3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Eduardo Pens Alves

Valor agregado em organizações de gerenciamento de facilidades

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF ajudou-me a construir uma visão mais ampla da minha área de atuação, passando a enxergá-la como um negócio. Com o curso desenvolvi a capacidade de pensar estrategicamente e aproveitar o conhecimento adquirido nas experiências de trabalho para aprimorar meu desempenho no planejamento e tomada de decisão. Considero-me hoje um profissional mais aberto a mudanças e com maior facilidade de adaptação a novos projetos, pois a formação mais completa e direcionada para minha área proporcionou maior segurança nas decisões e menor receio de errar, porque estou seguro que minhas escolhas estão embasadas em conhecimento acadêmico sólido e de qualidade. A troca de experiências com profissionais qualificados e que atuam em segmentos distintos do meu contribuiu para a experiência positiva do curso. A composição de um grupo diversificado e comprometido foi fundamental para o sucesso do MBA e mantemos contato até hoje, 4 anos depois de iniciarmos o curso. São conselheiros, consultores e grandes parceiros de negócio que levarei para o restante da minha carreira.

Tese da monografia - O título da monografia foi “Valor agregado em organizações de gerenciamento de facilidades”, um tema ainda pouco explorado no Brasil. A contribuição e o sucesso do Gerenciamento de Facilidades, na maior parte das organizações, têm sido julgados pelo comparativo com resultados de anos anteriores ou mesmo por comparação com outras propriedades com as quais seja possível identificar algum traço de similaridade (tamanho, função, idade). Essas medidas e indicadores são adequados caso o único propósito seja controlar despesas e a propriedade seja vista apenas como um custo necessário à existência do negócio. A falta de demonstrações claras e estruturadas da contribuição e do valor do GF contribui para o estigma de área de suporte, que deve ser gerida ao menor custo possível. O trabalho demonstrou de que maneira o valor agregado entregue de forma estruturada e consistente, alinhado à estratégia da organização, contribui para a visibilidade do Gerenciamento de Facilidades. Além disso, comunicou aos profissionais do mercado a relevância da demonstração da entrega de valor agregado e seus impactos de maneira apropriada aos níveis organizacionais relevantes, valorizando a disciplina e contribuindo para seu desenvolvimento.

Perfil

Juntei-me à Cushman & Wakefield em 2012 para minha primeira oportunidade como Gerente de Facilities após nove anos de experiência no mercado hoteleiro. Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, atuei no segmento de hotelaria de luxo ocupando diferentes posições na rede Sofitel, pertencente ao grupo Accor, com atenção constante à experiência do usuário e à qualidade da prestação. Essa experiência, aliada ao conhecimento de idiomas estrangeiros (inglês, espanhol e francês) e ao conteúdo acadêmico específico do MBA USP de Gerenciamento de Facilidades impulsionaram meu desenvolvimento na nova carreira. Na C&W atuei em diferentes operações e atualmente sou responsável por levar conhecimento e perspectiva locais a clientes globais estratégicos da companhia. Meu compromisso é assegurar que os serviços de facilities sejam entregues de forma estruturada e consistente, alinhados à  organização, contribuindo para o seu desempenho. Atualmente ocupo a posição de Gerente de Portfólio de Operações - GOS/Global Occupier Services na Cushman.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP