Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Luciano Emmanuel Ferreira Luizetto

Conforto térmico em ambientes de escritório

Benefícios do curso - Primeiramente tenho de pontuar o benefício cultural e acadêmico. É o dia a dia profissional do FM colocado na faculdade, sendo estudado, no sentido de conhecimento e gestão, confrontando a prática com grandes teorias. 

Em segundo, preciso comentar o benefício sobre a “experiência do usuário”. O alto nível de abordagem no MBA/USP - GF, inclusive com relação à integração edifício-usuário, bem como gestão dos processos prediais, levou-me a atuar melhor com foco na experiência do usuário. Não podemos esquecer que o escritório é o nosso segundo lar e a experiência que passamos no prédio, ou ainda a vivência nele, deve ser a melhor. Em suma, o usuário quer algo maior e menos tangível: uma boa experiência. Isso o FM deve proporcionar. Se em uma ponta temos o usuário, na outra temos as instalações prediais. Tudo deve estar funcionando, tudo deve ser provido para nos sentirmos bem dentro de uma edificação. Isto agrega valor ao empreendimento e à nossa gestão. O FM tem também a tarefa de encontrar o equilíbrio entre a maximização do valor para os usuários e a minimização dos custos para o empreendimento, um grande desafio diário.

Tese da monografia - Minha monografia foi sobre “Conforto térmico em ambientes de escritório”, e esclarece os pontos de conforto humano, relação da temperatura do ambiente com o desempenho no trabalho e produtividade, bem como aspectos relacionados à QAI – Qualidade do Ar Interior. 

Gerentes de Facilidades têm interesse na qualidade de ar em ambientes, pelo uso racional do sistema, conforto e, consequentemente, melhor consumo de energia. Por outro lado, as empresas desejam conforto aos funcionários e redução de absenteísmo e afastamentos por problemas de saúde. 

O conteúdo da monografia trabalha exatamente com esses pontos ligados aos padrões adequados de saúde, em ambientes de escritórios, onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo. O estudo de caso está vinculado a uma pesquisa, com avaliação das condições de um escritório em São Paulo, com base nos parâmetros normatizados de conforto térmico.

Perfil

Sou Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-graduado em Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado pela FEI e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP. Responsável pela manutenção e operação predial de um complexo comercial de mais de 400 mil m² de área construída e 185 mil m² de área verde. Atualmente sou Gerente do Departamento de Manutenção, Op. de Utilidades e Obras do Cenesp – Centro Empresarial de São Paulo. Possuo 18 anos de experiência na área de projetos, obras, manutenção predial, gestão de contratos e Mercado Livre de Energia. Gerencio um budget de mais de R$ 10 milhões/ano do departamento, com constante atuação sobre o mercado, chegando a gerar economia da ordem de mais de R$ 2 milhões/ano (em 2016) com a revisão da operação predial e a revisão de contratos.

Comentário(s):

Luciano Luizetto - [email protected]
Agradeço a importância destacada pela Revista Infra ao mundo de FM! Parabéns pela edição!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP