TELELOK
 

Nanotecnologia reduz até 30% o consumo de energia com refrigeração

Revestimento elastocerâmico aplicado nos telhados de shoppings e edifícios ajuda ainda na impermeabilização e no aumento da higiene

A Vivante, uma das principais empresas de gestão de facilities e manutenção do país, iniciou o uso de nanotecnologia para revestir superfícies e gerar economias de até 30% no uso de energia elétrica com refrigeração em estruturas complexas - como edifícios comerciais e shoppings centers, por exemplo.

Trata-se de um sistema chamado Elastoceramic (nano pigmento formado basicamente por resina termoplástica e microesferas cerâmicas ocas). Quando aplicado, forma uma membrana que reflete até 80% da radiação solar incidente e repele água, além de servir como isolamento térmico e aumentar a agilidade nas rotinas de limpeza e higienização. A tecnologia  diminui  consideravelmente a carga de resfriamento do prédio, oferecendo uma série de benefícios como maior conforto térmico no ambiente interno, uso reduzido de ar-condicionado (resultando entre 10 e 30% de economia de energia) e menor custo de manutenção (devido à maior vida útil da superfície e menor uso do sistema de refrigeração).

Ela ajuda, também, a manter altos os padrões de higiene: para a limpeza da superfície aplicada com essa nanotecnologia, em geral, é necessário apenas água. Com isso, é possível diminuir em 85% o uso de produtos químicos, gerando economia financeira. Outra vantagem em relação à sustentabilidade é a compensação de gases de efeito estufa: para cada 10 mil metros quadrados de telhado há uma compensação de cerca de mil toneladas de CO2 por ano.

"Faz parte do nosso DNA técnico a busca constante de tecnologias inovadoras para os serviços que prestamos" explica Luis Paulo Farias, coordenador de Análises Estratégicas da Vivante. "Nosso objetivo sempre é oferecer a melhor solução para os clientes, e o Elastoceramic vai ao encontro dessa visão", observa o executivo.

O revestimento pode ser aplicado sobre diversos tipos de superfície, incluindo metal, cerâmica, concreto e outros.

Cases de aplicação

A Vivante aplicou o sistema em um prédio comercial na zona sul de São Paulo, que possui parte da cobertura de telhas metálicas e parte de laje de concreto. A aplicação do Elastoceramic rendeu uma diminuição de 30% na temperatura das telhas e eliminou os problemas de infiltração.

Em outro caso, de uma empresa de grande porte também na zona sul da capital, a aplicação do Elastoceramic reduziu a temperatura das telhas de 51°C para 35ºC.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP