3º Fórum InfraFM Indústrias
 

UM ESCALDA PÉ, POR FAVOR!

Direto da Redação  [email protected]

No dia 30 de agosto frente a um stress demasiado, eu e minha mochila resolvemos sair para fazer o Caminho do Sol, tal a minha necessidade de centrar-me para tomar decisões que melhorassem não só a minha qualidade de vida, bem como me desse tempo para pensar em todas as mudanças que vem ocorrendo no nosso dia a dia profissional e que tem deixado muito de nós, sem saber qual é a melhor direção a seguir.

O percurso total de onze dias de caminhada totalizava 232 km, entre rodovias e estradas, no interior paulista. Eu fiz 104 km nos cinco dias iniciais e parei a peregrinação, porque meus pés estavam machucados por estar caminhando uma média diária de 6 horas, sob um sol a pino, e porque este período e experiência já me sinalizavam algumas respostas que eu procurava.

Somado a isso e lendo um texto do Sesi e Senai sobre inovação, ficou claro para mim que precisaríamos ter um mínimo de interação sobre Internet das Coisas, tecnologia de redes de comunicação, inteligência artificial, Big Data, produção inteligente e conectada, bioprocessos e biotecnologias avançadas, nanotecnologia, materiais avançados, armazenamento de energia, dentre outras coisas para se ter uma noção de para onde o mundo está transitando e como tudo isso afeta o dia a das pessoas, dos espaços de trabalho e dos negócios.

Ou seja, além do nosso esforço em melhorar nossa competência profissional, são muitas mudanças ocorrendo de uma única vez e em uma velocidade que talvez um ser humano comum, não tenha capacidade para acompanhar e nem de se adaptar a todo este movimento. Seja o movimento sobre modismos corporativos; as rupturas tecnológicas; a ascensão dos robôs frente a postos de trabalho; as mudanças culturais, sociais, econômicos, políticos; e tantos outros desafios que temos que enfrentar no nosso tempo.

Enfim, é bom ter a consciência de que não somos heróis. Eu me considero uma profissional comprometida, embora ainda não tenha a competência para atender todas estas demandas de mudanças. Como um ser humano normal que teve a experiência de ter caminhado 104 km sob um sol similar à de zonas desérticas e com os pés inchados, ao final do trajeto eu só queria descansar. Para minha surpresa, duas das pousadas pelas quais eu passei me deram um escalda pés (com muito gelo, álcool temperado com ervas e sal grosso). Como me senti feliz! Em um momento de pressão sobre tudo que precisa ser feito, será que todos nós só estamos precisando ofertar um escalda pés para nossos pares? Uma das pousadas me fez um mimo adicional: ofertou-me, além do escalda pés, uma toalha delicadamente bordada para secar meus pés. Isso não é tecnologia, isso é prestação de serviços de qualidade!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP