3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Sinônimo de exclusividade

Conheça o Praiamar Corporate, um dos mais modernos centros corporativos do País com 3 helipontos e hangar com estacionamento para 4 helicópteros, recém-inaugurado na Baixada Santista

Por Larissa Gregorutti

Quando o empresário Armênio Mendes inaugurou no ano 2000 o Praiamar Shopping, empreendimento do Grupo Mendes, localizado em Santos, ainda não era possível vislumbrar que este centro comercial estaria, no futuro, conectado ao mais completo e inovador empreendimento corporativo da baixada santista.

Projeto realizado mais de uma década depois pelo grupo, e em operação desde abril deste ano, o Praiamar Corporate é o primeiro mixed-use da cidade, estrategicamente localizado próximo ao Porto e com acesso facilitado ao Centro de Santos, ao Guarujá e à saída para São Paulo, em uma área especialmente escolhida para facilitar a mobilidade de pessoas e negócios.

Considerado um dos mais modernos centros corporativos do País, foi concebido para estar à frente do seu tempo em questão de infraestrutura, além de oferecer o uso misto de serviços e conveniências, inéditos em todo o litoral paulista. Com aproximadamente 140 mil m² de área construída, conta com estacionamento, hotel, centro de convenções, restaurantes, lojas, academia, residência, espaço comercial e shopping center.

Segundo Maurício Meriqui, Gerente Comercial do Grupo Mendes, inicialmente o edifício foi projetado para atender em sua totalidade à alta demanda de espaços comerciais que existia na região. Todavia, na execução da obra, a situação se inverteu, “o País entrou em crise, impactando diretamente o setor imobiliário. Por isso, foi preciso pensar em possibilidades de alterar o projeto, processo que resultou na ideia do mixed-use. Então, fechamos parceria com o hotel Sheraton, construímos uma área destinada ao setor residencial e implantamos alternativas para agregar cada vez mais valor ao empreendimento, como o pavimento especial, que liga através de uma passarela o complexo ao Praiamar Shopping ”, pontuou Meriqui.

Principais características do Complexo

Com três grandes empreendimentos principais estruturados internamente, o Praiamar Corporate, que ocupa desde a região central até à direita da fachada; o Sheraton; e o Praiamar Residence, que ocupam todo o lado esquerdo, o edifício possui ainda dois subsolos de estacionamento avulso, administrado pela MultiPark, para uso comum de visitantes que desejam estacionar o carro para ir à academia, ao shopping, ao hotel, ou até mesma à praia.

Com acesso por uma torre externa de elevadores panorâmicos, que levam aos níveis de estacionamento, ao térreo e ao quarto andar do edifício, o estacionamento do subsolo não dá acesso direto ao prédio por ser de uso público.

Para uso privativo, o edifício possui mais três andares de estacionamento, sendo o primeiro com 127 vagas destinadas para uso de moradores do residencial, e o segundo e o terceiro, juntos com 475 vagas, para uso do corporativo.

Neste sentido, o empreendimento possui dois subsolos, o térreo, mais três sobressolos, um andar aberto ao público, destinado ao lazer, e 25 andares tipos.

No térreo, é possível ter acesso às recepções do hotel, do residencial e do comercial, e ao primeiro restaurante Outback Steakhouse da Baixada Santista, que foi recém-integrado ao Praiamar Corporate.

Com acesso livre ao público, o quarto andar é um pavimento especial, com pé direito duplo, que liga através de uma passarela o empreendimento ao shopping. “Nesse andar em breve teremos uma academia de uma grande rede, lojas que funcionarão como uma extensão do shopping e um centro de convenções administrado pelo Sheraton. Em funcionamento temos o business center, com recepção, lobby, salas de reuniões e um auditório, destinado para uso exclusivo dos condôminos do corporativo, uma segunda recepção do edifício, que funciona também como balcão de informações, e uma praça de convivência, que fica em uma área aberta”, apresentou o Gerente Comercial do empreendimento.

A segunda recepção é uma comodidade aos condôminos do corporativo, que podem ter acesso direto ao pavimento de serviços e ao shopping sem precisar sair do complexo, com todos os ambientes climatizados, comentou Meriqui.

Sobre o Centro de Convenções, ele complementou que o espaço terá oito salas modulares, um auditório com capacidade para até 350 pessoas e estrutura de cozinha.

A partir do quinto andar começam os pavimentos tipos, sendo o corporativo, ao lado direito, com 25 andares, e ao lado esquerdo, o Sheraton, com 15 andares, seguido do residencial, com dez andares.

“As recepções de cada empreendimento são independentes e os acessos internos também. Então existem elevadores exclusivos no hotel, que percorrem os 15 primeiros andares do edifício, e elevadores exclusivos no residencial, que dão acesso direto aos dez últimos andares”, ressaltou o Gerente. Inclusive, na lateral do edifício é possível ver que os apartamentos residenciais possuem varandas, e os apartamentos do hotel não.

Por sua vez, o Praiamar Corporate possui os seguintes diferenciais:

• recepção exclusiva com pé-direito duplo e acabamento em mármore;

• catracas com sensor de aproximação;

• nove elevadores inteligentes de pré-chamada com alta velocidade, sendo oito sociais e um de serviços;

• pé-direito com 3,60 m;

• banheiros coletivos em todos os pavimentos com oito cabines cada;

• banheiros privativos prontos em todas as salas;

• iluminação LED com sensor de presença;

• portas padrões com 1,20 m de largura;

• corredores com 2,70 m de largura;

• escadaria de emergência revestida em granito.

“Nos dedicamos muito em dois pontos na concepção deste projeto. O primeiro é o conforto, todos os corredores são muito largos, o pé direito mais alto que o comum, tornando os ambientes bem espaçosos. O segundo ponto é o acabamento. Nos preocupamos em utilizar materiais de primeira linha em todos os setores da obra, os equipamentos eletrônicos são os mais modernos do mercado, o revestimento quase todo feito em pedra de mármore, o que melhora muito com relação a conservação do empreendimento”.

Com o total de 400 unidades, sendo 16 salas ou lajes corporativas por andar, com área de 31,10 m2 a 1.790,75 m², o empreendimento possui o menor custo de condomínio da região.

Em cada andar do corporativo, a saída dos elevadores dá acesso a um hall com uma parede de vidro, permitindo a passagem de luz que ilumina todo andar. Além disso, a cada dois andares existe um jardim na fachada do edifício, que traz harmonia ao empreendimento.

Destinado para empresas de grande porte, o 31º andar do empreendimento, por exemplo, será a casa da rádio Jovem Pan da baixada santista, que vai passar a integrar a cobertura do edifício.

A partir do 32º andar, está estruturado o maior complexo de helipontos em edifícios no Brasil. No total são três helipontos, mais um hangar para quatro aeronaves.

Nessa área, existe também uma sala de descanso para pilotos e uma sala VIP para espera, com uma estrutura robusta para pousos e decolagens para suprir a carência de helipontos na cidade de Santos.

Operação e serviço

Responsável por realizar o projeto de arquitetura, a construção e a decoração do edifício, ficou também sob responsabilidade do Grupo Mendes a construção e decoração do Sheraton, que será entregue no primeiro semestre do ano que vem para operação e administração do hotel.

A administração, manutenção e operação do residencial e do corporativo, será feita por gestão própria do grupo, sendo que cada um deles terá uma equipe exclusiva. Já o serviço comum a todo o empreendimento será executado por um condomínio único com todos os subcondomínios, para administrar os serviços compartilhados, como segurança externa, limpeza da fachada, paisagismo etc.

Segundo Fernando Cataldo, Concierge Manager do Praiamar Corporate, o dia a dia do Concierge é basicamente atender às solicitações dos condôminos, ter o controle de acesso, trabalhar junto à equipe de segurança nas docas, tomar conta da estrutura do prédio, limpeza, conservação do condomínio e manter tudo funcionando.

No total, a área de operação possui uma equipe de 26 funcionários orgânicos, e profissionais terceirizados de segurança, estacionamento, entre outros. Já a manutenção dos equipamentos (elevadores, ar condicionado e catracas) é feita por empresas terceirizadas.

Além disso, o empreendimento possui um aplicativo exclusivo para gestão condominial e comodidade dos usuários; ar condicionado em todas as áreas comuns e corredores; sistema de segurança e vigilância com circuito fechado de TV; acessibilidade total, com banheiros exclusivo para cadeirantes em todos os andares; e serviço de concierge e recepção bilíngue, fatores que tornam o projeto do edifício inovador, inteligente e com serviços de excelência.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP