PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Cada andar, uma experiência

Símbolo de SP, Edifício Altino Arantes vira Farol Santander com centro cultural, mirante, café, pista de skate e loft de luxo

Na próxima quinta-feira (25/1), quando São Paulo completa 464 anos, a cidade, seus moradores e milhares de turistas receberão como presente um cartão-postal atualizado. Estamos falando do Edifício Altino Arantes, conhecido também como "prédio do Banespa" ou "Banespão", no centro da capital, e que passa a se chamar Farol Santander.

Inaugurado em 27 de junho de 1947 foi restaurado pelo banco espanhol Santander para se transformar em um centro de empreendedorismo, cultura e lazer. Idealizado pelo presidente da instituição, Sérgio Rial, o projeto tem como objetivo promover discussões de ideias, ser um sinalizador de caminhos, um polo para atrair as pessoas ao centro da cidade.

"Há 70 anos o edifício é um ponto de referência de São Paulo. O Farol Santander já nasce, portanto, como um símbolo de uma cidade contemporânea, que aponta para o futuro e preserva as referências do passado", afirma Marcos Madureira, vice-presidente executivo de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil. "De um farol, podemos enxergar longas distâncias e trazer para perto o que há de novo no mundo".

As atrações do Farol Santander ocupam 18 andares dos 35 do edifício de 162 metros, que por um longo período foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul. As visitas começarão pelo hall do andar térreo, um dos tombados pelo Condephaat (assim como o 2º, 3º, 5º, 6º e mirante), e seguirão até o mirante do 26º andar, onde foi instalado um café com inspiração art déco.

Após eleger os temas que seriam distribuídos pelos andares, o Santander buscou a expertise de um seleto grupo de curadores para criar a programação. Entre eles estão Facundo Guerra e Tatiana Wlasek (Storymakers), a cargo das exposições de Arte Imersiva. Guga Ketzer (Suno United Creators), responsável pelo Loft do 25º por Triptyque, pista de Skate por Bob Burnquist, Oficina de Sucata por Marcelo Stefanovicz e uma Vista 360 por Vik Muniz. Ana Carla Fonseca e Alejandro Castañé (Garimpo de Soluções), idealizadores da Arena de Economia Criativa, Baixo Ribeiro (Choque Cultural) desenvolveu intervenção artística na Arena e na pista de skate.

Nos andares de memória contamos com a consultoria do professor Paulo César Garcez e projeto expográfico do Bruno Ogura (Case Lúdico). Por último, foi montado um café e mirante inspirado na arquitetura art déco do prédio que será operado pelo Suplicy Cafés. A missão foi trazer propostas inovadoras, que lancem um novo olhar para São Paulo. O propósito é manter esta inquietação ativa na programação que sempre terá novidades.

Nessa cidade em constante mudança, o Farol Santander foi concebido para ser um elemento de conexão entre os cidadãos, sua capacidade, identidade cultural e relação social afetiva, e com isso contribuir para a revitalização do Centro histórico da cidade.

Os interessados em visitar o empreendimento (a partir de 26/01 - mediante agendamento e compra de ingresso) terão acesso a uma pista de skate, mirante e ao Espaço Memória. Veja mais informações no final desta reportagem.

O Farol Santander, andar por andar

Térreo

O térreo, acessado pela Rua João Brícola, 24, conta com o hall de entrada, onde os visitantes já se ambientam com painéis e linhas do tempo que trazem um pouco da história do edifício, enquanto acessam bilheterias e elevadores.

Memória


2º e 3º Andares

As salas destes andares serão abertas ao público e contarão com acervo histórico e recursos tecnológicos, dando um tom de memória viva ao espaço.

No 2º andar haverá uma experiência imersiva e, para isso, foi criado um ambiente audiovisual. A partir de vídeo, e linhas do tempo, o público poderá entender o processo de construção do edifício, sua relação com a história da cidade e como se tornou um ícone para os paulistanos.

No 3º andar serão reproduzidas as salas de atendimento aos clientes com uma interação virtual, para oferecer ao público, a experiência de abrir uma conta bancária, no formato daquela época. Estarão expostos objetos como calculadoras, cadernetas, fichas de atendimento e documentos gerais, e sonorização ambiente.

5º andar

A partir da consultoria curatorial do prof. Paulo Garcez, especialista em mobiliário histórico e patrimônio integrado, o 5º andar permite um mergulho literal à época. O ambiente preserva objetos e instalações de antigas presidências e diretorias que por ali passaram. Lambris e mobiliários feitos artesanalmente, em madeiras nobres como Jacarandá, encomendados à época ao Liceu de Artes e Ofícios, estarão expostos ao público. Duas salas foram reservadas para exposição dos retratos dos presidentes que ao longo de décadas, colaboraram para a construção de uma das principais instituições bancárias do país.

4º andar - Vista 360 por Vik Muniz

O Farol Santander conta com uma grande instalação permanente feita pelo renomado Vik Muniz. Durante o processo curatorial, o artista demonstrou uma ligação com o prédio trazida de memórias da sua infância. A instalação Vista 360 consiste em diversas fotos da vista do mirante, feita de vários materiais, entre eles mais de 20 toneladas de sucatas produzidas no próprio Farol Santander. São 6 painéis de 150x200 cm e 1 painel complementar de 100x2015 cm. As obras farão parte da Coleção Santander Brasil.

8º andar - Arena de Economia Criativa

No 8º andar, a Arena de Economia Criativa é um local dedicado ao debate sobre empreendedorismo e economia criativa, promovendo grandes encontros e palestras quinzenais e sempre aos sábados, convidando o público a participar.

Com 350m², capacidade para 100 pessoas e intervenção artística do Estúdio Choque, a arena teve o conceito desenvolvido sob curadoria da Garimpo de Soluções, de Ana Clara Fonseca e Alejandro Castañé, com três eixos principais: inovaçãoempreendedorismo e cidadania ativa. A programação inicial, a partir de 3 fevereiro de 2018, aborda os temas "Diálogos Startupeiros" e "Meu Futuro é Agora", com convidados nacionais, internacionais e mediadores.

21º andar - Pista do 21

Uma pista de skate é algo que dificilmente se pensaria em colocar dentro de um prédio, mas o ineditismo é uma marca do Farol Santander, que reconhece a importância desse esporte para o País e para a cidade de São Paulo. A pista idealizada por Bob Burnquist, uma das maiores referências do esporte no Brasil e no mundo, tem mais de 300m², vista para a cidade e é um circuito Street com rampas e obstáculos. O espaço também recebeu grafites geométricos e lambe lambes fotográficos produzidos pelo Baixo Ribeiro, da Choque Cultural.

A programação inclui aulas regulares e horários para livre uso do público, com capacidade simultânea para até 12 pessoas, sendo administrada pela Bravo, empresa que gere a carreira do Bob Burnquist. O andar ainda terá locação de skates e equipamentos de segurança necessários para a prática do esporte. Os usuários deverão assinar um termo de responsabilidade sobre o uso da pista e equipamentos de segurança.

22º e 23º andares - Arte Imersiva

Dois andares estão dedicados a exposições de arte imersiva, com artistas nacionais e internacionais, sob curadoria de Facundo Guerra e Tatiana Wlasek, da Storymakers. A proposta consiste em três frentes principais: empreendedorismocontemporaneidade e internacionalidade. Os espaços de cada andar têm 330m² e poderão ser adaptados de acordo com as exposições vigentes, contando com educadores e orientadores de público. As exposições terão periodicidade de 100 dias no Farol Santander.

A programação traz a exposição inaugural "Belo, transitório, intangível e finito", com a obra inédita DIURNA da artista brasileira Laura Vinci, no 22º andar e, no 23º, a instalação O Dia que Saímos do Campo (The Day We Left Field), igualmente inédita e apresentada pelo coletivo russoTUNDRA.

DIURNA é uma combinação de imagens de sombras de árvores que serão projetadas em toda a extensão de duas paredes laterais. Já O Dia que Saímos do Campo (The Day We Left Field), trata-se de uma instalação inspirada pelo ambiente natural das cidades modernas. Ambas exposições contaram com recursos incentivados da Lei Rouanet.

25º andar - Loft do 25


25º andar reserva uma oportunidade para quem sonha se hospedar em um símbolo de São Paulo, com uma vista incrível da cidade. O Loft do 25 é um inédito apartamento em um edifício histórico como o Altino Arantes. Com uso exclusivo para hospedagem ou eventos, o apartamento, com mais de 335m² e decoração art déco, é um projeto assinado pelo escritório de arquitetura francês Triptyque.

A capacidade é de cinco pessoas em formato de hospedagem e 50 em formato de eventos ou locação. Como hospedagem, será oferecido serviço de camareira e limpeza para a estadia dos hóspedes.

26º andar - Mirante e café

No mirante do 26º andar o público poderá acessar sua área externa, com capacidade para 30 pessoas e observar dali, a 160 metros de altura, uma das vistas mais famosas da cidade. Junto ao mirante, há o Suplicy Cafés, com capacidade para aproximadamente 70 lugares, ambientação art déco, tendo ao redor todo o horizonte da metrópole.

Objetos de sucata

Distribuídos por diferentes andares do prédio estão 24 objetos em sucata, produzidas por Marcelo Stefanovicz, a partir de 10 toneladas de materiais descartados do próprio edifício. A série de obras é composta por objetos utilitários, como fruteiras e candelabros, passando por itens de médio porte, como cadeiras, poltronas e luminárias, até mobiliários maiores, como mesa de jantar, mesa de centro e armários.

FAROL SANTANDER

Onde: Rua João Brícola, 24 - Centro (estação São Bento - linha 1, azul do metrô)

Entrada acessível: Rua João Brícola, 32

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Abertura ao público: 26 de janeiro (sexta-feira) às 09h

Funcionamento: terça a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: site e bilheteria física no local

Horário Bilheteria: 09 às 19h

Valores: 

Combo 1 - Espaço Memória + Arte Imersiva + Mirante R$ 20,00

Combo 2 - Espaço Memória + Mirante > R$ 17,00

Combo 3 - Arte Imersiva + Mirante > R$ 17,00

Combo 4 - Debates de Economia Criativa + Mirante > R$ 17,00

Combo 5 - Mirante > R$ 15,00

Pista de Skate - R$ 50/hora

Loft: R$ 4.000/ diária

_____________________________________

Recepcionistas: 1 por andar (mínimo)

Capacidade Elevadores: 15 pessoas por elevador

Comunicação visual: Bilíngue - português e inglês

Capacidade por andar: 60 pessoas

Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas

Banheiros: 2 por andar - 1 masculino e 1 feminino

Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso, áudio guias e comunicação em braile

Bicicletário

Saídas de emergência

Fotos: Renato Suzuki

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP