Facilities Management X Inovação: O futuro é agora!
Por Léa Lobo
Para conectar o Brasil ao mundo é preciso uma única inovação: educar mais. Sem educação de qualidade fica muito difícil nos organizar como sociedade para alcançar um padrão de convergência com os países mais desenvolvidos. Além disso, os governos deveriam melhorar o ambiente de negócios para aumentar a competitividade das empresas, ajustar as leis, aprimorar os sistemas financeiros e estimular a inovação. Frente a tudo isso, temos uma grande desigualdade de classes, que dificulta o avanço frente a nova realidade: um mundo em que a tecnologia avança muito rápido. Apontamos o aumento da utilização de robôs colaborativos como a parte mais visível nesse avanço que vem ocorrendo no mercado de trabalho no mundo todo. O lado bom dessas novas tecnologias é que estamos em um ambiente global, que permite maior facilidade à criação de novas possibilidades, maior facilidade ao empreendedorismo, se considerarmos à parcela da população que tem acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Segundo Carl Benedikt Frey, Pesquisador da Universidade de Oxford, o efeito da automação que vimos ocorrer no setor industrial nas últimas décadas também deverá se estender em massa para o setor de serviços nos próximos anos. Já a consultoria McKinsey & Company, informou que no Brasil, por exemplo, 49% dos empregos atuais estão ameaçados, pois segundo ela quanto mais rotineira for uma profissão, maior a probabilidade de ela desaparecer: atendentes de telemarketing, costureiros, corretores, caixas de banco e empacotadores, por exemplo têm mais de 98% de chances de serem substituídos por tecnologia.
Como se preparar para essa realidade? Segundo a Economista Sênior do Banco Mundial, Indhira Santos, saber trabalhar em grupo, comunicar-se bem, escutar os outros, ser gentil, ter criatividade, ser capaz de solucionar problemas e ter pensamento crítico serão habilidade ainda mais valorizadas no futuro. Quem fica desempregado tem duas opções: ou tenta se atualizar para competir por empregos mais valorizados, ou acaba concorrendo com os trabalhadores de menor qualificação por empregos menos remunerados, em funções manuais mais difíceis de ser automatizadas, como faxineiro e pedreiro, por exemplo.
Enfim, se educarmos, se nos prepararmos, se treinarmos as pessoas agora, aumentaremos a chance de elas terem trabalho no futuro, mas temos que começar logo!
O objetivo desta matéria é falar sobre inovações que ajudem os profissionais que atuam em facilities management a terem um outro olhar nos ambientes que gerenciam, sem perder a qualidade dos processos. A seguir, o leitor terá alguns exemplos de iniciativas inovadoras.
IoT amplia eficiência na climatização predial
O Engenheiro Especializado em automação predial e Diretor da Viridi Technologies, Igor Okamoto Nakamura, ressaltou que algumas tecnologias já disponíveis e acessíveis permitem repensar os benefícios e a perspectiva de retorno da automação predial. Segundo ele, um shopping, por exemplo, pode ampliar a operação da climatização para além da medição de temperatura e ajuste automático.
“Com redes de IoT as câmeras informam a contagem de pessoas que entram e saem, permitindo que a refrigeração e ventilação sejam otimizadas em tempo real. Se houver a estreia de um filme, o sistema “sabe” com antecedência quais áreas estarão mais cheias. Junto aos dados coletados pelos dispositivos e o conhecimento dos eventos (como padrões do fluxo de pessoas), o sistema vai ainda consultar sites de meteorologia, e com todo esse conjunto de informações – telemetria, tendências comportamentais, web etc. – calcula e comanda automaticamente a configuração dos equipamentos de refrigeração”, disse.
Outro cenário descrito por Nakamura foi o de um prédio comercial no qual o sistema “pergunta” à catraca de controle de acesso quem está trabalhando e vê onde pode desativar o ar-condicionado e a iluminação. “A Internet das Coisas (do inglês Internet of Things – IoT) não se restringe ao controle de dispositivos pela web. Os grandes benefícios financeiros e de qualidade de vida ocorrem quando se articulam os dados e se coordenam as ações de todo o conjunto. O acesso às tecnologias de IoT, assim como de inteligência de negócios, se amplia rapidamente e essas inovações afetarão o dia a dia da gestão e da manutenção predial”, explicou.
“Atualmente já conseguimos distinguir claramente os resultados de um bom gerenciamento no retorno de investimento. Dois prédios com a mesma infraestrutura tecnológica podem ter níveis de custo operacional e qualidade de serviços discrepantes. O resultado não depende apenas da automação; depende de como se faz o gerenciamento no dia a dia”, constata. “Ainda há um grande percurso pela frente até que se aplique efetivamente a IoT em HVAC, mas alguns paradigmas deverão ser quebrados no período evolutivo da tecnologia, que devem ser observados, até para não correr o risco de decidir investimentos que se tornem obsoletos ou ineficientes”, ponderou.
Aditivo biodegradável para sanitários
Sabemos que são muitos os problemas do mundo contemporâneo, a exemplo da questão da água, principalmente quando o tema é colocado sobre as perspectivas do consumo e do desperdício. O jovem Empresário Ezequiel Vedana da Rosa, sempre achou um desperdício a quantidade de água utilizada pelos vasos sanitários tradicionais. Para tanto, inovou criando o Piipee, que é um aditivo biodegradável, que faz a higienização completa do vaso sanitário sem necessidade de usar água. Segundo ele, uma parte do uso de água vai embora pela privada junto com outro líquido incontornável e fundamental: nosso xixi. São dezenas de litros de água utilizados a cada descarga. O Piipee é um dispositivo acoplado ao vaso, que libera um aditivo químico biodegradável, capaz de economizar em 100% a necessidade de água para eliminar urina, basta liberar sua solução química e pronto: o xixi e seu odor desaparecem do vaso sanitário.
A instalação do dispositivo não exige reforma, e seu design é discreto e funcional, funcionando como um dispenser de sabonete líquido: basta pressionar um botão, que um tubo lança a solução química para o vaso.
Novos banheiros mesmo longe das PRUMADAS
O RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto (SP), ganhou um centro médico com 32 clínicas e um Hospital Dia com total de cerca de 12 mil m2 de área construída. Projetado pelo escritório RAF Arquitetura, o empreendimento foi construído no terceiro pavimento, em uma área onde antes funcionava parte do estacionamento do shopping center.
Um dos principais desafios do projeto foi a inviabilidade de executar soluções convencionais de esgoto por gravidade. Era preciso instalar um sistema que não abrisse o forro de gesso das lojas do andar inferior para acomodar as tubulações e permitisse o mínimo de custo e transtornos durante a obra, como ruídos e odores. A opção foi pelo sistema de trituração e bombeamento de esgoto da Sanitrit, filial brasileira do Grupo SFA (inventor do triturador sanitário). Assim, é possível criar novos banheiros onde quiser, abaixo ou longe da prumada de esgoto, sem furar a laje e sem escoamento gravitacional. Essa bomba trituradora evacua as águas residuais até 5 m na vertical ou 100 m na horizontal para alcançar qualquer ponto de esgoto distante.
Logística 4.0: pode reduzir custos e aumentar a satisfação do consumidor
Indústria 4.0 é um termo já notório para muitas pessoas, mas e a expressão Logística 4.0? Assim como para as fábricas, a ideia é se apropriar das novas tecnologias (uma espécie de quarta revolução industrial) para tornar a logística – um dos maiores desafios para as empresas brasileiras em função dos custos elevados de transporte e do tamanho do País – mais eficiente, rápida, e menos custosa.
Há empresas investindo em tecnologias inovadoras, como a Amazon com suas tentativas de uso de drones para entregas de até 30 minutos. A perspectiva de uso do equipamento é boa, mas esbarra em uma série de questões, como sua regulamentação.
“Ter eficiência na entrega de produtos é um desafio e exige muito cuidado e atenção, além do investimento nos equipamentos certos. Ser bem-sucedido nessa tarefa é sinônimo de fidelização de consumidores e da criação de um diferencial no mercado”, explica Jaime Peters Junior, um dos sócios da Bz Tech Automação Comercial.
Se os seus sistemas não são interligados e capazes de identificar a entrada e a saída de produtos no estoque, jamais haverá tecnologia ou gestão suficiente capazes de otimizar esse setor. Por esse motivo, a Logística 4.0 é um conceito que mistura o uso de novas tecnologias – big data, IoT, drones, entre outras – com as melhores práticas de gestão.
Não se trata apenas de reduzir custos com a logística, mas de ser mais eficiente e oferecer um serviço de excelência ao consumidor. Com o aumento de uso do e-commerce, os clientes ficam insatisfeitos se a companhia não for capaz de cumprir com as indicações de prazo de entrega e, nesta área, quanto menor o tempo, melhores serão as vendas. Portanto, investir na Logística 4.0 não se trata apenas de uma tentativa de reduzir custos, mas de rastrear os itens, aumentar a satisfação dos consumidores e, ao mesmo tempo, reduzir possíveis danos à reputação.
Ambientes inteligentes com novas soluções da IoT
A HID Global está promovendo novas aplicações de Internet das Coisas em ambientes inteligentes que resolvem os principais desafios enfrentados por instituições de saúde, plantas fabris e grandes empresas. Os mais recentes Serviços HID de Localização e os Serviços HID de Monitoramento de Condições criados pela empresa proporcionam meios simples de agilizar as operações diárias de uma ampla gama de organizações, gerando dados instantâneos e acionáveis que otimizam o fluxo de trabalho, os processos e a eficiência dos equipamentos. A nova solução HID Trusted Tag Services® para sistemas de gerenciamento de manutenção computadorizada acrescenta também “provas de presença” seguras para equipes de manutenção e inspeção a fim de automatizar e simplificar drasticamente o gerenciamento de requisições de manutenção de equipamentos.
“Otimizar a operação de uma planta agora é mandatório, e a HID Global está à frente da curva de demanda com ofertas de tecnologia de identidade que tornam os processos e as operações mais eficientes e inteligentes em ambientes cada vez mais conectados”, afirmou Mark Robinton, Diretor de Estratégias de Inovação da HID Global. Acompanhe alguns destaques:
• O aprimoramento substancial do gerenciamento de itens e ativos através da rápida localização de uma grande variedade de itens, tais como escadas, carrinhos e equipamentos hospitalares de emergência, com os Serviços HID de Localização para Gerenciamento de Itens. Em situações onde a localização de um item afeta a segurança dos trabalhadores, os gerentes de instalações podem usar geobarreiras para facilmente emitir alertas, simplesmente implementando políticas que monitorem veículos, materiais nocivos ou equipamentos perigosos em vários locais.
• A automação de equipamentos de manutenção e processos de inspeção para equipamentos de instalação, aquecimento e resfriamento, extintores de incêndio, Data Centers, equipamentos de TI, sistemas de vigilância por vídeo e outros sistemas com os Serviços HID Trusted Tags (etiquetas confiáveis) para sistemas de Gerenciamento de Manutenção Computadorizada (CMMS). A solução conecta ativos físicos a sistemas de manutenção baseados na nuvem e a aplicativos de IoT para automatizar pedidos de manutenção e otimizar o monitoramento e a manutenção de sistemas de segurança contra incêndio, back office e equipamentos de refeitórios – tudo com um simples toque em um dispositivo móvel.
• Provas de presença em rondas de vigilância: serviços que automatizam com segurança as rondas dos vigilantes através de um toque do celular em etiquetas confiáveis posicionadas em pontos de controle de segurança, registrando seu percurso. O controle de chaves, as rondas de segurança e os serviços de terceiros podem ser gerenciados por meio de uma única interface para fornecer informações mais precisas e acionáveis em tempo real.
Sistema alemão utiliza energia solar para secar lodo
Um dos grandes desafios no tratamento de esgoto é como lidar com substâncias sólidas, mais especificamente, o lodo. “É como uma roupa molhada: quanto mais água tiver, mais pesada fica dificultando o armazenamento e o transporte”, compara o alemão Wolfgang Brehm, Diretor da IST Anlagenbau. A partir dessa lógica, sua empresa passou a desenvolver um sistema que permite secar o lodo de forma que volume e peso sejam reduzidos ao máximo. O melhor de tudo: utiliza apenas energia solar em todo o processo.
O processamento é simples: o lodo é colocado em uma estufa com até 1.680 m² de área (com as seguintes dimensões 12 m/largura x 140 m/comprimento). Um sistema totalmente automatizado faz com que o lodo seja revolvido sistematicamente enquanto transportado de uma ponta a outra da estufa, permitindo uma secagem ainda mais eficiente. Os resultados são impressionantes, permitindo diminuir em até 80% o volume de água, fazendo com que cem toneladas de lodo sejam reduzidas a apenas 20 ou 30 toneladas.
Toda a energia utilizada é proveniente da radiação solar. “A tecnologia empregada é adaptada de acordo com a incidência solar (radiação) da localidade onde a solução está sendo usada. Conseguimos resultados excelentes mesmo na Polônia, onde o índice de radiação solar é bastante inferior ao do Brasil”, diz Brehm.
Mais seco e compacto, o lodo torna-se mais fácil de ser armazenado e transportado, levando a reduções significativas de custos de transporte e destinação. Além disso, o processamento elimina o mau cheiro do material e evita que insetos sejam atraídos. Outra grande vantagem é o fato de que a biomassa resultante, depois de tratada, pode ser utilizada como fertilizante na agricultura (dependendo da legislação local). “Trata-se do tipo de inovação que traz benefícios para toda sociedade”, sintetiza Diego Tarabini, Gerente de Desenvolvimento da Enfil.
Gestão com sistema digital
O São Paulo Futebol Clube deu um passo importante para aprimorar e modernizar sua administração. O clube do Morumbi assinou contrato com a Atos, multinacional europeia de tecnologia, para implantação do SAP S/4HANA, o mais avançado sistema de gestão integrada do mercado, que processa dados em tempo real.
O sistema desenvolvido pela SAP, fornecedora alemã de tecnologias para gestão de negócios, ajudará o São Paulo a administrar de forma digital e automatizada os departamentos de finanças, gestão fiscal, suprimentos e controle de ativos e bens – como prédios, terrenos, centros de treinamento, entrada e saída de materiais, estoque de produtos e medicamentos, entre outros processos.
Também será digitalizada a gestão de contratos e CLT. Com a implantação de um sistema como o SAP S/4HANA, que será feita pela Atos, o ganho de produtividade, economia de tempo e recursos gastos com processos burocráticos pode chegar a até 80%.
A implantação do SAP S/4HANA levará o Tricolor a um novo patamar de tecnologia, que inclui reorganização de processos e a transferência de seus sistemas de gestão e processamento de dados para plataformas na nuvem, hospedadas, geridas e suportadas remotamente.
Essa transferência garante maior agilidade e confiabilidade para a gestão das informações, já que o clube não dependerá mais de servidores localizados na sede do São Paulo.
Sistema Revit no setor de instalações elétricas e hidráulicas
A Temon utiliza em seus projetos o software Revit (3D) dentro do conceito Building Information Modeling (BIM – Modelagem da Informação da Construção em português). A ferramenta possibilita a inserção de elementos com características próprias e muito próximas da realidade. “Mais do que inserir elementos em tamanho real para compatibilização, com a utilização do Revit dentro do conceito BIM, temos acesso a uma série de informações que nos permite planejar, controlar e executar uma obra de maneira muito eficiente”, assinala Álvaro Assumpção, Presidente da empresa.
Já bem conhecido no mercado de engenharia, o Revit pode ser usado no desenvolvimento de projetos e instalações compatibilizadas, reduzindo drasticamente a necessidade de ajustes em campo, com a consequente economia de material e mão de obra. De modo mais amplo, pode ser aplicado na manutenção de construções em operação e na tomada de decisões frente a um novo projeto. Ou, como resume Assumpção, “o sistema promove o compartilhamento de informações: mão de obra, materiais, cronogramas e formas de trabalho entre aqueles que projetam, constroem e ocupam uma edificação”.
Na prática, o Revit possibilita que o processo de tomada de decisão ocorra onde custa menos: no projeto e no planejamento da obra. Assim, são evitados problemas que seriam verificados apenas em campo, gerando impacto direto no tempo de execução e no aproveitamento racional de material.
Nanotecnologia e SMARTGLASSES
A Vivante, empresa de gestão de facilities e manutenção, iniciou o uso de nanotecnologia para revestir superfícies e gerar economias de até 30% no uso de energia elétrica com refrigeração em estruturas complexas – como edifícios comerciais e shoppings centers, por exemplo. Trata-se de um sistema chamado Elastoceramic (nano pigmento formado basicamente por resina termoplástica e microesferas cerâmicas ocas). Quando aplicado, forma uma membrana que reflete até 80% da radiação solar incidente e repele água, além de servir como isolamento térmico e aumentar a agilidade nas rotinas de limpeza e higienização. A tecnologia diminui consideravelmente a carga de resfriamento do prédio, oferecendo uma série de benefícios como maior conforto térmico no ambiente interno, uso reduzido de ar-condicionado (resultando entre 10% e 30% de economia de energia) e menor custo de manutenção (devido à maior vida útil da superfície e menor uso do sistema de refrigeração).
“Faz parte do nosso DNA técnico a busca constante de tecnologias inovadoras para os serviços que prestamos”, explica Luis Paulo Farias, Coordenador de Análises Estratégicas da Vivante. “A tecnologia ajuda também a manter os altos padrões de higiene: para a limpeza da superfície aplicada com essa nanotecnologia, em geral, é necessário apenas água. Com isso, é possível diminuir em 85% o uso de produtos químicos, gerando economia financeira. Outra vantagem em relação à sustentabilidade é a compensação de gases de efeito estufa: para cada 10 mil m2 de telhado há uma compensação de cerca de mil toneladas de CO2 por ano.
Outro produto utilizado pela empresa é o smartglasses (óculos inteligentes) em serviços de manutenção. Com o intuito de oferecer mais ferramentas aos técnicos de campo, a empresa adquiriu algumas unidades do produto, que vão aprimorar a manutenção dos equipamentos mais complexos e serviços que requerem intervenções críticas. Batizados de Vivante Manutenção Assistida, esses dispositivos são compostos por uma haste, lentes de acrílico e um aparelho que projeta imagens em uma minitela acoplada, além de possuírem WiFi, bluetooth, microfones, câmera e sensor para comandos por voz e gestos.
Farias informa que os benefícios vão desde o aumento do grau de segurança, já que todas as intervenções críticas poderão ser registradas, até a possibilidade de se criar um canal entre o técnico operador em campo e os especialistas alocados na Central de Inteligência e Monitoramento Operacional (CIMO) localizada na sede da empresa em São Paulo.
Essa nova ferramenta favorece e aprimora os serviços oferecidos pela empresa, proporcionando mais agilidade e integração no trabalho, custos reduzidos (no que diz respeito ao deslocamento dos funcionários), criação de evidências por meio de gravações e otimização do tempo, além de deixar as mãos livres para a execução das rotinas.
O projeto está na fase piloto. As possibilidades, no entanto, são promissoras: “Porém, nosso maior desafio neste primeiro momento, é conseguir estabelecer uma conexão consistente entre o operador de campo e a central da empresa, pois a infraestrutura de telecomunicações do País é instável”, aponta o Executivo.
Inovações no combate às infecções hospitalares
No Brasil temos, em média, um milhão e cem casos anuais de infecção hospitalar, dos quais, 100 mil resultam em óbito. Pensando em colaborar para reduzir esses números alarmantes, a Oleak continuamente desenvolve produtos em sua Divisão de Prevenção de Infecções. O foco é eliminar os germes das superfícies e também das mãos dos profissionais. Com maior eficácia e custo reduzido para os hospitais, os produtos têm sua função no combate à proliferação de germes, garantindo maior segurança aos pacientes e profissionais da saúde. São eles:
• Optigerm®: um desinfetante hospitalar não clorado, para superfícies fixas e artigos não críticos. Elimina a maioria dos germes que podem causar doenças em apenas um minuto. Possui efeito residual por 30 dias. Desinfetante não clorado que elimina esporos de Clostridium difficile em apenas três minutos.
• Opticoat®: inédito revestimento antimicrobiano para pisos. Quando aplicado forma uma camada plástica protetora que impede que os germes sobrevivam naquela superfície. Testes realizados em laboratórios independentes comprovaram que o produto elimina 99,9% dos germes. O Opticoat® tem baixo odor, é antiderrapante e seca rapidamente, podendo ser aplicado sobre qualquer tipo de piso, inclusive os impermeabilizados.
Opticare®: linha de produtos para higiene desenvolvida especialmente para eliminar os germes das mãos, ao mesmo tempo em que realiza um verdadeiro tratamento de pele. Contendo D-pantenol, vitaminas e emolientes especiais, os produtos promovem rápida regeneração celular, além de conferirem toque macio e suave, melhorando o tato e a saúde das mãos dos profissionais. Outro grande diferencial da linha são os dispensadores exclusivos, com proteção antimicrobiana. Os dosadores convencionais podem funcionar como vetores de contaminação, pois as teclas podem se contaminar com os germes provenientes das mãos dos profissionais. A Oleak desenvolveu uma tecnologia exclusiva que torna o dosador Opticare® autolimpante, com proteção antimicrobiana. Elimina 99,9% dos germes que se depositam nele.
Soluções inovadoras para reduzir custos nas empresas
O Grupo Verzani & Sandrini, com 50 anos de mercado na prestação de serviços, passa a atuar em uma nova linha de negócios, a Verzani Serviços de Inteligência (VSI), que nasceu com o objetivo de entregar soluções inovadoras e inteligentes para reduzir e otimizar gastos em categorias de compras dos clientes.
A proposta surgiu a partir de demandas de compras em alto volume, tanto para atendimento aos clientes do grupo, quanto para utilização interna e o quanto uma abordagem estruturada para determinado grupo de categorias poderia impactar positivamente o resultado das organizações. “Ao longo do tempo percebemos que, para grande parte das categorias onde somos grandes compradores, a abordagem dos clientes era bastante operacional, com pouco ou nenhum foco. A partir dessa constatação, desenvolvemos parcerias com grandes fornecedores de mercado, para entregar resultados rápidos, com ganhos reais e de acordo com a necessidade do cliente”, explica Eduardo Madeira, Diretor da Verzani Serviços de Inteligência.
A nova linha de negócios é dividida em quatro fases, que vão desde o diagnóstico e priorização das oportunidades, até a implantação e gestão das economias alcançadas.
Foco onde é especialista: a VSI é especializada nas categorias de benefícios, materiais de higiene e limpeza, EPI, uniformes, materiais de manutenção, assessoria jurídica, frota e telefonia. “Nosso primeiro cliente foi uma rede de shopping centers, onde conseguimos padronizar os materiais de higiene e limpeza para 80% dos malls da companhia, com economia de aproximadamente 20% (R$ 300 mil reais), além de inúmeros ganhos qualitativos”, comenta o Executivo.
O diferencial da VSI é mapear oportunidades em temas e processos pouco explorados pelos clientes, sem necessariamente se prender ao preço de compra, visando maior assertividade e velocidade na obtenção de resultados qualitativos e quantitativos. “Nosso histórico de resultados indica um potencial médio de até 20% de economia em materiais de manutenção, 17% em operação, 15% no administrativo e até 13% em recursos humanos”, finaliza Madeira.
Limpeza em instalações portuárias
De acordo com Marcia Helena Dutra Bastos, Quality Environment Coordinator na Cofco International, na área portuária há muitas exigências de órgãos governamentais e ambientais e um dos itens fiscalizados é a limpeza das instalações. “O maior desafio é que o Terminal 12A encontra-se em uma área arrendada e também pública, o que faz com que a limpeza tenha que ser constante. Diante desse desafio precisamos unir recursos humanos e tecnológicos qualificados que nos atendam, pois a área portuária é bastante rústica. Nesse caso, firmamos uma parceria com a empresa inService desde de 2015, que realiza a limpeza com colaboradores e com apoio mecanizado tais como a varredeira”, inicia Batos.
“A implantação de certa forma junto à nova equipe foi muito importante, pois o Terminal 12A tem uma cultura forte de limpeza e organização pautada nas certificações de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança e segurança alimentar que possui. A limpeza tem um grau de importância elevado em nossos processos. Vale ressaltar que a sujidade da área portuária é diferenciada e, portanto, o know-how de recursos humanos e de equipamentos é fundamental para que nos atendam e agreguem ao processo de limpezas externa e interna. Os benefícios alcançados durante esses dois anos de parcerias são evidenciados através dos resultados positivos obtidos nas vistorias de órgãos e auditorias onde constatam que o Programa 5S está implementado e sendo mantido”, finaliza Bastos.
Tendências tecnológicas para climatização
A Midea Carrier conta com as mais completas soluções de alta tecnologia para aquecimento, condicionamento de ar e climatização para conforto térmico e de processos oferecidos por suas marcas Midea, Carrier e Toshiba. O portfólio da joint-venture atende o mercado nacional que, cada vez mais busca por soluções de maior eficiência energética e menor custo operacional. É o caso dos lançamentos da Carrier como o chiller Aquaforce 30XV, lançamento mundial na linha de chillers a ar com compressor parafuso; e o AquaSmart 30EV/30XV, chiller modular compacto de compressor scroll e produzido localmente. Os dois modelos são equipados com variadores de frequência e possuem altíssima eficiência, superando os valores-base da ASHRAE 90.1 2013, além de terem um reduzido custo operacional.
Entre os avanços que garantem maior eficiência dos novos produtos em relação aos modelos mais antigos estão as tecnologias empregadas na manufatura e nos componentes cada vez mais avançadas. É o caso dos modelos produzidos localmente no Brasil pela Carrier, que trazem tecnologia de ponta e desenvolvimento 100% nacional. Compressores, trocadores de calor, componentes eletrônicos e processos de manufatura evoluíram de forma exponencial nos últimos dez anos e o reflexo disso está nos recentes lançamentos que temos visto no mercado. Além disso, regulações e normas internacionais também influenciam diretamente no desenvolvimento de produtos mais eficientes e novas tecnologias, como a crescente demanda por construções sustentáveis e o constante avanço das bases de eficiência energética como ASHRAE 90.1.
A Carrier sempre foi pioneira em sustentabilidade e tecnologia, a exemplo disso foi a migração de todo o portfólio de produtos da marca no Brasil para os fluidos HFC, baixo impacto ambiental e zero ODP. Globalmente a empresa tem investido na pesquisa e desenvolvimento de novos refrigerantes capazes de substituir os tradicionais R-134a e R-410A, como o recente lançamento do modelo AquaEdge com R1233zd(E).
Como as novas tecnologias apoiam o combate à corrupção
Segundo Cassiano Machado, Sócio-diretor da ICTS Outsourcing, atos de corrupção e outros desvios são cada vez mais difíceis de serem perpetuados sem deixar rastros digitais. Os avanços na tecnologia ampliaram a capacidade das empresas prospectarem cada vez mais informações sobre a ocorrência de atos ilícitos.
“Nesta realidade, o big data e o data analytics contribuem de forma relevante nas estruturas de controle e investigações. Essas tecnologias processam e analisam dados capturados de diferentes origens, tornando-se uma rica fonte para o desenvolvimento de análises preditivas e correlações, além de trazerem ganhos para a eficácia dos esforços de apuração das irregularidades. Assim como o mapeamento de dados na internet, por meio de buscas automáticas ou manuais de conteúdos disponíveis nas redes sociais, marketplaces, como o Mercado Livre, e órgãos públicos e privados de informação, permitem o entendimento de diversos aspectos, dentre eles, o perfil comportamental e o estilo de vida do investigado fora do ambiente corporativo”, observa Machado.
Logs de acesso físico, varredura de arquivos em rede, análise forense de discos rígidos, celulares, imagens de circuito interno de TV são também outras fontes de dados digitais disponíveis que ajudam as organizações a detectarem o ato ilícito de seus colaboradores. Inclusive contando com a ação de denunciantes, de dentro ou fora do ambiente de trabalho, que podem encaminhar ao canal de denúncias da empresa evidências em formato digital, como gravações de áudio, vídeo e fotos.
Por falar em canal de denúncia, a ferramenta pode ser o primeiro passo das companhias no combate à corrupção. Com o apoio da internet, dos smartphones e das conexões globais de dados e telefonia, o canal interliga o denunciante com a estrutura especializada de captação de denúncia, agilizando a etapa de investigação com sigilo de identidade do delator.
Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.
Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões
Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.
Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo
Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.
Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp
Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.
Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios
Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.
Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde
Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.
Uma noite de reconhecimento e glamour para os fornecedores do setor de FM
Confira a cobertura do 10º Jantar Indicados InfraFM.
Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.
Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA
Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade
Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas
Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.
Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping
Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.