas devem agendar a visita, para que assim, seus alunos possam conhecer todos os projetos desenvolvidos pelo Shopping, como o processo de fabricação do sabão, e aprender sobre tratamento de água e desenvolvimento sustentável.

“As escolas fazem um roteiro sustentável pelo shopping e os alunos ganham durante a visita uma pedra de sabão e um saco com adubo, para que possam utilizar em casa”. Brito também complementa que esse projeto incentiva a conscientização do meio ambiente e mostra para a sociedade que o shopping center, além de ser um grande gerador de vendas, não está preocupado apenas em estimular o consumo, mas principalmente no impacto que ele está causando ao meio ambiente, e que é possível melhorar e contribuir com a região que ele está instalado.

O projeto, informa, já atendeu cerca de 4 mil alunos. Para agendar uma visita, é possível entrar em contato pelo telefone (12) 3924-5100.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP