Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Eduardo Pens Alves

Valor agregado em organizações de gerenciamento de facilidades

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF ajudou-me a construir uma visão mais ampla da minha área de atuação, passando a enxergá-la como um negócio. Com o curso desenvolvi a capacidade de pensar estrategicamente e aproveitar o conhecimento adquirido nas experiências de trabalho para aprimorar meu desempenho no planejamento e tomada de decisão. Considero-me hoje um profissional mais aberto a mudanças e com maior facilidade de adaptação a novos projetos, pois a formação mais completa e direcionada para minha área proporcionou maior segurança nas decisões e menor receio de errar, porque estou seguro que minhas escolhas estão embasadas em conhecimento acadêmico sólido e de qualidade. A troca de experiências com profissionais qualificados e que atuam em segmentos distintos do meu contribuiu para a experiência positiva do curso. A composição de um grupo diversificado e comprometido foi fundamental para o sucesso do MBA e mantemos contato até hoje, 4 anos depois de iniciarmos o curso. São conselheiros, consultores e grandes parceiros de negócio que levarei para o restante da minha carreira.

Tese da monografia - O título da monografia foi “Valor agregado em organizações de gerenciamento de facilidades”, um tema ainda pouco explorado no Brasil. A contribuição e o sucesso do Gerenciamento de Facilidades, na maior parte das organizações, têm sido julgados pelo comparativo com resultados de anos anteriores ou mesmo por comparação com outras propriedades com as quais seja possível identificar algum traço de similaridade (tamanho, função, idade). Essas medidas e indicadores são adequados caso o único propósito seja controlar despesas e a propriedade seja vista apenas como um custo necessário à existência do negócio. A falta de demonstrações claras e estruturadas da contribuição e do valor do GF contribui para o estigma de área de suporte, que deve ser gerida ao menor custo possível. O trabalho demonstrou de que maneira o valor agregado entregue de forma estruturada e consistente, alinhado à estratégia da organização, contribui para a visibilidade do Gerenciamento de Facilidades. Além disso, comunicou aos profissionais do mercado a relevância da demonstração da entrega de valor agregado e seus impactos de maneira apropriada aos níveis organizacionais relevantes, valorizando a disciplina e contribuindo para seu desenvolvimento.

Perfil

Juntei-me à Cushman & Wakefield em 2012 para minha primeira oportunidade como Gerente de Facilities após nove anos de experiência no mercado hoteleiro. Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, atuei no segmento de hotelaria de luxo ocupando diferentes posições na rede Sofitel, pertencente ao grupo Accor, com atenção constante à experiência do usuário e à qualidade da prestação. Essa experiência, aliada ao conhecimento de idiomas estrangeiros (inglês, espanhol e francês) e ao conteúdo acadêmico específico do MBA USP de Gerenciamento de Facilidades impulsionaram meu desenvolvimento na nova carreira. Na C&W atuei em diferentes operações e atualmente sou responsável por levar conhecimento e perspectiva locais a clientes globais estratégicos da companhia. Meu compromisso é assegurar que os serviços de facilities sejam entregues de forma estruturada e consistente, alinhados à  organização, contribuindo para o seu desempenho. Atualmente ocupo a posição de Gerente de Portfólio de Operações - GOS/Global Occupier Services na Cushman.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP