Outsourcing

A produtividade do setor de serviços

Cultura do home office

Sob outro ponto de vista, trabalhar em casa não é mais sinônimo de emprego informal ou por conta própria, cada vez mais executivos com altos cargos e posições de destaque em grandes companhias dividem o tempo entre o escritório e a sala de casa. A popularização do home office no Brasil se deve, principalmente, às empresas multinacionais que exportam esse hábito para as sedes no país, como aconteceu com a principal fabricante de headsets do mundo, a norte-americana Plantronics.

Em parte, apesar de um olhar ainda conservador de alguns gestores, o home office se mostra uma prática efetiva e com benefícios, como o engajamento, o aumento da noção de autonomia e de responsabilidade do funcionário, e a redução de custos para a empresa.

Com sede em Santa Cruz, Califórnia, a Plantronics já incentivava uma política de trabalho remoto para os funcionários da matriz e na sede brasileira não poderia ser diferente. Para a principal fabricante de áudio e voz do mundo, o home office virou, inclusive, nicho de mercado e inspirou a empresa a desenvolver novas tecnologias para superar os principais problemas apontados pelos próprios colaboradores - som ambiente que impede a concentração, barulho externo que vaza nas ligações, voz metálica, entre outros que dificultavam o atendimento.

À frente da Plantronics, a Senior Territory Manager para o Brasil, Vera Thomaz, divide as tarefas entre o escritório da marca, em Alphaville e o escritório pessoal, em casa. "Com as ferramentas certas é possível trabalhar de qualquer lugar. Pelo menos duas vezes por semana trabalho da minha casa onde preparei o ambiente para realizar conferências com nossa matriz e com os nossos clientes. Os dias são bastante produtivos, pois em questão de minutos estou na minha estação de trabalho", esclarece Thomaz.

Flexibilidade para se trabalhar

Spaces é uma empresa de ambientes flexíveis de trabalho, que atua em 19 países e inaugurou em julho o seu primeiro espaço no Brasil. Paralelamente à preparação para a chegada ao País, a empresa realizou a pesquisa Trends in flexible working ("Tendências em trabalhos flexíveis"), voltada para tendências do trabalho remoto e versátil. O estudo foi realizado com 20 mil profissionais em todo o mundo, sendo 900 profissionais do Brasil, de diversos setores: consultoria e serviços, utilities, tecnologia, entre outros. Dentre as constatações, o estudo mostra que 50% dos profissionais brasileiros afirmam que priorizam empresas que oferecem jornada de trabalho flexível, a média global desse índice está em 63%.

O estudo também apurou a expectativa de crescimento para o setor, apontando que 66% das empresas em todo o mundo esperam aumento na demanda por espaços de trabalho flexível (espaços de coworking, business lounges, escritórios de curto prazo), projeção que salta para 81% no Brasil. "Nos últimos anos vemos a ideia de economia compartilhada ganhar muita força, tanto globalmente quanto por aqui. O universo do trabalho não fica aquém dessa tendência e vemos que flexibilização das jornadas e a opção do trabalho remoto tem ganhado terreno. Nesse contexto, o Spaces chega para reinventar o conceito de ambientes de trabalho compartilhados e trabalho flexível no Brasil", conta Otávio Cavalcanti, Diretor do Spaces no Brasil.

Quanto a esse crescimento no mercado brasileiro, 69% dos entrevistados veem que o principal motivador para a flexibilização são empresas que desejam reduzir os custos com escritório, 60% acreditam que o aumento será devido a colaboradores que procuram trabalhar remotamente ou que exigem trabalhar mais perto de casa (52%). E quando se trata de tecnologia - item mais que fundamental quando se pensa em trabalho remoto -, Dropbox e Google Drive despontam como os recursos mais usados pelos brasileiros (68%), seguidos de videoconferência e acesso remoto ao servidor, com 46% e 37% respectivamente.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP