3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Limpeza diamante

Há 15 anos a Facop fortalece o setor de serviços através de ações que envolvem qualificação, empregabilidade, saúde e segurança do trabalhador

Por Léa Lobo

A Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop) atua desde 2002 por meio de um esforço conjunto entre os sindicatos patronal (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado do Paraná – SEAC-PR) e laboral (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana – Siemaco) do setor do asseio e conservação. A instituição tem em seu DNA o pioneirismo, trazendo a trabalhadores e empresas do setor o melhor em qualificação e capacitação, e atuando como uma extensão das empresas quando o assunto é seleção de profissionais para vagas de emprego, e também no que se refere à medicina e segurança do trabalho.

Com três unidades de negócio – o Centro de Educação Profissional Nahyr Kalckmann de Arruda (CEPNKA), a Central de Empregos e o Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Coletivo (SESMT) – a Facop oferece ao setor a solidez de um trabalho realizado com seriedade e, sobretudo, com retorno de valor para o empresariado, que pode contar com a instituição para a melhoria constante de seus serviços. A escola vem se tornando referência quando o assunto é capacitação para o setor de asseio e conservação. Com uma área construída de 5 mil m², a instituição vem recebendo uma média de 300 profissionais por sábado em busca de qualificação, que, além de transporte gratuito, contam com almoço a preços acessíveis.

Segundo Maria Letizia Marchese, Diretora Pedagógica da CEPNKA, que está a frente da instituição há quatro anos, uma das maiores transformações ocorrida nesses últimos 15 anos da Facop é a própria ideia da concepção da escola, de ela nascer de uma necessidade comum entre os sindicatos laboral e patronal e os dois conseguirem entrar em um consenso a ponto de fazer esse projeto ir para frente.

Além disso, relata ela: “estamos estruturando uma série de grades de cursos, selecionando temas que são específicos do setor. Esses temas antes eram dados isoladamente, por exemplo, tratamento de pisos – um dos cursos dados desde o início da escola. Grande parte das pessoas não percebem que piso precisa de tratamento, precisa de uma metodologia aplicada sobre ele para que tenha melhor durabilidade com o fluxo de pessoas adequado andando com segurança, para que não escorregue etc. Percebemos que não poderíamos dar esse curso isoladamente, porque não adianta dizer que vamos tratar o piso se a janela está suja ou se os demais ambientes estão com sujidade. Então, compomos uma grade de conteúdos que acabaram combinando formações e cada formação tem hoje uma carga horária mais parruda, com temas que envolvem desde a parte técnica procedimental, com a comportamental. Por que também não adianta ter um super técnico da limpeza, com muita técnica em sua atuação e com um comportamento inadequado”.

Em 2016, o CEPNKA consolidou-se como a Escola Técnica da Facop, com diversas ações que trouxeram o reconhecimento do curso e da Facop como instituição certificadora. Hoje, a instituição tem os cursos de Limpeza Profissional, Agente de Limpeza – Encarregado, Copeiro Profissional, Jardinagem Profissional, Recepção e Telefonista, Porteiro, Vigia e Controlador de Acesso, Controlador de Pragas e Vetores Urbanos, Bombeiro Civil e Supervisor do Asseio e Conservação. Só para ter uma ideia do cuidado e da formatação dos novos cursos, Marchese ficou por dois anos escrevendo sobre o projeto do curso de Bombeiro Civil, que é um dos cursos mais novos da casa. Os números da instituição mostram como, cada vez mais, a qualificação vem sendo considerada primordial para o mercado. São 42 professores de alta performance e em 2017 formaram em torno de quatro mil profissionais, sendo a maioria formados como agentes de limpeza.

FORMATURA DIAMANTE

No dia 9 de dezembro aconteceu na Facop, a formatura da 3ª turma Diamante do curso Agente de Limpeza. Durante a cerimônia, 27 profissionais do asseio e conservação receberam em mãos o certificado que garante o maior grau de titulação oferecido pela Fundação, com direito à beca, homenagens e festa surpresa.

O curso Agente de Limpeza é oferecido desde 2015 e é referência no mercado de trabalho, pois engloba as formações de Limpeza Profissional e Encarregado de Limpeza, em uma modalidade de Formação Inicial e Continuada, de acordo com as particularidades exigidas pelo Ministério da Educação. “É um curso bem completo, que aborda teoria, prática e comportamental de uma maneira a trazer para a realidade dos alunos todas as possibilidades de crescimento. Essa foi uma turma muito dedicada e empenhada em conquistar esse título”, afirmou Marchese.

Durante a formatura, o Fundador e Diretor-Presidente da Facop, Adonai Aires de Arruda disse: “Uma cerimônia de colação de grau dentro dessa escola era um sonho que nós tínhamos o objetivo de realizar, e, por isso, estamos muito felizes, por que vocês se dedicaram ao estudo e por conta desse trabalho, hoje têm a graça de receberem o certificado. Hoje, a vida não nos permite mais o amadorismo. Efetivamente, é fundamental que sejamos profissionais em qualquer das atividades que pratiquemos.

E quando você formando consegue ser um dos atores desta cerimônia, através da Facop, é sinal que  efetivamente conseguimos destacar que vocês são profissionais capacitados. Que aquela nossa luta de descaracterizar o apelido pejorativo da ‘tiazinha da limpeza’ para a consideração efetiva de um profissional como um agente de saúde, por que não existe a possibilidade de se ter saúde se não tivermos um ambiente nas situações limpas. “

Depoimentos:

E é realmente importante sobretudo, no momento em que vivemos em nosso País, trazermos o efetivo sentido da limpeza, com a formação de profissionais. Essa limpeza que nós fazemos, faz com que não só acabemos com a sujeira dos detritos, mas que possamos acabar com tudo que é sujo e que paira ao nosso lado, por que atitudes como essas, de pessoas como vocês, que se dedicaram, fazem com que possamos efetivamente termos uma boa expectativa de um futuro e um mundo melhor”.

Adonai Aires de Arruda, Diretor-Presidente da Facop

Eu acho que uma formatura oficial para uma turma de limpeza é algo extremamente gratificante para a gente. Tem muita gente que recebe o certificado pela primeira vez na vida, nosso público-alvo gira em torno de 30 a 45 anos mais ou menos. E são pessoas que não tiveram muita possibilidade de estudo ou de concluir pelo menos a ponto de receber um certificado. Grande parte deles vai ter o primeiro aqui e isso reflete na sua postura, reflete na conquista, e especialmente na possibilidade que ele vê de concluir algo, o que ele leva para o filho que precisa ter novos olhos para o estudo, para o neto, impactando também na família”.

Maria Letizia Marchese, Diretora Pedagógica CEPNKA

Esse curso trouxe muitas coisas boas. Uma visão diferente para fazer coisas. Muitas vezes, você faz as coisas no automático e quando se tem mais conhecimento, tem uma responsabilidade maior, como se fosse o dono, você não faz para você, faz para a empresa. É diferente o modo que você trabalha. O conhecimento muda você, muda a visão e muda a percepção. Você consegue ver coisas que ninguém vê. Ele faz diferença profissional e como pessoalmente, faz com que mudamos procedimento e a ética de conversar com as pessoas, convivência”.

Raquel Vieira Gonçalves (55 anos), Funcionária da TecnoLimp, recebeu a primeira homenagem, como aluna Diamante, por ter gabaritado a prova final do curso de Agente de Limpeza

Nós existimos para vocês, sem vocês nós não somos nada e são vocês que nos representam lá fora, são vocês que dizem que aqui é a Facop. Por isso ainda peço, como vocês viram em todos os módulos, seja técnico, seja comportamental, porque vocês representam a si mesmos. É com sua atitude que dirá quem são, o que é a limpeza, e quem é essa empresa que vos contrata e quem é essa empresa cliente. Sejam muito compreensivos e generosos com aqueles colegas que ainda não fizeram o curso e que ainda não sabem tanto quanto vocês e que talvez não estejam preparados para esse conhecimento”.

Cássia Maria Teixeira de Almeida, Superintendente Executiva da CEPNKA

Estou aqui há 15 anos, desde a formação dos primeiros passos da Facop, quando tudo ainda era ideia e pensamento futuro. Então, estou aqui formando várias turmas e eu cresci muito com essa formação de instrutor e hoje me chamam de professor, sendo perceptível o aprofundamento da minha relação com os alunos. Eu tenho prazer de vir aqui, passo o dia aqui como se estivesse num ótimo lugar da minha vida. E acho que contribuí muito com esse pessoal por que nesses anos eu acabei, é claro, acumulando conhecimentos por necessidade da minha função, da minha atividade profissional e, obrigatoriamente, esta soma de conhecimento fez com que eu tivesse conhecimento para passar para esses alunos. Nesse período, o nosso grande desafio foi contribuir com a evolução desta fundação que sem dúvida nenhuma, e eu sei disso por que eu conheço a história do Brasil, é a maior e mais completa Escola do segmento que o país tem hoje”.

Dalton Varela, Mestre na Facop desde sua fundação em 2002

A dedicação diária de todos vocês é muito importante. Eu, como professora, em nome de todos, venho expressar minha gratidão. Vocês vieram aqui em busca de conhecimento, tinham objetivos, queriam se formar, porque a gente sempre está procurando uma coisa legal para a vida. Agora, vocês estão levando conhecimento com vocês. E preciso propor um acordo com vocês, a ideia é que vocês transmitam esse conhecimento. A gente não pode apenas acumular conhecimento. A vida ficaria vazia se a gente não pensasse um pouco no outro. Então, esse conhecimento que vocês estão levando, não é para vocês guardarem, é para vocês transmitirem com os colegas, com as pessoas que trabalham com vocês que não tiveram ainda a oportunidade de conhecer a Facop, e dizer, ‘Vamos lá na Facop, vocês serão bem recebidos, aprenderão coisas novas’. Não parem, nunca parem!”.

Viviane Reis, Docente no CEPNKA, que em 2016 consolidou-se como a Escola Técnica da Facop

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP