Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Outsourcing

A produtividade do setor de serviços

Cultura do home office

Sob outro ponto de vista, trabalhar em casa não é mais sinônimo de emprego informal ou por conta própria, cada vez mais executivos com altos cargos e posições de destaque em grandes companhias dividem o tempo entre o escritório e a sala de casa. A popularização do home office no Brasil se deve, principalmente, às empresas multinacionais que exportam esse hábito para as sedes no país, como aconteceu com a principal fabricante de headsets do mundo, a norte-americana Plantronics.

Em parte, apesar de um olhar ainda conservador de alguns gestores, o home office se mostra uma prática efetiva e com benefícios, como o engajamento, o aumento da noção de autonomia e de responsabilidade do funcionário, e a redução de custos para a empresa.

Com sede em Santa Cruz, Califórnia, a Plantronics já incentivava uma política de trabalho remoto para os funcionários da matriz e na sede brasileira não poderia ser diferente. Para a principal fabricante de áudio e voz do mundo, o home office virou, inclusive, nicho de mercado e inspirou a empresa a desenvolver novas tecnologias para superar os principais problemas apontados pelos próprios colaboradores - som ambiente que impede a concentração, barulho externo que vaza nas ligações, voz metálica, entre outros que dificultavam o atendimento.

À frente da Plantronics, a Senior Territory Manager para o Brasil, Vera Thomaz, divide as tarefas entre o escritório da marca, em Alphaville e o escritório pessoal, em casa. "Com as ferramentas certas é possível trabalhar de qualquer lugar. Pelo menos duas vezes por semana trabalho da minha casa onde preparei o ambiente para realizar conferências com nossa matriz e com os nossos clientes. Os dias são bastante produtivos, pois em questão de minutos estou na minha estação de trabalho", esclarece Thomaz.

Flexibilidade para se trabalhar

Spaces é uma empresa de ambientes flexíveis de trabalho, que atua em 19 países e inaugurou em julho o seu primeiro espaço no Brasil. Paralelamente à preparação para a chegada ao País, a empresa realizou a pesquisa Trends in flexible working ("Tendências em trabalhos flexíveis"), voltada para tendências do trabalho remoto e versátil. O estudo foi realizado com 20 mil profissionais em todo o mundo, sendo 900 profissionais do Brasil, de diversos setores: consultoria e serviços, utilities, tecnologia, entre outros. Dentre as constatações, o estudo mostra que 50% dos profissionais brasileiros afirmam que priorizam empresas que oferecem jornada de trabalho flexível, a média global desse índice está em 63%.

O estudo também apurou a expectativa de crescimento para o setor, apontando que 66% das empresas em todo o mundo esperam aumento na demanda por espaços de trabalho flexível (espaços de coworking, business lounges, escritórios de curto prazo), projeção que salta para 81% no Brasil. "Nos últimos anos vemos a ideia de economia compartilhada ganhar muita força, tanto globalmente quanto por aqui. O universo do trabalho não fica aquém dessa tendência e vemos que flexibilização das jornadas e a opção do trabalho remoto tem ganhado terreno. Nesse contexto, o Spaces chega para reinventar o conceito de ambientes de trabalho compartilhados e trabalho flexível no Brasil", conta Otávio Cavalcanti, Diretor do Spaces no Brasil.

Quanto a esse crescimento no mercado brasileiro, 69% dos entrevistados veem que o principal motivador para a flexibilização são empresas que desejam reduzir os custos com escritório, 60% acreditam que o aumento será devido a colaboradores que procuram trabalhar remotamente ou que exigem trabalhar mais perto de casa (52%). E quando se trata de tecnologia - item mais que fundamental quando se pensa em trabalho remoto -, Dropbox e Google Drive despontam como os recursos mais usados pelos brasileiros (68%), seguidos de videoconferência e acesso remoto ao servidor, com 46% e 37% respectivamente.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP