Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Leandro Jubilato

Sistemática de alinhamento das operações de facilidades com as estratégias organizacionais

Benefícios do curso - Acredito que 3 foram os aspectos mais relevantes do curso: Primeiro: ampliar meu olhar sobre as coisas, pois o curso de MBA nos ensina a pensar de forma sistêmica sem perder a visão analítica. Isso torna o agente de Facilities hábil para a solução de problemas e, sempre que possível, hábil para antevê-los e atuar pro ativamente. No meu caso, específico, o aprimoramento das habilidades e competências a partir do MBA/USP - GF foi, e continua sendo, fundamental para atuar como gestor de operações de estacionamentos em condomínios, hotéis e outros empreendimentos imobiliários. Segundo: compreender que os edifícios são únicos, mas os anseios e as expectativas dos seus ocupantes são os mais variados possíveis, e o curso contribuiu para saber reconhecer esses pormenores e harmonizar os interesses de todos que fazem parte da “comunidade” que usa o empreendimento. Terceiro: valorizar a operação dos edifícios, pois será ela quem garantirá a perpetuidade de ocupação do empreendimento e o retorno do investimento.

Tese da monografia - A monografia apresentada teve como objetivo estabelecer uma “Sistemática de alinhamento das operações de facilidades com as estratégias organizacionais”, tomando uma montadora de veículos como estudo de caso. Entendo que a sua principal contribuição foi envolver o Agente de Facilidades nas discussões estratégicas da empresa de modo que este compreenda a sua importância no todo e, a partir daí, desenvolver as suas competências essenciais. A ideia foi criar uma rotina que precisa ser revisada periodicamente: primeiro, são apresentados os níveis estratégicos e como cada departamento da organização contribui para a realização dos objetivos corporativos; depois, é detalhada a estratégia e destacado os pontos de interface com as operações de facilidades  momento em que são definidos quais os atributos de desempenho devem ser atendidos pelo Gerenciamento de Facilidades. Por fim, realiza-se o diagnóstico das operações de facilidades, atribuindo valores conforme o nível de atendimento a cada requisito, e definem-se as ações a serem tomadas, isto é, se a empresa deve continuar investindo numa determinada operação, ou se ela deve redirecionar seus recursos, abrindo mão daquela operação sob sua estrutura.

Perfil

Sou Técnico em Edificações (ETFSP/1992), Arquiteto Urbanista (FAU-USP/1998) e MBA em Gerenciamento de Facilidades (PECE-EP-USP/2007), com mais de 25 anos de experiência nas áreas de arquitetura e construção civil. Como arquiteto atuei por nove anos nos departamentos de manutenção civil, obras e infraestrutura e plano diretor/planejamento estratégico da Mercedes-Benz do Brasil. Como consultor em real estate fui um dos responsáveis pela estruturação do departamento de estudos de mercado e vocação, formatação de produtos imobiliários e análises da qualidade de investimento da Ikann-Ivista (2007-2009); coordenador da equipe que desenvolveu o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha/ES. Em 2009, fundei a IXR Property Advisory, onde fui coautor de diversas consultorias em projetos de desenvolvimento urbano-imobiliário. Em 2015, associei-me a dois grandes empresários do setor de estacionamentos e fundamos a Estarte Parking Facilities, que hoje conta com 23 operações.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP