Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Luciana Tango Rios

Avaliação da usabilidade de espaços em shopping centers

Benefícios do curso - Formada em Arquitetura e Urbanismo, iniciei o curso de Gerenciamento de Facilidades em 2012, com o intuito de aprimorar os conhecimentos em uma área nova que acabara de assumir (operações em shopping centers) e consequentemente o curso proporcionaria uma ascensão na carreira.

O Gerenciamento de Facilidades é uma área de atuação que tem uma amplitude técnica bem vasta, permeando por assuntos de administração, engenharias e gestão de pessoas e crises entre outros. Dessa forma, o MBA/USP - GF foi essencial para preencher os gaps que não foram ensinados na minha graduação e tornar-me um profissional mais completo para o mercado, além de atualizar-me sobre novas tecnologias e métodos que são usados pelo mundo afora. 

Com uma sala de aula formada por um conjunto eclético de profissionais de diversas formações, a troca de experiências e os pontos de vistas colocados enriqueceram ainda mais os assuntos abordados e trabalhos em grupo, o que me proporcionou uma rede de networking para futuras trocas de conhecimento. Essa dinâmica acabou por trazer muitas experiências vividas no mercado e não apenas a teoria, o que me possibilitou aprimorar diversos processos pelas cadeiras que tenho passado.

Tese da monografia - O assunto abordado em minha monografia está relacionado a medir o nível de satisfação do cliente, com o título “Avaliação da usabilidade de espaços em shopping centers”.

Com o grande crescimento do setor de shopping centers nos últimos anos tem-se um mercado cada vez mais competitivo e complexo, dificultando o crescimento do público frequentador, que, por sua vez, acaba por se distribuir nessa crescente gama de opções de novos empreendimentos. 

Portanto, os shopping centers, nos dias atuais, têm de se preocupar cada vez mais em fidelizar esse publico diverso em seus espaços e satisfazê-lo. A usabilidade traz uma proposta de tornar mensuráveis aspectos subjetivos da qualidade dos espaços aos usuários por isso em minha tese de conclusão foi desenvolvida uma metodologia para que os administradores e empreendedores de shopping centers possam medir o nível de satisfação de seus clientes e direcionar de forma mais eficiente os recursos para melhorias no edifício.

Perfil

Formada em Arquitetura com experiência em projetos diversos, de levantamentos métricos  à reconstrução de São Luís do Paraitinga, passando por lojas, shopping centers e hipermercados.

Nos últimos anos tenho atuado no varejo, com destaque para a área operacional de administradora de shopping centers na qual trabalho atualmente, ambiente dinâmico que me proporcionou uma ampla experiência na execução de projetos executivos de shopping centers, de lojas, de hipermercados e na operação e manutenção do edifício pós-construído. Participei de planejamentos estratégicos de shopping centers: financeiro e comercial.

Vivência em gestão de crises e gerenciamento de contratos de mão de obra, controle e otimização de suprimentos, desenvolvimento de novos fornecedores melhorando a qualidade operacional e geração de savings aos condomínios, foram algumas de minhas responsabilidades nesse período. Fui responsável pelo controle de KPIs de qualidade e satisfação do cliente e lojista (NPS e indicadores internos), por meio da gestão da excelência de serviços prestados por equipes diretas e indiretas de mais de 150 pessoas: redução de turnovers, otimização de escalas e treinamentos.

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