TELELOK
 

Você sabe qual o nível de radônio em sua casa ou escritório?

Estamos em janeiro, mês de conscientização sobre os riscos associados ao gás. Confira o artigo da Conforlab de olho em mais segurança

O radônio é um gás radioativo, insípido, inodoro e incolor totalmente imperceptível ao ser humano que apresenta grande impacto na qualidade do ar em ambientes internos. Apesar de imperceptível ao ser humano, o radônio apresenta um grande perigo. Trata-se de um elemento com elevado potencial carcinogênico, responsável por centenas de milhares de mortes todos os anos em todo o mundo. Não há maneiras de tratar o ar contaminado com radônio e a maior arma que temos para o combate deste inimigo letal é o conhecimento. Para difusão deste conhecimento, a Conforlab, referência nacional na análise de radônio em ambientes confinados, elaborou este artigo com as principais curiosidades referentes ao tema. Quem assina o material é o Coordenador Robson Petroni.

O radônio é um problema de saúde pública em todo o mundo. Porque ele é tão nocivo à saúde?

O risco associado ao radônio é devido à radioatividade deste elemento. Quando em níveis muito elevados o radônio causa efeitos irreversíveis à saúde, muito severos que ocasionam falência múltipla de órgãos e consequentemente a morte. Não bastasse os riscos relacionados à exposição aguda (exposição por um curto período de tempo em ambientes com uma concentração muito elevada), o radônio tem um agravante. Por ser um gás inerte ele adentra em nosso corpo sem ser detectado por qualquer sistema de defesa do organismo. Ao ocorrer o evento de decaimento radioativo ele emite uma partícula muito energética capaz de alterar ou danificar o DNA da célula. Com o passar dos anos estes eventos causam tumores, mutações e morte celular. Esse é o grande risco do radônio. Uma exposição por um longo período de tempo, ainda que em níveis relativamente baixos.

Todo problema tem uma origem. De onde vem o radônio em minha residência?

A principal fonte de radônio é - acredite se quiser - o próprio solo sobre o qual o imóvel foi construído. Inúmeros fatores contribuem para que ocorra a "concentração" de radônio em ambientes confinados (como nossas casas e escritórios), mas o mais significativo é correlacionado com a engenharia, projeto e até mesmo com os materiais empregados na construção de um imóvel. Ao emanar do solo e encontrar um local confinado, o radônio se "concentra" contaminando o ambiente, tornando-se um fator de risco muito grande para a saúde de todos os ocupantes, especialmente as crianças e fumantes.

Se o radônio advém principalmente do solo sobre o qual minha residência foi construída, e se meus vizinhos já fizeram o teste para medição de radônio, obtivendo resultados satisfatórios, significa que minha casa é segura?

Cada residência é projetada em uma planta diferente (com diferentes materiais, idades, estrutura, diâmetro, condições de conservação e limpeza etc.) e essas diferenças podem ser significativas para a "acumulação" de radônio no ambiente interior. Mesmo dentro de uma única residência, diferentes ambientes podem ter grande variação da concentração de radônio. Historicamente, ambientes com taxa de renovação de ar insuficiente e que permanecem boa parte do tempo fechados possuem maior concentração de radônio quando comparados aqueles que permanecem boa parte do tempo abertos (com grande circulação e/ou renovação de ar).

Como saber se minha casa ou escritório tem radônio?

Todos os ambientes confinados possuem radônio. A única dúvida é o quanto há de radônio no ambiente. E só há um jeito de obter essa resposta. Através da análise de radônio em diferentes ambientes do imóvel. Padrões internacionais estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e USEPA estabelecem que a concentração de radônio em um ambiente confinado deve ser inferior a 4 pCi/L. Ambientes com níveis de radônio acima 4 pCi/L de tornam-se potencialmente perigosos à saúde e quanto maior a concentração de radônio maior o risco a que os ocupantes estão expostos. Estes ambientes devem ser "tratados" para minimização da concentração até níveis aceitáveis. Ainda de acordo com a USEPA, ambientes com mais de 8 pCi/L de radônio devem ser evitados a todo custo, especialmente se este ambiente for sua própria casa ou escritório.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP