Ana Paula Cassago
 

Viridi e iPhex assumem a manutenção do Complexo Aché Cultural

Contrato contempla automação do ar condicionado, iluminação, integração com os sistemas, além do controle de acesso etc.

Desde 16 de novembro a Viridi Technologies e a iPhex Soluções Integradas são as responsáveis pela manutenção do Complexo Aché Cultural, na capital paulista. Nesta data as parceiras assinaram um contrato com a Cushman & Wakefield e assumiram a operação e manutenção dos sistemas eletrônicos, mecânicos, elétricos, hidráulicos e civil, que contemplam o funcionamento dos equipamentos de  automação do ar condicionado, iluminação, integração com os sistemas, além do controle de acesso (CA), do sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI), e do circuito fechado de televisão (CFTV), sistemas elétricos, hidráulicos, HVAC (ar condicionado/ventilação/exaustão).

Idealizado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, o Complexo Aché Cultural possui 59 mil metros quadrados de área, sendo duas torres comerciais, uma com seis pavimentos e outra com 29 pavimentos comerciais, incluindo ainda o Instituto Cultural Tomie Ohtake, o Centro de Convenções & RoofTop 5, o Teatro CETIP, Restaurante Santinho, livraria e uma loja de design.

O Gerente de Portfolio de Operações da Cushman & Wakefield, Emerson Lima, afirma que a assinatura do contrato com a Viridi e a IPhex carrega uma grande expectativa para a administração do edifício. "Nossas companhias possuem profundo conhecimento do segmento e capacidade de inovação. Temos certeza que logo constataremos ganhos efetivos na operação e aumento da eficiência gerencial sobre os trabalhos de manutenção de todos os sistemas", comenta.

Para realizar o serviço, a Viridi e Iphex manterão no edifício uma equipe com 24 colaboradores residentes que darão suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Um dos focos deste trabalho é direcionado para economia de energia. "Não é possível falar neste momento sobre o máximo a que podemos chegar nesta economia porque não temos ainda o estudo completo do local. Mas temos certeza de que pelo menos 10% é a conta inicial", informa o Diretor de Engenharia e Manutenção da Viridi, Luis Ricardo Chiovatto. Segundo o executivo, a informação mais relevante é que essa redução se dará sem aplicação de investimento pelo condomínio, pois ela será feita somente com base na adequação do funcionamento do ar condicionado.

Chiovatto explica que um dos maiores ganhos que a parceria trará para o Complexo será a implementação de um software que permitirá acesso via web para o administrador poder acompanhar online o desenvolvimento das empresas parceiras na manutenção do edifício. Por meio deste sistema será possível ter acesso a todas as informações sobre todas as ações solicitadas, sejam elas realizadas ou não. "Se tivermos agendado uma manutenção para daqui a uma semana e ela não for realizada na data marcada, o administrador vai conseguir acessar essa informação e saber que aquela ação preventiva está pendente. Ele vai ter a possibilidade de entender o motivo pelo qual a ação está pendente e saber quando ela vai ser finalmente executada", disse. De acordo com o diretor da Viridi, poucos empreendimentos, incluindo os de padrão mais elevados do país, possuem este tipo de controle sobre ações de manutenção.

O Diretor da Iphex, Marcos Krempel, explica que a empresa será responsável por toda a manutenção do sistema de ar condicionado referente a equipamentos tais como bombas, chillers, fan coils e outros, assim como dos sistemas elétricos e hidráulicos. A empresa também se responsabilizará pelo funcionamento da central de operação dentro do prédio, de onde será realizado o monitoramento de todos os sistemas eletrônicos. "É um grande desafio, pois se trata de um dos maiores contratos de operação e manutenção integrada para empreendimentos comerciais no Estado de São Paulo", comemora.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP