Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

UM ESCALDA PÉ, POR FAVOR!

Direto da Redação  [email protected]

No dia 30 de agosto frente a um stress demasiado, eu e minha mochila resolvemos sair para fazer o Caminho do Sol, tal a minha necessidade de centrar-me para tomar decisões que melhorassem não só a minha qualidade de vida, bem como me desse tempo para pensar em todas as mudanças que vem ocorrendo no nosso dia a dia profissional e que tem deixado muito de nós, sem saber qual é a melhor direção a seguir.

O percurso total de onze dias de caminhada totalizava 232 km, entre rodovias e estradas, no interior paulista. Eu fiz 104 km nos cinco dias iniciais e parei a peregrinação, porque meus pés estavam machucados por estar caminhando uma média diária de 6 horas, sob um sol a pino, e porque este período e experiência já me sinalizavam algumas respostas que eu procurava.

Somado a isso e lendo um texto do Sesi e Senai sobre inovação, ficou claro para mim que precisaríamos ter um mínimo de interação sobre Internet das Coisas, tecnologia de redes de comunicação, inteligência artificial, Big Data, produção inteligente e conectada, bioprocessos e biotecnologias avançadas, nanotecnologia, materiais avançados, armazenamento de energia, dentre outras coisas para se ter uma noção de para onde o mundo está transitando e como tudo isso afeta o dia a das pessoas, dos espaços de trabalho e dos negócios.

Ou seja, além do nosso esforço em melhorar nossa competência profissional, são muitas mudanças ocorrendo de uma única vez e em uma velocidade que talvez um ser humano comum, não tenha capacidade para acompanhar e nem de se adaptar a todo este movimento. Seja o movimento sobre modismos corporativos; as rupturas tecnológicas; a ascensão dos robôs frente a postos de trabalho; as mudanças culturais, sociais, econômicos, políticos; e tantos outros desafios que temos que enfrentar no nosso tempo.

Enfim, é bom ter a consciência de que não somos heróis. Eu me considero uma profissional comprometida, embora ainda não tenha a competência para atender todas estas demandas de mudanças. Como um ser humano normal que teve a experiência de ter caminhado 104 km sob um sol similar à de zonas desérticas e com os pés inchados, ao final do trajeto eu só queria descansar. Para minha surpresa, duas das pousadas pelas quais eu passei me deram um escalda pés (com muito gelo, álcool temperado com ervas e sal grosso). Como me senti feliz! Em um momento de pressão sobre tudo que precisa ser feito, será que todos nós só estamos precisando ofertar um escalda pés para nossos pares? Uma das pousadas me fez um mimo adicional: ofertou-me, além do escalda pés, uma toalha delicadamente bordada para secar meus pés. Isso não é tecnologia, isso é prestação de serviços de qualidade!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP